Educação baseada na comunidade: a experiência em uma unidade básica de saúde de Parnamirim-RN
INTRODUÇÃO: Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Farmácia (2002) estabelecem como perfil do egresso o Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Para tanto, os conteúdos essenciais à graduação devem relacionar-se a todo processo saúde-doença integrado à reali...
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Departamento de História da UFRN - CERES
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ri-123456789-331962021-08-17T11:49:55Z Educação baseada na comunidade: a experiência em uma unidade básica de saúde de Parnamirim-RN Batista, Almária Mariz Assistência farmacêutica Unidade básica de saúde Ensino INTRODUÇÃO: Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Farmácia (2002) estabelecem como perfil do egresso o Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Para tanto, os conteúdos essenciais à graduação devem relacionar-se a todo processo saúde-doença integrado à realidade epidemiológica e profissional, contemplando Ciências Exatas, da Saúde, Farmacêuticas e Humanas/Sociais. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada através do Estágio Farmacêutico III, componente curricular do Curso de Farmácia da UFRN. METODOLOGIA: Caracterização deste componente, bem como do contexto em que este se desenvolve, o que servirá de subsídio para compreensão da integração ensino-serviço-comunidade neste contexto. RESULTADOS: Estágio Farmacêutico III (FAR1002) é disciplina obrigatória vinculada ao Departamento de Farmácia da UFRN, cuja totalidade da carga horária (45h) é prática. Visa proporcionar aos discentes a construção de conhecimentos através da vivência de situações reais relacionadas à Assistência Farmacêutica no âmbito da atenção primária à saúde, uma vez que, como integrante do Sistema Único de Saúde, esta prática farmacêutica tem como princípios essenciais promoção de acesso a medicamentos essenciais bem como seu uso racional. Atualmente, abrange cinco turmas, tendo uma delas como cenário uma unidade básica de saúde de Nova Parnamirim. Partindo da observação in loco de infraestrutura e rotina do serviço, propõe-se que os discentes realizem diagnóstico situacional e proposta de intervenção. Feito isto, esta última é executada, tendo como desdobramento atividades de caráter técnico-gerencial e técnico-assistencial. Na unidade básica de saúde em questão, quanto às primeiras, destacam-se elaboração de documentos que permitam melhor operacionalização das atividades na farmácia da instituição bem como organização de medicamentos nas prateleiras, considerando ordem alfabética, prazo de validade, não contato direto do medicamento com piso, solo, luz solar. Quanto às últimas, destacam-se avaliação de prescrições, atividades de sala de espera, roda de conversa e palestras a usuários e profissionais, abrangendo temas como armazenamento/descarte de medicamentos, automedicação, adesão ao tratamento, interações medicamentosas, plantas medicinais/fitoterápicos. CONCLUSÕES: A integração entre docentes, discentes, usuários e equipe multiprofissional, através de vivência de situações reais, especialmente, no âmbito da assistência farmacêutica, proporcionam viabilizar a construção do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes, bem como a integração ensino/pesquisa/extensão, tríade indissociável e essencial ao processo de formação pessoal/profissional 2021-08-17T11:49:53Z 2021-08-17T11:49:53Z 2016-02-03 conferenceProceeding BATISTA, Almaria Maria. Educação baseada na comunidade: a experiência em uma unidade básica de saúde de Parnamirim-RN. In: COLÓQUIO NORTE-NORDESTE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, 1., 2015, Caicó. Anais [...]. Caicó: UFRN, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8588/6196. Acesso em: 12 ago. 2021 1518-3394 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33196 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Departamento de História da UFRN - CERES |
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INTRODUÇÃO: Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Farmácia (2002) estabelecem como perfil do egresso o Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Para tanto, os conteúdos essenciais à graduação devem relacionar-se a todo processo saúde-doença integrado à realidade epidemiológica e profissional, contemplando Ciências Exatas, da Saúde, Farmacêuticas e Humanas/Sociais. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada através do Estágio Farmacêutico III, componente curricular do Curso de Farmácia da UFRN. METODOLOGIA: Caracterização deste componente, bem como do contexto em que este se desenvolve, o que servirá de subsídio para compreensão da integração ensino-serviço-comunidade neste contexto. RESULTADOS: Estágio Farmacêutico III (FAR1002) é disciplina obrigatória vinculada ao Departamento de Farmácia da UFRN, cuja totalidade da carga horária (45h) é prática. Visa proporcionar aos discentes a construção de conhecimentos através da vivência de situações reais relacionadas à Assistência Farmacêutica no âmbito da atenção primária à saúde, uma vez que, como integrante do Sistema Único de Saúde, esta prática farmacêutica tem como princípios essenciais promoção de acesso a medicamentos essenciais bem como seu uso racional. Atualmente, abrange cinco turmas, tendo uma delas como cenário uma unidade básica de saúde de Nova Parnamirim. Partindo da observação in loco de infraestrutura e rotina do serviço, propõe-se que os discentes realizem diagnóstico situacional e proposta de intervenção. Feito isto, esta última é executada, tendo como desdobramento atividades de caráter técnico-gerencial e técnico-assistencial. Na unidade básica de saúde em questão, quanto às primeiras, destacam-se elaboração de documentos que permitam melhor operacionalização das atividades na farmácia da instituição bem como organização de medicamentos nas prateleiras, considerando ordem alfabética, prazo de validade, não contato direto do medicamento com piso, solo, luz solar. Quanto às últimas, destacam-se avaliação de prescrições, atividades de sala de espera, roda de conversa e palestras a usuários e profissionais, abrangendo temas como armazenamento/descarte de medicamentos, automedicação, adesão ao tratamento, interações medicamentosas, plantas medicinais/fitoterápicos. CONCLUSÕES: A integração entre docentes, discentes, usuários e equipe multiprofissional, através de vivência de situações reais, especialmente, no âmbito da assistência farmacêutica, proporcionam viabilizar a construção do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes, bem como a integração ensino/pesquisa/extensão, tríade indissociável e essencial ao processo de formação pessoal/profissional |
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