Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN
The Supervised Academic Training is an object of study and reflection and contributing in the education teachers for providing a close relation between the theory and practice, in addition, enables the students to adopt a teacher's posture to the teaching questions. That way, this academic pape...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37793 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37793 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Curricular Supervisionado Formação Docente Educação a Distância |
spellingShingle |
Estágio Curricular Supervisionado Formação Docente Educação a Distância Lima, Mara Regiane Medeiros de Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
description |
The Supervised Academic Training is an object of study and reflection and contributing in the education teachers for providing a close relation between the theory and practice, in addition, enables the students to adopt a teacher's posture to the teaching questions. That way, this academic paper has the purpose to discuss the role of the Supervised Training for the teacher training in the Pedagogy's distance learning course of the Polo UAB Caicó-RN, aiming to contribute the debate about the academic training as formative element. To accomplish this search, qualitative, quantitative and bibliographic research was used as methodology, with the theoretical contribution of authors as Pimenta e Lima (2004), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), among others, seeking to know the set of questions studied. The research started out from the documentary analysis made in the reports of supervised training produced by the academic students of Pedagogy's distance learning course, aiming to understand how the Supervised Academic Training II is thought by students, the teacher impressions (feelings and perceptions) built during it, and too, the greatest difficulties faced and the possibilities found in the completion of the supervised academic training in schools. It is intended discuss the role of the supervised training in the teacher training of basic education and their contribution. It was concluded that the Supervised Academic Training, as object of study, contributes to the construction of new knowledge of the future academic, as a pedagogue. |
author2 |
Cavalcante, Christianne Medeiros |
author_facet |
Cavalcante, Christianne Medeiros Lima, Mara Regiane Medeiros de |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Mara Regiane Medeiros de |
author_sort |
Lima, Mara Regiane Medeiros de |
title |
Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
title_short |
Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
title_full |
Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
title_fullStr |
Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
title_full_unstemmed |
Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN |
title_sort |
estágio curricular supervisionado: contribuições para a formação docente no curso de pedagogia a distância da ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37793 |
work_keys_str_mv |
AT limamararegianemedeirosde estagiocurricularsupervisionadocontribuicoesparaaformacaodocentenocursodepedagogiaadistanciadaufrn |
_version_ |
1773962391573233664 |
spelling |
ri-123456789-377932021-09-22T14:13:51Z Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições para a Formação Docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN Lima, Mara Regiane Medeiros de Cavalcante, Christianne Medeiros Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos Lima, Célia Fonsêca de Estágio Curricular Supervisionado Formação Docente Educação a Distância The Supervised Academic Training is an object of study and reflection and contributing in the education teachers for providing a close relation between the theory and practice, in addition, enables the students to adopt a teacher's posture to the teaching questions. That way, this academic paper has the purpose to discuss the role of the Supervised Training for the teacher training in the Pedagogy's distance learning course of the Polo UAB Caicó-RN, aiming to contribute the debate about the academic training as formative element. To accomplish this search, qualitative, quantitative and bibliographic research was used as methodology, with the theoretical contribution of authors as Pimenta e Lima (2004), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), among others, seeking to know the set of questions studied. The research started out from the documentary analysis made in the reports of supervised training produced by the academic students of Pedagogy's distance learning course, aiming to understand how the Supervised Academic Training II is thought by students, the teacher impressions (feelings and perceptions) built during it, and too, the greatest difficulties faced and the possibilities found in the completion of the supervised academic training in schools. It is intended discuss the role of the supervised training in the teacher training of basic education and their contribution. It was concluded that the Supervised Academic Training, as object of study, contributes to the construction of new knowledge of the future academic, as a pedagogue. O Estágio Curricular Supervisionado é objeto de estudo e reflexão por contribuir na formação docente, uma vez que proporciona uma estreita relação entre teoria e prática, além disso, possibilita ao graduando adotar uma postura de professor frente às questões do exercício da docência. Dessa forma, este trabalho monográfico tem como objetivo discutir o papel do Estágio Supervisionado para a formação docente no curso de Pedagogia à Distância do Polo UAB Caicó-RN, visando contribuir para o debate sobre o estágio como elemento formativo. Para a realização dessa investigação, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, quantitativa e bibliográfica, com aporte teórico de autores como Pimenta e Lima (2004), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), entre outros, buscando conhecer a problemática estudada. A investigação partiu da análise documental dos relatórios de estágio produzidos pelos acadêmicos do curso de Pedagogia à distância, visando compreender como o Estágio Curricular Supervisionado é concebido pelos alunos, quais as impressões docentes (sentimentos e percepções) construídos no decorrer do estágio, assim como, as maiores dificuldades enfrentadas e as possibilidades encontradas na realização do estágio nas escolas. Procurou-se assim, discutir o papel do Estágio Curricular Supervisionado II no processo formativo do professor da educação básica, debatendo acerca das suas contribuições para a formação docente. Ao concluir a pesquisa, entende-se que o Estágio Curricular Supervisionado, enquanto objeto de estudo, contribui de maneira significativa para a construção de novos saberes do futuro profissional da educação, enquanto pedagogo, além de promover um grande desenvolvimento na formação docente do acadêmico. 2017-06-29T12:52:24Z 2021-09-22T14:13:51Z 2017-06-29T12:52:24Z 2021-09-22T14:13:51Z 2017-06-14 bachelorThesis 2013051136 LIMA, Mara Regiane Medeiros de. Estágio Curricular Supervisionado: contribuições para a formação docente no curso de Pedagogia a distância da UFRN / - CAICÓ: UFRN, 2017. 82f.: il. Monografia (Graduação em Pedagogia), Departamento de Educação, Centro de Ensino Superior do Seridó - Campus Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37793 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |