Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família

The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferreira, Hely Sara
Outros Autores: Silva, Francielly Coelho da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42155
record_format dspace
spelling ri-123456789-421552021-10-05T14:31:14Z Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família Ferreira, Hely Sara Silva, Francielly Coelho da Silva, Francielly Coelho da Whately, Gustavo Vilela Pereira Neto, Miguel Infância Alfabetização Letramento Childhood Family Literacy Writing Educação The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (1981); the relationship between childhood and school, Rousseau (2010); how parents see the education of children, the factors that influence this process and other issues, Nogueira (2011) Picanço (2009) and others; the ideal education for this century, Morin (2000); literacy and writing, Soares (2004, 2012) and the importance of interaction with others, Ivic (2010) based on Vygotsky. This work is considered relevant to students in pedagogy, teachers from different areas and theme scholars. O objetivo principal deste trabalho é pensar a importância da família no processo de ensino e de aprendizagem da criança e como a escola pode contribuir para a aproximação entre família e escola. A fim de atingir esse objetivo, abordam-se temas como a história da infância, Ariès (1981); a relação entre infância e escola, Rousseau (2010); o modo como os pais enxergam a escolarização dos filhos, os fatores que influenciam nesse processo e outras questões, Nogueira (2011), Picanço (2009) e outros; a educação ideal para este século, Morin (2000); a alfabetização e o letramento, Soares (2004, 2012) e a importância da interação com o outro, Ivic (2010) com base em Vygotsky. Considera-se a relevância deste trabalho para graduandos em Pedagogia, professores das diversas áreas e estudiosos do tema. 2017-07-19T13:57:07Z 2021-10-05T14:31:14Z 2017-07-19T13:57:07Z 2021-10-05T14:31:14Z 2016 bachelorThesis 2012030982 FERREIRA, Hely Sara. Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família. 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Infância
Alfabetização
Letramento
Childhood
Family
Literacy
Writing
Educação
spellingShingle Infância
Alfabetização
Letramento
Childhood
Family
Literacy
Writing
Educação
Ferreira, Hely Sara
Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
description The main objective of this work is to assess the importance of family in the teaching and learning process for children and how the school can contribute to strengthen ties between family and school. In order to achieve this goal, there are topics approached such as the history of childhood, Ariès (1981); the relationship between childhood and school, Rousseau (2010); how parents see the education of children, the factors that influence this process and other issues, Nogueira (2011) Picanço (2009) and others; the ideal education for this century, Morin (2000); literacy and writing, Soares (2004, 2012) and the importance of interaction with others, Ivic (2010) based on Vygotsky. This work is considered relevant to students in pedagogy, teachers from different areas and theme scholars.
author2 Silva, Francielly Coelho da
author_facet Silva, Francielly Coelho da
Ferreira, Hely Sara
format bachelorThesis
author Ferreira, Hely Sara
author_sort Ferreira, Hely Sara
title Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
title_short Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
title_full Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
title_fullStr Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
title_sort alfabetização e letramento, percalços e caminhos: por uma escolarização que integre a família
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42155
work_keys_str_mv AT ferreirahelysara alfabetizacaoeletramentopercalcosecaminhosporumaescolarizacaoqueintegreafamilia
_version_ 1773957989784354816