Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018

Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this work also contextualizes the universe o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira Junior, Francisco Clezimar de
Outros Autores: Chacel, Marcela Costa da Cunha
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34476
record_format dspace
spelling ri-123456789-344762023-01-13T18:50:19Z Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 Oliveira Junior, Francisco Clezimar de Chacel, Marcela Costa da Cunha Tavares, Mônica Xavier Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram. Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this work also contextualizes the universe of the political field, its actors, objectives and characteristics, as well as the theoretical framework that introduces and exemplifies the actions of marketing applied to politics. Thus, to illustrate this, the present research does a content analysis of the brand positioning on Instagram of Governor Fátima Bezerra in 2018, based on the pre-campaign, campaign and post-campaign. Therefore, the objective of the research is to understand the main strategies used by Fátima within the scope of her brand positioning. During the analysis, it was identified that Fátima strategically changed its position in order to promote more assertive communication with its target audience. As for the authors, the research uses a theoretical framework based mainly on the view of: Aaker, Muniz, Alves, Aristotle, Bardin, Kotler and Heller. O posicionamento de marca é uma das principais estratégias dentro da esfera do marketing político e eleitoral. Basicamente, seu objetivo é transmitir uma mensagem que crie uma imagem intencional na mente dos consumidores (cidadãos/ele). Nessa perspectiva, este trabalho contextualiza também sobre o universo do campo político, seus atores, objetivos e características, bem como, o referencial teórico que introduz e exemplifica as ações do marketing aplicadas à política. Dessa maneira, para ilustrar isso, a presente pesquisa faz uma análise de conteúdo do posicionamento de marca no Instagram da governadora Fátima Bezerra no ano de 2018, tomando por base, a pré-campanha, campanha e pós-campanha. Logo, o objetivo da pesquisa é compreender as principais estratégias utilizadas por Fátima no âmbito do seu posicionamento de marca. Dura a análise, foi identificado que Fátima alterou de maneira estratégia seu posicionamento com o objetivo de promover uma comunicação mais assertiva com seu público-alvo. Quanto aos autores, a pesquisa utiliza um referencial teórico embasado, principalmente, na visão de: Aaker, Muniz, Alves, Aristóteles, Bardin, Kotler e Heller. 2021-04-29T01:17:19Z 2021-09-20T12:45:27Z 2021-04-29T01:17:19Z 2021-09-20T12:45:27Z 2021-04-22 bachelorThesis 2016074107 OLIVEIRA JUNIOR, Francisco Clezimar de. Posicionamento de marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no instagram no ano de 2018. 2021. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram.
spellingShingle Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram.
Oliveira Junior, Francisco Clezimar de
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
description Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this work also contextualizes the universe of the political field, its actors, objectives and characteristics, as well as the theoretical framework that introduces and exemplifies the actions of marketing applied to politics. Thus, to illustrate this, the present research does a content analysis of the brand positioning on Instagram of Governor Fátima Bezerra in 2018, based on the pre-campaign, campaign and post-campaign. Therefore, the objective of the research is to understand the main strategies used by Fátima within the scope of her brand positioning. During the analysis, it was identified that Fátima strategically changed its position in order to promote more assertive communication with its target audience. As for the authors, the research uses a theoretical framework based mainly on the view of: Aaker, Muniz, Alves, Aristotle, Bardin, Kotler and Heller.
author2 Chacel, Marcela Costa da Cunha
author_facet Chacel, Marcela Costa da Cunha
Oliveira Junior, Francisco Clezimar de
format bachelorThesis
author Oliveira Junior, Francisco Clezimar de
author_sort Oliveira Junior, Francisco Clezimar de
title Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
title_short Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
title_full Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
title_fullStr Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
title_full_unstemmed Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
title_sort posicionamento de marca: uma análise da comunicação da governadora fátima bezerra no instagram no ano de 2018
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476
work_keys_str_mv AT oliveirajuniorfranciscoclezimarde posicionamentodemarcaumaanalisedacomunicacaodagovernadorafatimabezerranoinstagramnoanode2018
_version_ 1773963217177935872