Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental

Objective: to analyze the cognitive knowledge, satisfaction and self-confi dence of nursing students based on simulation use in teaching nursing consultation in community nursing vaccination. Methods: an intervention and quantitative study comprised in two phases. A quasi-experimental design of a co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Medeiros, Soraya Maria de, Coutinho, Verónica Rita Dias, Veríssimo, Cristina Maria Figueira, Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da, Lucena, Eudes Euler de Souza
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31803
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-31803
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Simulação
Ensino de enfermagem
Atenção primária à saúde
Simulation
Education, nursing
Primary health care
spellingShingle Simulação
Ensino de enfermagem
Atenção primária à saúde
Simulation
Education, nursing
Primary health care
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Coutinho, Verónica Rita Dias
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Lucena, Eudes Euler de Souza
Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
description Objective: to analyze the cognitive knowledge, satisfaction and self-confi dence of nursing students based on simulation use in teaching nursing consultation in community nursing vaccination. Methods: an intervention and quantitative study comprised in two phases. A quasi-experimental design of a control group not equivalent to the pre- and post-test type was used. All ethical aspects have been respected. The final sample consisted of 94 Portuguese nursing students. They were allocated into two groups: control and experimental. The control group had access to a traditional skill class. The experimental group participated in a simulation session with two cases. In addition to the sociodemographic characterization, the students answered a pre- and post-test to measure cognitive performance. Moreover, satisfaction and self-confi dence in learning scale was applied. A signifi cance level of 5% was adopted. Results: of the 94 students, 95.7% were female, 91.5% were aged between 18 and 20 years, 98.9% were single and 94.7% were unemployed. From the clinical simulation, students learn more when compared to students who participated in the traditional strategy (p value = 0.000). Furthermore, clinical simulation promotes satisfaction among students. Conclusion: since it is a teaching and learning strategy that allows a better cognitive performance, and because it generates satisfaction among students, clinical simulation can be pointed out as a potential strategy for teaching in community nursing
format article
author Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Coutinho, Verónica Rita Dias
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Lucena, Eudes Euler de Souza
author_facet Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Coutinho, Verónica Rita Dias
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Lucena, Eudes Euler de Souza
author_sort Costa, Raphael Raniere de Oliveira
title Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
title_short Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
title_full Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
title_fullStr Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
title_full_unstemmed Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
title_sort simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental
publisher Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31803
work_keys_str_mv AT costaraphaelranieredeoliveira simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT medeirossorayamariade simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT coutinhoveronicaritadias simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT verissimocristinamariafigueira simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT silvamargaridaalexandranunescarramanhogomesmartinsmoreirada simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT lucenaeudeseulerdesouza simulacaoclinicanodesempenhocognitivosatisfacaoeautoconfiancanaaprendizagemestudoquaseexperimental
AT costaraphaelranieredeoliveira clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
AT medeirossorayamariade clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
AT coutinhoveronicaritadias clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
AT verissimocristinamariafigueira clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
AT silvamargaridaalexandranunescarramanhogomesmartinsmoreirada clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
AT lucenaeudeseulerdesouza clinicalsimulationincognitiveperformancesatisfactionandselfconfienceinlearningaquasiexperimentalstudy
_version_ 1773957430095380480
spelling ri-123456789-318032021-03-14T08:49:32Z Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental Clinical simulation in cognitive performance, satisfaction and selfconfi ence in learning: a quasi-experimental study Costa, Raphael Raniere de Oliveira Medeiros, Soraya Maria de Coutinho, Verónica Rita Dias Veríssimo, Cristina Maria Figueira Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Lucena, Eudes Euler de Souza Simulação Ensino de enfermagem Atenção primária à saúde Simulation Education, nursing Primary health care Objective: to analyze the cognitive knowledge, satisfaction and self-confi dence of nursing students based on simulation use in teaching nursing consultation in community nursing vaccination. Methods: an intervention and quantitative study comprised in two phases. A quasi-experimental design of a control group not equivalent to the pre- and post-test type was used. All ethical aspects have been respected. The final sample consisted of 94 Portuguese nursing students. They were allocated into two groups: control and experimental. The control group had access to a traditional skill class. The experimental group participated in a simulation session with two cases. In addition to the sociodemographic characterization, the students answered a pre- and post-test to measure cognitive performance. Moreover, satisfaction and self-confi dence in learning scale was applied. A signifi cance level of 5% was adopted. Results: of the 94 students, 95.7% were female, 91.5% were aged between 18 and 20 years, 98.9% were single and 94.7% were unemployed. From the clinical simulation, students learn more when compared to students who participated in the traditional strategy (p value = 0.000). Furthermore, clinical simulation promotes satisfaction among students. Conclusion: since it is a teaching and learning strategy that allows a better cognitive performance, and because it generates satisfaction among students, clinical simulation can be pointed out as a potential strategy for teaching in community nursing Objetivo: analisar o conhecimento cognitivo, a satisfação e a autoconfiança de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação no ensino de consulta de enfermagem em vacinação no contexto da enfermagem comunitária. Métodos: estudo de intervenção, quantitativo, compreendido em duas fases. Foi utilizado o delineamento quase-experimental de grupo controle não equivalente do tipo pré-teste e pós-teste. Foram respeitados todos os aspectos éticos. A amostra final foi composta por 94 estudantes de enfermagem portugueses. Os estudantes foram alocados em dois grupos: controle e experimental. O grupo controle teve acesso a uma aula de habilidade tradicional. O grupo experimental participou de uma sessão de simulação com dois casos. Além da caracterização sociodemográfica, os estudantes responderam a um pré-teste e pós-teste para aferir o desempenho cognitivo. Além disso, foi aplicada uma escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Adotou-se um nível de significância de 5%. Resultados: dos 94 estudantes, (95,7%) são do sexo feminino, com faixa etária entre 18 e 20 anos (91,5%), solteiros (98,9%), sem vínculo laboral (94,7%). A partir da simulação clínica os estudantes aprendem mais quando comparado aos estudantes que participaram da estratégia tradicional (p valor = 0,000). Além disso, a simulação clínica promove satisfação entre os estudantes. Conclusão: por ser uma estratégia de ensino e aprendizagem que permite um melhor desempenho cognitivo, por gerar satisfação nos estudantes, a simulação clínica pode ser apontada como uma estratégia potencial para o ensino em enfermagem comunitária 2021-03-11T10:39:57Z 2021-03-11T10:39:57Z 2020 article COSTA, Raphael Raniere de Oliveira; MEDEIROS, Soraya Maria de; COUTINHO, Verónica Rita Dias; VERÍSSIMO, Cristina Maria Figueira; SILVA, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; LUCENA, Eudes Euler de Souza. Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental. Acta Paulista de Enfermagem, [s. l.], v. 33, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://acta-ape.org/article/simulacao-clinica-no-desempenho-cognitivo-satisfacao-e-autoconfianca-na-aprendizagem-estudo-quase-experimental/. Acesso em: 02 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao01236 1982-0194 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31803 10.37689/acta-ape/2020ao01236 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)