Escola como espaço de vivências e descobertas: experiência no CMEI Maria Eunice Davim/Natal - RN

Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O referido estágio foi realizado no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davi...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida
Outros Autores: Queiros, Emanuela Carla Medeiros de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42248
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Descrição
Resumo:Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O referido estágio foi realizado no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davim, localizado no conjunto Pirangi, bairro Neópolis na cidade de Natal, entre os meses de agosto a outubro de 2016. A proposta de intervenção/regência foi desenvolvida com base no projeto de pesquisa intitulado A vida das corujas, que teve como linha condutora a construção coletiva do aprendizado, pautada na formação de sujeitos reflexivos e ativos. A experiência do estágio aconteceu na turma “A” do nível III, com crianças de 4 a 5 anos de idade acompanhadas por uma professora com formação inicial em Pedagogia. A metodologia para o estudo qualitativo e de caráter descritivo e teve como objetivo analisar a rotina na Educação Infantil e as práticas desenvolvidas pela equipe pedagogia. Na regência, foram desenvolvidas atividades relacionadas à Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, à música, à expressão corporal e pedagogia da terra, com foco na formação humana e integral das crianças. Para o respaldo teórico e metodológico esteve à frente documentos oficiais e autores como Sen (2000), Rousseau (2004), Boff (1996), RCNEI (BRASIL, 1998), Freire (1996), entre outros teóricos. Como resultados dessa experiência significativa, foi possível compreender a prática pedagógica na Educação Infantil como espaço de vivência, interação e descoberta, necessários para uma formação cidadã e autonomia para toda vida.