Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência

This research proposes the school area as a stage for the implementation of a geographic educational methodology that allows the articulation of student as protagonists, emphasizing the spatial practices of LGBTQIA + students. Even though, by many components of the school community, are considere...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freitas, Edjango Lima
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33088
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33088
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Oficina
Territorialidade LGBTQIA+
Ensino de Geografia
Gênero
spellingShingle Oficina
Territorialidade LGBTQIA+
Ensino de Geografia
Gênero
Freitas, Edjango Lima
Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
description This research proposes the school area as a stage for the implementation of a geographic educational methodology that allows the articulation of student as protagonists, emphasizing the spatial practices of LGBTQIA + students. Even though, by many components of the school community, are considered deviant to heteronormative and hegemonic socio-cultural standards have been facing in the last decades an erasing by educational politicians that are clearly positioned on the inclusion and diversity in the scope of gender and sexuality discussions. Therefore, we chose the concept of Territory (and its derivatives: territorialities and experienced territories) as a direction for the study, since spatial practices become “marginal” experiences, implying the transposition of frontiers, generation of conflicts and construction of territorialities to from power relationship. The final product is an interdisciplinary Geographic Workshop that addresses content that articulates Geography, Gender and Sexuality in Elementary School II. The theoretical basis revolves around the concepts of Territory, Gender and Sexuality and the concept of Maldita Geography, having as references: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); TUAN (1985); RAFFESTIN (1993); SILVA et all. (2013); THIOLLENT (1986); RIBEIRO (2017); VENCATO (2014); ABRAMOVAY (2015), SOUZA (2013); MOORE (2000); BOURDIEU (1999); LOURO (2000); JUNQUEIRA (2009); WALTRIK (2018), in addition to the documents that support Brazilian education. The methodology is based on action research, present in the daily lives of many teachers, and unfolds in a set of educational practices based on an experiment reality. The result arises from the analysis of the geographic workshop, presented by activities, questionnaire, interviews and testimonies. Therefore, we believe that this educational product serves as a guide in the process of struggle for an inclusive education that values respect for diversity in the school environment and the strengthening of the territorialities of LGBTQIA + students.
author2 Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
author_facet Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Freitas, Edjango Lima
format masterThesis
author Freitas, Edjango Lima
author_sort Freitas, Edjango Lima
title Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
title_short Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
title_full Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
title_fullStr Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
title_full_unstemmed Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência
title_sort territorialidades lgbtqia+ na educação básica: a oficina geográfica de gênero e sexualidade como ferramenta de luta e resistência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33088
work_keys_str_mv AT freitasedjangolima territorialidadeslgbtqianaeducacaobasicaaoficinageograficadegeneroesexualidadecomoferramentadelutaeresistencia
_version_ 1773958466470150144
spelling ri-123456789-330882021-08-10T22:27:06Z Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência Freitas, Edjango Lima Fernandez, Pablo Sebastian Moreira http://lattes.cnpq.br/1897351088415800 Dozena, Alessandro http://lattes.cnpq.br/1811716812760920 Moreira, Jorgeanny de Fatima Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8503948463067223 Souza, Helania Martins de Oficina Territorialidade LGBTQIA+ Ensino de Geografia Gênero This research proposes the school area as a stage for the implementation of a geographic educational methodology that allows the articulation of student as protagonists, emphasizing the spatial practices of LGBTQIA + students. Even though, by many components of the school community, are considered deviant to heteronormative and hegemonic socio-cultural standards have been facing in the last decades an erasing by educational politicians that are clearly positioned on the inclusion and diversity in the scope of gender and sexuality discussions. Therefore, we chose the concept of Territory (and its derivatives: territorialities and experienced territories) as a direction for the study, since spatial practices become “marginal” experiences, implying the transposition of frontiers, generation of conflicts and construction of territorialities to from power relationship. The final product is an interdisciplinary Geographic Workshop that addresses content that articulates Geography, Gender and Sexuality in Elementary School II. The theoretical basis revolves around the concepts of Territory, Gender and Sexuality and the concept of Maldita Geography, having as references: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); TUAN (1985); RAFFESTIN (1993); SILVA et all. (2013); THIOLLENT (1986); RIBEIRO (2017); VENCATO (2014); ABRAMOVAY (2015), SOUZA (2013); MOORE (2000); BOURDIEU (1999); LOURO (2000); JUNQUEIRA (2009); WALTRIK (2018), in addition to the documents that support Brazilian education. The methodology is based on action research, present in the daily lives of many teachers, and unfolds in a set of educational practices based on an experiment reality. The result arises from the analysis of the geographic workshop, presented by activities, questionnaire, interviews and testimonies. Therefore, we believe that this educational product serves as a guide in the process of struggle for an inclusive education that values respect for diversity in the school environment and the strengthening of the territorialities of LGBTQIA + students. Esta pesquisa propõe o espaço escolar como palco para a implementação de uma metodologia educacional geográfica que possibilita a articulação protagonista dos estudantes, dando ênfase as práticas espaciais de alunos LGBTQIA+. Estes que por muitos componentes da comunidade escolar são considerados desviantes aos padrões socioculturais heteronormativos e hegemônicos e vêm enfrentando nas últimas décadas um apagamento por parte de políticas educacionais que se posicionem claramente sobre a inclusão e diversidade no âmbito das discussões de gênero e sexualidade. Para tanto, elegemos o conceito de Território (e seus derivativos: territorialidades e territórios vividos) como direcionamento para o estudo, visto que as práticas espaciais se tornam experiências “marginais” implicando na transposição de fronteiras, geração de conflitos e na construção de territorialidades a partir de relações de poder. O produto final é uma Oficina Geográfica de caráter interdisciplinar que aborda conteúdos que articulam Geografia, Gênero e Sexualidade no Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica gravita em torno dos conceitos de Território, Gênero e Sexualidade e da concepção de Geografia Maldita, tendo como referências: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); TUAN (1985); RAFFESTIN (1993); SILVA et al. (2013); THIOLLENT (1986); RIBEIRO (2017); VENCATO (2014); ABRAMOVAY (2015), SOUZA (2013); MOORE (2000); BOURDIEU (1999); LOURO (2000); JUNQUEIRA (2009); WALTRIK (2018), além dos documentos que fundamentam a educação brasileira. A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, presente no cotidiano de muitos professores, e se desdobra em um conjunto de práticas educativas a partir de uma realidade vivida. O resultado surge a partir da análise da oficina geográfica, apresentados por atividades, questionário, entrevistas e depoimentos. À vista disso, acreditamos que este produto educacional sirva de orientação no processo de luta por uma educação inclusiva que preze pelo respeito à diversidade no ambiente escolar e o fortalecimento das territorialidades de educandos LGBTQIA+. 2021-08-10T22:26:19Z 2021-08-10T22:26:19Z 2021-04-27 masterThesis FREITAS, Edjango Lima. Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência. 2021. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33088 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES