Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas

The objective of this work is to promote a didactic sequence through the use of fables as a strategy for the development of values in early childhood education. Returning to the re-signification of values in the teaching-learning process, the work occurs in the 1st grade class of Elementary School I...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Natália Raline dos Santos Farias
Outros Autores: Melo, Rutilene Santos de Sousa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42096
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42096
record_format dspace
spelling ri-123456789-420962021-10-05T14:27:27Z Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas Pereira, Natália Raline dos Santos Farias Melo, Rutilene Santos de Sousa Melo, Rutilene Santos de Sousa Fábulas Sequência didática Valores Educação The objective of this work is to promote a didactic sequence through the use of fables as a strategy for the development of values in early childhood education. Returning to the re-signification of values in the teaching-learning process, the work occurs in the 1st grade class of Elementary School I, whose research comes from the work done at the Escola Municipal Professor Vera Lucia Soares Barros, located in the city of Natal, more precisely in the neighborhood of Pajuçara. The school has two directors (pedagogical and administrative), 35 teachers, serves 600 students divided between the morning and afternoon shifts, besides directing some projects of reading, writing and literacy. Considering that the child is a historical subject and is inserted in a society, from an early age it is important to live with values that make it reflexive and make it a social transforming agent. Dealing with values is relevant in view of the quality of life of the child, in the family, in the school and in society. O objetivo deste projeto é promover uma sequência didática por meio do uso de fábulas enquanto uma estratégia para o desenvolvimento de valores na educação infantil. Voltando-se para a ressignificação de valores no processo de ensino aprendizagem, o trabalho ocorre na turma do 1º ano do Ensino Fundamental I, cuja pesquisa é oriunda da atuação junto à Escola Municipal Professora Vera Lucia Soares Barros, localizada na cidade de Natal, mais precisamente na Avenida Mar Mediterrâneo, 1236, conjunto Parque das dunas, no bairro de Pajuçara. Sendo mantida pela do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a escola tem dois diretores (pedagógico e administrativo), 35 professores, atende 600 alunos divididos entre os turnos matutino e vespertino, além de encaminhar alguns projetos de leitura, escrita e alfabetização. Considerando que a criança é um sujeito histórico e está inserida numa sociedade, desde a mais tenra idade é importante conviver com valores que a tornam reflexiva e a tornam um agente transformador social. Debruçar-se sobre valores é relevante tendo em vista a qualidade de vida da criança, na família, na escola e na sociedade. 2018-01-30T17:56:06Z 2021-10-05T14:27:26Z 2018-01-30T17:56:06Z 2021-10-05T14:27:26Z 2017 bachelorThesis 2014008855 PEREIRA, Natália Raline dos Santos Farias. Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42096 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia (Distancia)
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Fábulas
Sequência didática
Valores
Educação
spellingShingle Fábulas
Sequência didática
Valores
Educação
Pereira, Natália Raline dos Santos Farias
Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
description The objective of this work is to promote a didactic sequence through the use of fables as a strategy for the development of values in early childhood education. Returning to the re-signification of values in the teaching-learning process, the work occurs in the 1st grade class of Elementary School I, whose research comes from the work done at the Escola Municipal Professor Vera Lucia Soares Barros, located in the city of Natal, more precisely in the neighborhood of Pajuçara. The school has two directors (pedagogical and administrative), 35 teachers, serves 600 students divided between the morning and afternoon shifts, besides directing some projects of reading, writing and literacy. Considering that the child is a historical subject and is inserted in a society, from an early age it is important to live with values that make it reflexive and make it a social transforming agent. Dealing with values is relevant in view of the quality of life of the child, in the family, in the school and in society.
author2 Melo, Rutilene Santos de Sousa
author_facet Melo, Rutilene Santos de Sousa
Pereira, Natália Raline dos Santos Farias
format bachelorThesis
author Pereira, Natália Raline dos Santos Farias
author_sort Pereira, Natália Raline dos Santos Farias
title Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
title_short Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
title_full Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
title_fullStr Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
title_full_unstemmed Ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
title_sort ressignificando valores no processo de ensino e aprendizagem no fantástico mundo das fábulas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42096
work_keys_str_mv AT pereiranataliaralinedossantosfarias ressignificandovaloresnoprocessodeensinoeaprendizagemnofantasticomundodasfabulas
_version_ 1773957989559959552