A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior

Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the school reality...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Natã Alves do
Outros Autores: Gomes, Carolina Chaves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33884
record_format dspace
spelling ri-123456789-338842021-09-16T13:19:35Z A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior Nascimento, Natã Alves do Gomes, Carolina Chaves Souza, Catarina Shin Lima de Oliveira, Danilo Cesar Guanais de Educação musical infantil Música folclórica - Brasil Música Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the school reality of students in their context. This monographic work is an experience report from music classes of musicalizacion taught by me in Galileu Junior School – nursery and early childhood education. These classes they propose, through theoretical study, direct and produce reflections on students and music educators about the importance of children's folk music in the child's educational development. In this sense, the research has the general objective the analysis and the pedagogical application from Songbook of folk music in music education in early childhood education. specifically, consider search methodologies and music teaching approaches to early childhood education. Aims to reflect on the learning processes of musical concepts through folk songs. Besides, intend to experience dances and jokes, valuing the manifestations of popular culture; as also enhancing cultural diversity and awareness the student to have regard for culture, making him enjoy the folk music. A música folclórica infantil Brasileira abrange aspectos indispensáveis para o desenvolvimento educacional infantil, tendo em vista a grande riqueza cultural, social e musical que o repertório folclórico compreende. Todavia, faz-se necessário que o planejamento das aulas de música atue em concordância com a realidade escolar dos alunos em seu contexto. O presente trabalho monográfico é um relato de experiência das aulas de musicalização, ministradas por mim na Escola Galileu Junior – Berçário e Educação Infantil. Aulas essas que propõem, através do aprofundamento teórico, direcionar e gerar reflexões em estudantes e educadores musicais sobre a importância da música folclórica infantil no desenvolvimento educacional da criança. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral a análise e a aplicação pedagógica do cancioneiro de músicas folclóricas no ensino de música na educação infantil. Especificamente, busca considerar metodologias e abordagens de ensino da música para a educação infantil, almeja refletir sobre os processos de aprendizagem de conceitos musicais através das músicas folclóricas. Além disso, pretende vivenciar danças e brincadeiras, valorizando as manifestações da cultura popular; como também valorizar a diversidade cultural e conscientizar o aluno a ter consideração pela cultura, fazendo-o apreciar a música folclórica. 2015-07-01T23:18:03Z 2021-09-16T13:19:35Z 2015-07-01T23:18:03Z 2021-09-16T13:19:35Z 2015 bachelorThesis 2010030290 NASCIMENTO, Natã Alves. A prática musical a partir do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na escola Galileu Junior. 2015. 75 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical infantil
Música folclórica - Brasil
Música
spellingShingle Educação musical infantil
Música folclórica - Brasil
Música
Nascimento, Natã Alves do
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
description Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the school reality of students in their context. This monographic work is an experience report from music classes of musicalizacion taught by me in Galileu Junior School – nursery and early childhood education. These classes they propose, through theoretical study, direct and produce reflections on students and music educators about the importance of children's folk music in the child's educational development. In this sense, the research has the general objective the analysis and the pedagogical application from Songbook of folk music in music education in early childhood education. specifically, consider search methodologies and music teaching approaches to early childhood education. Aims to reflect on the learning processes of musical concepts through folk songs. Besides, intend to experience dances and jokes, valuing the manifestations of popular culture; as also enhancing cultural diversity and awareness the student to have regard for culture, making him enjoy the folk music.
author2 Gomes, Carolina Chaves
author_facet Gomes, Carolina Chaves
Nascimento, Natã Alves do
format bachelorThesis
author Nascimento, Natã Alves do
author_sort Nascimento, Natã Alves do
title A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
title_short A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
title_full A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
title_fullStr A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
title_full_unstemmed A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
title_sort prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na escola galileu júnior
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884
work_keys_str_mv AT nascimentonataalvesdo apraticamusicalapartirdainclusaodocancioneirofolcloricoinfantilbrasileiroumrelatodeexperiencianaescolagalileujunior
AT nascimentonataalvesdo praticamusicalapartirdainclusaodocancioneirofolcloricoinfantilbrasileiroumrelatodeexperiencianaescolagalileujunior
_version_ 1773962274899230720