Conto e reconto na educação infantil: a oralidade em evidência

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar o papel da literatura infantil como fonte estimuladora das locuções pela interação entre as crianças e o docente que como mediador deve explorar e valorizar a participação da criança nos momentos de se expressar, observando-as como sujeit...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Eliete Araújo de
Outros Autores: Sousa, Gisonaldo Arcanjo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37729
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spelling ri-123456789-377292021-09-22T14:12:09Z Conto e reconto na educação infantil: a oralidade em evidência Barros, Eliete Araújo de Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Oliveira, Maria José de Brito, Nazineide Mediação Linguagem Educação Infantil O presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar o papel da literatura infantil como fonte estimuladora das locuções pela interação entre as crianças e o docente que como mediador deve explorar e valorizar a participação da criança nos momentos de se expressar, observando-as como sujeitos do processo educativo na turma do V Nível da Educação infantil da Escola Municipal Ivanor Pereira Caicó/RN, visando também identificar as ações pedagógicas das professoras com as crianças em relação à linguagem oral por meio do conto e reconto de histórias, com o intuito de compreender as contribuições destes profissionais no processo de ensino- aprendizagem. Para que esse trabalho fosse realizado, utilizamos a pesquisa qualitativa, e além das leituras bibliográficas também fomos a campo para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários às professoras e a família. Na fundamentação teórica, metodológica, mantemos um diálogo com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre eles, Marcuschi (2008), Freire (1991), Elias (2011), Amarilha (2001), Vygotsky (2008), RCNEI (1997), dentre outros. Dessa maneira, com bases nos estudos, nas questões levantadas, constata- se que a contação de histórias vai muito além de ouvir histórias, é viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando na criança a curiosidade e o desejo de novas descobertas e aprendizagem. Portanto, a intenção desse trabalho é trazer contribuição relevante frente à postura crítica na formação de leitores onde o desenvolvimento participativo dar-se a partir do amadurecimento do conhecimento acerca da educação. 2015-07-01T12:07:04Z 2021-09-22T14:12:09Z 2015-07-01T12:07:04Z 2021-09-22T14:12:09Z 2015-06-24 bachelorThesis 2011002830 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37729 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia
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