A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática

The present work has as main objective to analyze the influence that the Supervised Internship has in the initial teacher training, with students of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, Center of Higher Education of the Seridó - CERES, campus Caicó – RN, based on qualitative researc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Jaíne Carla Alves da
Outros Autores: Lima Neto, José Melinho de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36701
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36701
record_format dspace
spelling ri-123456789-367012021-09-20T19:12:25Z A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática Rocha, Jaíne Carla Alves da Lima Neto, José Melinho de Santos, Maria Jucimeire dos Araújo, Diego Medeiros Estágio Supervisionado Matemática Professores Formação inicial The present work has as main objective to analyze the influence that the Supervised Internship has in the initial teacher training, with students of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, Center of Higher Education of the Seridó - CERES, campus Caicó – RN, based on qualitative research. Authors like Coelho (2007), Pimenta and Lima (2008), among others, were taken as basis for the theoretical reference. The project provides a brief history of how the need arose to carry out the Supervised Internship and how it was implemented in the undergraduate courses, as well as data obtained through an empirical study and reflections developed during the Internship subjects, as a student of the Degree in Mathematics. The research had as stages the elaboration and application of a questionnaire with graduates who concluded all the stages of the Supervised Internship, in order to identify its influence for the future teachers. The analysis of the results showed that the academics believe that the Internship is an important and decisive moment in the training, being a relevant factor for the trainee's choice to be an educator and what sense will be given to the possible profession. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a influência que o Estágio Supervisionado tem na formação inicial docente, com alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, campus Caicó – RN, baseado na pesquisa qualitativa. Autores como Coelho (2007), Pimenta e Lima (2008), entre outros, foram tomados como base para o referencial teórico. O projeto traz uma breve história de como surgiu a necessidade de realizar-se o Estágio Supervisionado e como o mesmo foi implementado nos cursos de licenciatura como, também, dados obtidos através de estudo empírico e reflexões desenvolvidas durante as disciplinas de Estágio, enquanto discente do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa teve como etapas a elaboração e aplicação de um questionário com licenciandos que concluíram todas as etapas do Estágio Supervisionado, com o intuito de identificar sua influência para os futuros professores. A análise dos resultados obtidos mostrou que os acadêmicos acreditam que o Estágio é um momento marcante e decisivo na formação, sendo um fator relevante para a escolha do estagiário em ser educador e qual sentido será dado à possível profissão. 2019-08-21T13:51:31Z 2021-09-20T19:12:25Z 2019-08-21T13:51:31Z 2021-09-20T19:12:25Z 2019-06-26 bachelorThesis 2014052639 ROCHA, Jaíne Carla Alves da.A Influência do Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática. Caicó, RN: 2019. 31 f. Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36701 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio Supervisionado
Matemática
Professores
Formação inicial
spellingShingle Estágio Supervisionado
Matemática
Professores
Formação inicial
Rocha, Jaíne Carla Alves da
A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
description The present work has as main objective to analyze the influence that the Supervised Internship has in the initial teacher training, with students of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, Center of Higher Education of the Seridó - CERES, campus Caicó – RN, based on qualitative research. Authors like Coelho (2007), Pimenta and Lima (2008), among others, were taken as basis for the theoretical reference. The project provides a brief history of how the need arose to carry out the Supervised Internship and how it was implemented in the undergraduate courses, as well as data obtained through an empirical study and reflections developed during the Internship subjects, as a student of the Degree in Mathematics. The research had as stages the elaboration and application of a questionnaire with graduates who concluded all the stages of the Supervised Internship, in order to identify its influence for the future teachers. The analysis of the results showed that the academics believe that the Internship is an important and decisive moment in the training, being a relevant factor for the trainee's choice to be an educator and what sense will be given to the possible profession.
author2 Lima Neto, José Melinho de
author_facet Lima Neto, José Melinho de
Rocha, Jaíne Carla Alves da
format bachelorThesis
author Rocha, Jaíne Carla Alves da
author_sort Rocha, Jaíne Carla Alves da
title A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
title_short A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
title_full A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
title_fullStr A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
title_full_unstemmed A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
title_sort influência do estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36701
work_keys_str_mv AT rochajainecarlaalvesda ainfluenciadoestagiosupervisionadonaformacaoinicialdeprofessoresdematematica
AT rochajainecarlaalvesda influenciadoestagiosupervisionadonaformacaoinicialdeprofessoresdematematica
_version_ 1773967494471483392