Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42155 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-421552021-10-05T14:31:14Z Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família Ferreira, Hely Sara Silva, Francielly Coelho da Silva, Francielly Coelho da Whately, Gustavo Vilela Pereira Neto, Miguel Infância Alfabetização Letramento Childhood Family Literacy Writing Educação The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (1981); the relationship between childhood and school, Rousseau (2010); how parents see the education of children, the factors that influence this process and other issues, Nogueira (2011) Picanço (2009) and others; the ideal education for this century, Morin (2000); literacy and writing, Soares (2004, 2012) and the importance of interaction with others, Ivic (2010) based on Vygotsky. This work is considered relevant to students in pedagogy, teachers from different areas and theme scholars. O objetivo principal deste trabalho é pensar a importância da família no processo de ensino e de aprendizagem da criança e como a escola pode contribuir para a aproximação entre família e escola. A fim de atingir esse objetivo, abordam-se temas como a história da infância, Ariès (1981); a relação entre infância e escola, Rousseau (2010); o modo como os pais enxergam a escolarização dos filhos, os fatores que influenciam nesse processo e outras questões, Nogueira (2011), Picanço (2009) e outros; a educação ideal para este século, Morin (2000); a alfabetização e o letramento, Soares (2004, 2012) e a importância da interação com o outro, Ivic (2010) com base em Vygotsky. Considera-se a relevância deste trabalho para graduandos em Pedagogia, professores das diversas áreas e estudiosos do tema. 2017-07-19T13:57:07Z 2021-10-05T14:31:14Z 2017-07-19T13:57:07Z 2021-10-05T14:31:14Z 2016 bachelorThesis 2012030982 FERREIRA, Hely Sara. Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família. 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Infância Alfabetização Letramento Childhood Family Literacy Writing Educação |
spellingShingle |
Infância Alfabetização Letramento Childhood Family Literacy Writing Educação Ferreira, Hely Sara Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
description |
The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (1981); the relationship between childhood and school, Rousseau (2010); how parents see the education of children, the factors that influence this process and other issues, Nogueira (2011) Picanço (2009) and others; the ideal education for this century, Morin (2000); literacy and writing, Soares (2004, 2012) and the importance of interaction with others, Ivic (2010) based on Vygotsky. This work is considered relevant to students in pedagogy, teachers from different areas and theme scholars. |
author2 |
Silva, Francielly Coelho da |
author_facet |
Silva, Francielly Coelho da Ferreira, Hely Sara |
format |
bachelorThesis |
author |
Ferreira, Hely Sara |
author_sort |
Ferreira, Hely Sara |
title |
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
title_short |
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
title_full |
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
title_sort |
alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155 |
work_keys_str_mv |
AT ferreirahelysara alfabetizacaoeletramentopercalcosecaminhosporumaescolarizacaoqueintegreafamilia |
_version_ |
1773957989784354816 |