As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil
O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa bus...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42106 |
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Resumo: | O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros. |
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