Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento

This work it is case study conducted at the music school house talent on music education for visually impaired people. From this study we seek to reflect on the context of the teaching-learning process of a student with low vision in a specialized learning environment and the importance of having a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Jaime Gomes da
Outros Autores: Souza, Catarina Shin Lima de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33857
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33857
record_format dspace
spelling ri-123456789-338572021-09-16T13:18:48Z Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento Rocha, Jaime Gomes da Souza, Catarina Shin Lima de Rocha, João Gomes da Souza, Catarina Shin Lima de Bezerra, Edbergon Varela Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque Educação musical Deficientes visuais Educação inclusiva Aprendizagem Música This work it is case study conducted at the music school house talent on music education for visually impaired people. From this study we seek to reflect on the context of the teaching-learning process of a student with low vision in a specialized learning environment and the importance of having a space dedicated to the skilled care and skilled people to teach music to people visually impaired. For this, we need to know what led the student to study music, to understand the role of schools in this process, knowledge of teachers the contributions that this experience has provided with regard to vocational training music teacher and the challenges faced within the classroom. Finally, it exposes what the school has done and has done so that this teaching can be widespread. The methodology we used the non-participant observation, literature and semi-structured interview. Este trabalho trata-se de um estudo de caso realizado na Escola de Música Casa Talento sobre o ensino de música para pessoas com deficiência visual. A partir desse estudo busca-se refletir sobre o contexto do processo de ensino-aprendizagem de um aluno com baixa visão em um ambiente de ensino especializado e a importância de se ter um espaço voltado para o atendimento qualificado e pessoas capacitadas para ensinar música para pessoas com deficiência visual. Para isso, foi necessário conhecer o que levou o aluno a estudar música, entender o papel da escola nesse processo, saber dos professores as contribuições que essa experiência tem proporcionado para a formação profissional do professor de música e os desafios enfrentados dentro da sala de aula. Finalizando, expõe o que a escola fez e tem feito para que esse ensino possa ser difundido. Como metodologia foram utilizadas a observação não participante, pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. 2015-12-23T12:16:32Z 2021-09-16T13:18:48Z 2015-12-23T12:16:32Z 2021-09-16T13:18:48Z 2015 bachelorThesis 2011030048 ROCHA, Jaime Gomes da. Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento. 2015. 60 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33857 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Deficientes visuais
Educação inclusiva
Aprendizagem
Música
spellingShingle Educação musical
Deficientes visuais
Educação inclusiva
Aprendizagem
Música
Rocha, Jaime Gomes da
Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
description This work it is case study conducted at the music school house talent on music education for visually impaired people. From this study we seek to reflect on the context of the teaching-learning process of a student with low vision in a specialized learning environment and the importance of having a space dedicated to the skilled care and skilled people to teach music to people visually impaired. For this, we need to know what led the student to study music, to understand the role of schools in this process, knowledge of teachers the contributions that this experience has provided with regard to vocational training music teacher and the challenges faced within the classroom. Finally, it exposes what the school has done and has done so that this teaching can be widespread. The methodology we used the non-participant observation, literature and semi-structured interview.
author2 Souza, Catarina Shin Lima de
author_facet Souza, Catarina Shin Lima de
Rocha, Jaime Gomes da
format bachelorThesis
author Rocha, Jaime Gomes da
author_sort Rocha, Jaime Gomes da
title Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
title_short Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
title_full Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
title_fullStr Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
title_full_unstemmed Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
title_sort um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na escola de música casa talento
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33857
work_keys_str_mv AT rochajaimegomesda umestudodecasosobreocontextodeensinoaprendizagemdeumalunocomdeficienciavisualnaescolademusicacasatalento
_version_ 1773962497681784832