Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria

In the present work, we are going to broach up the use of flipped classroom in trigonometry teaching, considering that in traditional classrooms both students find problems in understanding the content and teachers also have difficulties in sharing this content and finding ways to facilitate the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Rosângela Alves de Aquino
Outros Autores: Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33041
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33041
record_format dspace
spelling ri-123456789-330412021-08-27T17:57:04Z Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria Barros, Rosângela Alves de Aquino Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7622262464383012 Santana, Fagner Lemos de Silva, Élida Alves da Metodologias ativas Sala de aula invertida Trigonometria Ensino remoto Ensino durante a pandemia In the present work, we are going to broach up the use of flipped classroom in trigonometry teaching, considering that in traditional classrooms both students find problems in understanding the content and teachers also have difficulties in sharing this content and finding ways to facilitate the understanding of the subject by the students. Trigonometry is one of the subjects that students face most difficulty during high school and because of that many create barriers to its learning. Therefore, through the use of active teaching methodologies, such as flipped classroom, we can just as the methodology itself says inverts the situation and try to reduce the difficulties that students face in the math subject, especially in trigonometry. The work aims to help the teachers of the subject in order to assist in their practice bringing a proposal for teaching mathematics using flipped classroom active methodology. In addition, the work will also bring a report of a flipped classroom application experience during emergency remote education in 2020 during the coronavirus pandemic and an educational product that emerged from that experience. Neste trabalho, abordaremos o uso da sala de aula invertida no ensino de trigonometria tendo em vista que nas aulas tradicionais tanto os alunos encontram problemas em entender o conteúdo como os professores também possuem dificuldades em compartilhar esse conteúdo e encontrar meios de facilitar a compreensão da matéria por parte dos alunos. A trigonometria é um dos assuntos que os alunos enfrentam maior dificuldade durante o ensino médio e por conta disso muitos criam barreiras para seu aprendizado. Sendo assim, através da utilização das metodologias ativas de ensino, como por exemplo a sala de aula invertida, podemos assim como a própria metodologia diz inverter a situação e tentar diminuir as dificuldades que os alunos encontram na disciplina de matemática, em especial na trigonometria. O trabalho tem como objetivo ajudar os professores desta disciplina no âmbito de auxiliar em sua prática trazendo um produto educacional para o ensino de matemática utilizando a metodologia ativa da sala de aula invertida. Além disso, o trabalho também trará um relato de uma experiência de aplicação de sala de aula invertida durante o ensino remoto emergencial no ano de 2020 durante a pandemia do coronavírus e um produto educacional que surgiu a partir dessa experiência. 2021-08-06T16:13:21Z 2021-08-06T16:13:21Z 2021-05-27 masterThesis BARROS, Rosângela Alves de Aquino. Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33041 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Trigonometria
Ensino remoto
Ensino durante a pandemia
spellingShingle Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Trigonometria
Ensino remoto
Ensino durante a pandemia
Barros, Rosângela Alves de Aquino
Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
description In the present work, we are going to broach up the use of flipped classroom in trigonometry teaching, considering that in traditional classrooms both students find problems in understanding the content and teachers also have difficulties in sharing this content and finding ways to facilitate the understanding of the subject by the students. Trigonometry is one of the subjects that students face most difficulty during high school and because of that many create barriers to its learning. Therefore, through the use of active teaching methodologies, such as flipped classroom, we can just as the methodology itself says inverts the situation and try to reduce the difficulties that students face in the math subject, especially in trigonometry. The work aims to help the teachers of the subject in order to assist in their practice bringing a proposal for teaching mathematics using flipped classroom active methodology. In addition, the work will also bring a report of a flipped classroom application experience during emergency remote education in 2020 during the coronavirus pandemic and an educational product that emerged from that experience.
author2 Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
author_facet Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Barros, Rosângela Alves de Aquino
format masterThesis
author Barros, Rosângela Alves de Aquino
author_sort Barros, Rosângela Alves de Aquino
title Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
title_short Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
title_full Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
title_fullStr Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
title_full_unstemmed Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
title_sort metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33041
work_keys_str_mv AT barrosrosangelaalvesdeaquino metodologiasativasasaladeaulainvertidaaplicadaaoensinodetrigonometria
_version_ 1773958836259913728