Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN
Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42339 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423392021-10-05T14:50:20Z Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN Nascimento, Mateus Pessoa do Sampaio, Marisa Narcizo Sampaio, Marisa Narcizo Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Maior Júnior, Paulo Roberto Souto Currículo Formação docente Relações de gênero Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a importância da discussão das relações de gênero nesta formação, com base em minha experiência enquanto aluno LGBTQIA+ do curso. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos documentos curriculares do curso de Pedagogia Presencial Natal da UFRN, com foco nos títulos e ementas dos componentes curriculares que fazem parte da estrutura dos PPC 01/2009 e 02/2017. Conclui-se que o estudo das relações de gênero se faz importante durante a formação docente, por tratar de algo característico ao ser humano desta forma, com tal aporte, as discussões das relações de gênero não irão refletir apenas na práxis, como na vida de cada professora/or. 2020-01-03T15:34:34Z 2021-10-05T14:50:20Z 2020-01-03T15:34:34Z 2021-10-05T14:50:20Z 2019-06-10 bachelorThesis 2011002043 NASCIMENTO, Mateus Pessoa do. Gênero e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero e os currículos 01/2009 e 02/2017 do curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN. 2019. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Currículo Formação docente Relações de gênero |
spellingShingle |
Currículo Formação docente Relações de gênero Nascimento, Mateus Pessoa do Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
description |
Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o currículo, as relações de gênero e a formação docente. Tem como objetivo discutir como a temática de gênero e sexualidade está presente, ou não, ao longo da formação do alunado do curso de Pedagogia Presencial Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a importância da discussão das relações de gênero nesta formação, com base em minha experiência enquanto aluno LGBTQIA+ do curso. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos documentos curriculares do curso de Pedagogia Presencial Natal da UFRN, com foco nos títulos e ementas dos componentes curriculares que fazem parte da estrutura dos PPC 01/2009 e 02/2017. Conclui-se que o estudo das relações de gênero se faz importante durante a formação docente, por tratar de algo característico ao ser humano desta forma, com tal aporte, as discussões das relações de gênero não irão refletir apenas na práxis, como na vida de cada professora/or. |
author2 |
Sampaio, Marisa Narcizo |
author_facet |
Sampaio, Marisa Narcizo Nascimento, Mateus Pessoa do |
format |
bachelorThesis |
author |
Nascimento, Mateus Pessoa do |
author_sort |
Nascimento, Mateus Pessoa do |
title |
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
title_short |
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
title_full |
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
title_fullStr |
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
title_full_unstemmed |
Currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do Curso de Pedagogia presencial Natal da UFRN |
title_sort |
currículo e formação de professoras/es: um olhar acerca das relações de gênero nos currículos 01/2009 e 02/2017 do curso de pedagogia presencial natal da ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42339 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentomateuspessoado curriculoeformacaodeprofessorasesumolharacercadasrelacoesdegeneronoscurriculos012009e022017docursodepedagogiapresencialnataldaufrn |
_version_ |
1773963343717990400 |