Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado

The interest of theorists and practitioners for the Lessons learned in Projects has grown in recent years, because they are a way to enhance the successes and avoid the repetition of mistakes in the same project or in future projects. In view of this growing importance, it becomes relevant to und...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nobre, Anna Cláudia dos Santos
Outros Autores: Sousa Neto, Manoel Veras de
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-32889
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lições aprendidas
Gestão de projetos
Teoria do comportamento planejado
Barreiras comportamentais
Projetos públicos
spellingShingle Lições aprendidas
Gestão de projetos
Teoria do comportamento planejado
Barreiras comportamentais
Projetos públicos
Nobre, Anna Cláudia dos Santos
Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
description The interest of theorists and practitioners for the Lessons learned in Projects has grown in recent years, because they are a way to enhance the successes and avoid the repetition of mistakes in the same project or in future projects. In view of this growing importance, it becomes relevant to understand the possible barriers to its use. Given this scenario, this research aimed to "Understand how Government Project Managers perceive behavioral barriers to the use of Lessons learned". This study adopts a predominantly qualitative approach, although some quantitative analyzes have been incorporated to better understand the phenomenon. For the composition of the theoretical framework, systematic literature reviews were carried out, which proved the gap and relevance of the study; they made it possible to learn about advances in the theme; and, deepen in the Theory of Planned Behavior (TPB), which was the theoretical lens identified as adequate to investigate this phenomenon and elaborate the research model with 04 hypotheses. To test the hypotheses, 02 field researches were carried out with 15 Government Project Managers, chosen by a sample of specialists. The first field research was carried out, from December 9th 2020 to January 29th 2021, through interviews. With the textual corpus obtained from the transcripts of the interviews, it was possible to perform lexical analysis in the IRAMUTEQ software. The second collection took place by filling in an online questionnaire, from April 28th to May 03th 2021, and its results helped to understand the phenomenon. Among the most relevant results, there is evidence of the behavioral barriers importance to the use of Lessons Learned, confirming the hypotheses. This study provides theoretical and managerial contributions, which makes it an important input for future research on the topic and to assist in planning training and people management policies for the government service.
author2 Sousa Neto, Manoel Veras de
author_facet Sousa Neto, Manoel Veras de
Nobre, Anna Cláudia dos Santos
format doctoralThesis
author Nobre, Anna Cláudia dos Santos
author_sort Nobre, Anna Cláudia dos Santos
title Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
title_short Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
title_full Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
title_fullStr Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
title_full_unstemmed Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
title_sort barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32889
work_keys_str_mv AT nobreannaclaudiadossantos barreirasaousodelicoesaprendidasnagestaodeprojetospublicosaplicacaodateoriadocomportamentoplanejado
_version_ 1773965760591298560
spelling ri-123456789-328892021-07-14T17:35:32Z Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado Nobre, Anna Cláudia dos Santos Sousa Neto, Manoel Veras de http://lattes.cnpq.br/4758823921043608 http://lattes.cnpq.br/9316091869858841 Silva, Gilson Gomes da http://lattes.cnpq.br/6180063195018707 Medeiros Júnior, Josué Vitor de http://lattes.cnpq.br/5623264732330013 Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/0935180181453271 Silva, Rafael Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/4916623254508636 Lições aprendidas Gestão de projetos Teoria do comportamento planejado Barreiras comportamentais Projetos públicos The interest of theorists and practitioners for the Lessons learned in Projects has grown in recent years, because they are a way to enhance the successes and avoid the repetition of mistakes in the same project or in future projects. In view of this growing importance, it becomes relevant to understand the possible barriers to its use. Given this scenario, this research aimed to "Understand how Government Project Managers perceive behavioral barriers to the use of Lessons learned". This study adopts a predominantly qualitative approach, although some quantitative analyzes have been incorporated to better understand the phenomenon. For the composition of the theoretical framework, systematic literature reviews were carried out, which proved the gap and relevance of the study; they made it possible to learn about advances in the theme; and, deepen in the Theory of Planned Behavior (TPB), which was the theoretical lens identified as adequate to investigate this phenomenon and elaborate the research model with 04 hypotheses. To test the hypotheses, 02 field researches were carried out with 15 Government Project Managers, chosen by a sample of specialists. The first field research was carried out, from December 9th 2020 to January 29th 2021, through interviews. With the textual corpus obtained from the transcripts of the interviews, it was possible to perform lexical analysis in the IRAMUTEQ software. The second collection took place by filling in an online questionnaire, from April 28th to May 03th 2021, and its results helped to understand the phenomenon. Among the most relevant results, there is evidence of the behavioral barriers importance to the use of Lessons Learned, confirming the hypotheses. This study provides theoretical and managerial contributions, which makes it an important input for future research on the topic and to assist in planning training and people management policies for the government service. O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público. 2021-07-14T17:34:46Z 2021-07-14T17:34:46Z 2021-05-25 doctoralThesis NOBRE, Anna Cláudia dos Santos. Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado. 2021. 240f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32889 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO