A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the school reality...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33884 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-338842021-09-16T13:19:35Z A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior Nascimento, Natã Alves do Gomes, Carolina Chaves Souza, Catarina Shin Lima de Oliveira, Danilo Cesar Guanais de Educação musical infantil Música folclórica - Brasil Música Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the school reality of students in their context. This monographic work is an experience report from music classes of musicalizacion taught by me in Galileu Junior School – nursery and early childhood education. These classes they propose, through theoretical study, direct and produce reflections on students and music educators about the importance of children's folk music in the child's educational development. In this sense, the research has the general objective the analysis and the pedagogical application from Songbook of folk music in music education in early childhood education. specifically, consider search methodologies and music teaching approaches to early childhood education. Aims to reflect on the learning processes of musical concepts through folk songs. Besides, intend to experience dances and jokes, valuing the manifestations of popular culture; as also enhancing cultural diversity and awareness the student to have regard for culture, making him enjoy the folk music. A música folclórica infantil Brasileira abrange aspectos indispensáveis para o desenvolvimento educacional infantil, tendo em vista a grande riqueza cultural, social e musical que o repertório folclórico compreende. Todavia, faz-se necessário que o planejamento das aulas de música atue em concordância com a realidade escolar dos alunos em seu contexto. O presente trabalho monográfico é um relato de experiência das aulas de musicalização, ministradas por mim na Escola Galileu Junior – Berçário e Educação Infantil. Aulas essas que propõem, através do aprofundamento teórico, direcionar e gerar reflexões em estudantes e educadores musicais sobre a importância da música folclórica infantil no desenvolvimento educacional da criança. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral a análise e a aplicação pedagógica do cancioneiro de músicas folclóricas no ensino de música na educação infantil. Especificamente, busca considerar metodologias e abordagens de ensino da música para a educação infantil, almeja refletir sobre os processos de aprendizagem de conceitos musicais através das músicas folclóricas. Além disso, pretende vivenciar danças e brincadeiras, valorizando as manifestações da cultura popular; como também valorizar a diversidade cultural e conscientizar o aluno a ter consideração pela cultura, fazendo-o apreciar a música folclórica. 2015-07-01T23:18:03Z 2021-09-16T13:19:35Z 2015-07-01T23:18:03Z 2021-09-16T13:19:35Z 2015 bachelorThesis 2010030290 NASCIMENTO, Natã Alves. A prática musical a partir do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na escola Galileu Junior. 2015. 75 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação musical infantil Música folclórica - Brasil Música |
spellingShingle |
Educação musical infantil Música folclórica - Brasil Música Nascimento, Natã Alves do A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
description |
Child Brazilian folk music comprehend aspects indispensable for Children's educational
development. In view of the great cultural wealth, social and musical that the folk repertory
include. However, it is necessary that the planning of music lessons act in accordance with the
school reality of students in their context. This monographic work is an experience report
from music classes of musicalizacion taught by me in Galileu Junior School – nursery and
early childhood education. These classes they propose, through theoretical study, direct and
produce reflections on students and music educators about the importance of children's folk
music in the child's educational development. In this sense, the research has the general
objective the analysis and the pedagogical application from Songbook of folk music in music
education in early childhood education. specifically, consider search methodologies and
music teaching approaches to early childhood education. Aims to reflect on the learning
processes of musical concepts through folk songs. Besides, intend to experience dances and
jokes, valuing the manifestations of popular culture; as also enhancing cultural diversity and
awareness the student to have regard for culture, making him enjoy the folk music. |
author2 |
Gomes, Carolina Chaves |
author_facet |
Gomes, Carolina Chaves Nascimento, Natã Alves do |
format |
bachelorThesis |
author |
Nascimento, Natã Alves do |
author_sort |
Nascimento, Natã Alves do |
title |
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
title_short |
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
title_full |
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
title_fullStr |
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
title_full_unstemmed |
A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior |
title_sort |
prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na escola galileu júnior |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33884 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentonataalvesdo apraticamusicalapartirdainclusaodocancioneirofolcloricoinfantilbrasileiroumrelatodeexperiencianaescolagalileujunior AT nascimentonataalvesdo praticamusicalapartirdainclusaodocancioneirofolcloricoinfantilbrasileiroumrelatodeexperiencianaescolagalileujunior |
_version_ |
1773962274899230720 |