Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018
Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this work also contextualizes the universe o...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-34476 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-344762023-01-13T18:50:19Z Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 Oliveira Junior, Francisco Clezimar de Chacel, Marcela Costa da Cunha Tavares, Mônica Xavier Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram. Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this work also contextualizes the universe of the political field, its actors, objectives and characteristics, as well as the theoretical framework that introduces and exemplifies the actions of marketing applied to politics. Thus, to illustrate this, the present research does a content analysis of the brand positioning on Instagram of Governor Fátima Bezerra in 2018, based on the pre-campaign, campaign and post-campaign. Therefore, the objective of the research is to understand the main strategies used by Fátima within the scope of her brand positioning. During the analysis, it was identified that Fátima strategically changed its position in order to promote more assertive communication with its target audience. As for the authors, the research uses a theoretical framework based mainly on the view of: Aaker, Muniz, Alves, Aristotle, Bardin, Kotler and Heller. O posicionamento de marca é uma das principais estratégias dentro da esfera do marketing político e eleitoral. Basicamente, seu objetivo é transmitir uma mensagem que crie uma imagem intencional na mente dos consumidores (cidadãos/ele). Nessa perspectiva, este trabalho contextualiza também sobre o universo do campo político, seus atores, objetivos e características, bem como, o referencial teórico que introduz e exemplifica as ações do marketing aplicadas à política. Dessa maneira, para ilustrar isso, a presente pesquisa faz uma análise de conteúdo do posicionamento de marca no Instagram da governadora Fátima Bezerra no ano de 2018, tomando por base, a pré-campanha, campanha e pós-campanha. Logo, o objetivo da pesquisa é compreender as principais estratégias utilizadas por Fátima no âmbito do seu posicionamento de marca. Dura a análise, foi identificado que Fátima alterou de maneira estratégia seu posicionamento com o objetivo de promover uma comunicação mais assertiva com seu público-alvo. Quanto aos autores, a pesquisa utiliza um referencial teórico embasado, principalmente, na visão de: Aaker, Muniz, Alves, Aristóteles, Bardin, Kotler e Heller. 2021-04-29T01:17:19Z 2021-09-20T12:45:27Z 2021-04-29T01:17:19Z 2021-09-20T12:45:27Z 2021-04-22 bachelorThesis 2016074107 OLIVEIRA JUNIOR, Francisco Clezimar de. Posicionamento de marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no instagram no ano de 2018. 2021. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram. |
spellingShingle |
Posicionamento de marca. Fátima Bezerra. Marketing Político. Marketing Eleitoral. Instagram. Oliveira Junior, Francisco Clezimar de Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
description |
Brand positioning is one of the main strategies within the sphere of political and
electoral marketing. Basically, its objective is to transmit a message that creates an
intentional image in the minds of consumers (citizens / him). In this perspective, this
work also contextualizes the universe of the political field, its actors, objectives and
characteristics, as well as the theoretical framework that introduces and exemplifies
the actions of marketing applied to politics. Thus, to illustrate this, the present
research does a content analysis of the brand positioning on Instagram of Governor
Fátima Bezerra in 2018, based on the pre-campaign, campaign and post-campaign.
Therefore, the objective of the research is to understand the main strategies used by
Fátima within the scope of her brand positioning. During the analysis, it was identified
that Fátima strategically changed its position in order to promote more assertive
communication with its target audience. As for the authors, the research uses a
theoretical framework based mainly on the view of: Aaker, Muniz, Alves, Aristotle,
Bardin, Kotler and Heller. |
author2 |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
author_facet |
Chacel, Marcela Costa da Cunha Oliveira Junior, Francisco Clezimar de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira Junior, Francisco Clezimar de |
author_sort |
Oliveira Junior, Francisco Clezimar de |
title |
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
title_short |
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
title_full |
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
title_fullStr |
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
title_full_unstemmed |
Posicionamento de Marca: uma análise da comunicação da governadora Fátima Bezerra no Instagram no ano de 2018 |
title_sort |
posicionamento de marca: uma análise da comunicação da governadora fátima bezerra no instagram no ano de 2018 |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34476 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirajuniorfranciscoclezimarde posicionamentodemarcaumaanalisedacomunicacaodagovernadorafatimabezerranoinstagramnoanode2018 |
_version_ |
1773963217177935872 |