Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Mateus Pessoa do
Outros Autores: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42339
record_format dspace
spelling ri-123456789-423392021-10-05T14:50:20Z Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN Nascimento, Mateus Pessoa do Sampaio, Marisa Narcizo Sampaio, Marisa Narcizo Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Maior Júnior, Paulo Roberto Souto Currículo Formação docente Relações de gênero Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a importância da discussão das relações de gênero nesta formação, com base em minha experiência enquanto aluno LGBTQIA+ do curso. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos documentos curriculares do curso de Pedagogia Presencial Natal da UFRN, com foco nos títulos e ementas dos componentes curriculares que fazem parte da estrutura dos PPC 01/2009 e 02/2017. Conclui-se que o estudo das relações de gênero se faz importante durante a formação docente, por tratar de algo característico ao ser humano desta forma, com tal aporte, as discussões das relações de gênero não irão refletir apenas na práxis, como na vida de cada professora/or. 2020-01-03T15:34:34Z 2021-10-05T14:50:20Z 2020-01-03T15:34:34Z 2021-10-05T14:50:20Z 2019-06-10 bachelorThesis 2011002043 NASCIMENTO, Mateus Pessoa do. Gênero e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero e os currículos 01/2009 e 02/2017 do curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN. 2019. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Currículo
Formação docente
Relações de gênero
spellingShingle Currículo
Formação docente
Relações de gênero
Nascimento, Mateus Pessoa do
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
description Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a importância da discussão das relações de gênero nesta formação, com base em minha experiência enquanto aluno LGBTQIA+ do curso. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos documentos curriculares do curso de Pedagogia Presencial Natal da UFRN, com foco nos títulos e ementas dos componentes curriculares que fazem parte da estrutura dos PPC 01/2009 e 02/2017. Conclui-se que o estudo das relações de gênero se faz importante durante a formação docente, por tratar de algo característico ao ser humano desta forma, com tal aporte, as discussões das relações de gênero não irão refletir apenas na práxis, como na vida de cada professora/or.
author2 Sampaio, Marisa Narcizo
author_facet Sampaio, Marisa Narcizo
Nascimento, Mateus Pessoa do
format bachelorThesis
author Nascimento, Mateus Pessoa do
author_sort Nascimento, Mateus Pessoa do
title Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
title_short Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
title_full Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
title_fullStr Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
title_full_unstemmed Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
title_sort currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do curso de pedagogia presencial natal da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339
work_keys_str_mv AT nascimentomateuspessoado curriculoeformacaodeprofessorasesumolharacercadasrelacoesdegeneronoscurriculos012009e022017docursodepedagogiapresencialnataldaufrn
_version_ 1773963343717990400