As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil
O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa bus...
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Formato: | bachelorThesis |
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42106 |
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ri-123456789-421062021-10-05T14:27:58Z As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil Silva, Damiana Batista Sales da Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Reis, Mônica Karina Santos Souza, Louize Gabriela Silva de Diferenças Currículo Multiculturalista Propostas pedagógicas na Educação Infantil O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros. 2018-08-20T19:20:12Z 2021-10-05T14:27:58Z 2018-08-20T19:20:12Z 2021-10-05T14:27:58Z 2018 bachelorThesis 2014007375 SILVA, Damiana Batista Sales da. As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2018. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos/RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42106 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros. |
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Ramalho, Ivone Priscilla de Castro |
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