Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica

This construct aims to identify the pedagogical experiences that contributed to the formation of a student who participated in the practices of the music curriculum applied to Elementary School - Early Years, set in the NEI/CAp-UFRN institution. It constitutes a qualitative research, which appropria...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Gideon Almeida dos
Outros Autores: Mosca, Maristela de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33772
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33772
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pesquisa (auto) biográfica
Formação docente
Ensino de música
Educação básica
spellingShingle Pesquisa (auto) biográfica
Formação docente
Ensino de música
Educação básica
Santos, Gideon Almeida dos
Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
description This construct aims to identify the pedagogical experiences that contributed to the formation of a student who participated in the practices of the music curriculum applied to Elementary School - Early Years, set in the NEI/CAp-UFRN institution. It constitutes a qualitative research, which appropriates the narratives of life and the (auto)biographical approach as a methodology. It aims to present the formative experiences when visiting self-knowledge (JOSSO, 2002) together with a reflective look at academic training, the relationship of the subject and decision-making before the teacher, through self-writing and self-reflection. The discussions raised about the path of teacher training in music education become present in the dialogue of teaching practice, professional identification and teaching knowledge. When entering the narratives of life, the self-listening and recollection of the experience was initially experienced, in order to approach the teaching action, by presenting the first experiences of the educational practices experienced, promoted by the ambience of the training site. In this, the formative experiences made possible through the teaching performance are evident, when debuting as an actor and author of academic training. It is observed that in music teaching performances, being an educator also evokes skills that must be acquired and refined throughout teaching, permeated by singularities and peculiarities that must be experienced according to the environment in which it is inserted as an actor. Finally, the point is that the place where the apprentice moves tends to do it and remake it, in an active and perpetual (re)construction by him wherever he goes.
author2 Mosca, Maristela de Oliveira
author_facet Mosca, Maristela de Oliveira
Santos, Gideon Almeida dos
format bachelorThesis
author Santos, Gideon Almeida dos
author_sort Santos, Gideon Almeida dos
title Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
title_short Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
title_full Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
title_fullStr Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
title_full_unstemmed Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
title_sort ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33772
work_keys_str_mv AT santosgideonalmeidados sereseformarprofessordemusicaumestudodenarrativasautobiograficassobreaatuacaoprofissionalnaeducacaobasica
_version_ 1773963531538923520
spelling ri-123456789-337722021-10-20T14:19:59Z Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica Santos, Gideon Almeida dos Mosca, Maristela de Oliveira Gaulke, Tamar Genz Costa, Patrícia Lúcia Pesquisa (auto) biográfica Formação docente Ensino de música Educação básica This construct aims to identify the pedagogical experiences that contributed to the formation of a student who participated in the practices of the music curriculum applied to Elementary School - Early Years, set in the NEI/CAp-UFRN institution. It constitutes a qualitative research, which appropriates the narratives of life and the (auto)biographical approach as a methodology. It aims to present the formative experiences when visiting self-knowledge (JOSSO, 2002) together with a reflective look at academic training, the relationship of the subject and decision-making before the teacher, through self-writing and self-reflection. The discussions raised about the path of teacher training in music education become present in the dialogue of teaching practice, professional identification and teaching knowledge. When entering the narratives of life, the self-listening and recollection of the experience was initially experienced, in order to approach the teaching action, by presenting the first experiences of the educational practices experienced, promoted by the ambience of the training site. In this, the formative experiences made possible through the teaching performance are evident, when debuting as an actor and author of academic training. It is observed that in music teaching performances, being an educator also evokes skills that must be acquired and refined throughout teaching, permeated by singularities and peculiarities that must be experienced according to the environment in which it is inserted as an actor. Finally, the point is that the place where the apprentice moves tends to do it and remake it, in an active and perpetual (re)construction by him wherever he goes. Este constructo tem como objetivo identificar as vivências pedagógicas que contribuíram para a formação de um licenciando participante das práticas do currículo de música aplicado ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais, ambientadas na instituição NEI/CAp-UFRN. Constitui-se uma pesquisa qualitativa, a qual se apropria das narrativas de vida e da abordagem (auto)biográfica como metodologia. A mesma visa apresentar as experiências formadoras ao visitar o conhecimento de si (JOSSO, 2002) junto a um olhar reflexivo à formação acadêmica, a relação do sujeito e as tomadas de decisões ante o fazer docente, por meio da escrita de si e da autorreflexão. As discussões levantadas quanto ao trajeto da formação docente no ensino da música tornam-se presentes no diálogo da prática docente, da identificação profissional e dos saberes da docência. Ao adentrar nas narrativas de vida vivenciou-se, inicialmente, a auto-escuta e rememoração da experiência para, aproxima-se da ação docente, ao apresentar as primeiras experiências diante das práticas educativas vivenciadas, promovidas pela ambiência do local formativo. Nisso, evidencia-se as experiências formadoras oportunizadas por meio da atuação docente, ao estrear como ator e autor da formação acadêmica. Observa-se que nas atuações do ensino de música, estar como educador evoca também habilidades que deverão ser adquiridas e lapidadas ao longo da docência, permeadas por singularidades e peculiaridades que deverão ser vivenciadas conforme o ambiente em que estiver inserida como atuante. Finda-se, a pontar que o lugar em que se move o aprendiz tende a fazê-lo e refazê-lo, numa (re)construção ativa e perpétua por ele onde for. 2021-09-09T17:19:11Z 2021-09-16T13:16:55Z 2021-09-09T17:19:11Z 2021-09-16T13:16:55Z 2021-08-20 bachelorThesis 20170064910 SANTOS, Gideon Almeida dos. Ser e se formar professor de música: um estudo de narrativas (auto) biográficas sobre a atuação profissional na educação básica. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33772 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música