A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Before the approval of the Law n. 12.711/2012, which constitutionally institutes affirmative action in the access to federal universities in Brazil, different models of inclusion were discussed and applied in public institutions of Higher Education. This study analyzes and discusses the Argument of...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Fundação Getulio Vargas
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30901 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-30901 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-309012020-12-13T08:01:54Z A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte The affirmative action policy "Argument of Inclusion" as a form of access to the public university: the case of Rio Grande do Norte Federal University La política afirmativa "Argumento de Inclusión" como una forma de acceso a la universidad pública: el caso de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte Griner, Almog Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Raquel Menezes Bezerra Ações afirmativas Acesso à universidade Argumento de Inclusão (AI) Políticas públicas Determinantes de desempenho Before the approval of the Law n. 12.711/2012, which constitutionally institutes affirmative action in the access to federal universities in Brazil, different models of inclusion were discussed and applied in public institutions of Higher Education. This study analyzes and discusses the Argument of Inclusion (AI) - the affirmative action policy that provides additional scoring for applicants from public schools - that took place in the Rio Grande do Norte Federal University (UFRN) between the years of 2006-12. From an extensive database, the Ordinary Least Squares (OLS) technique was used as well as a Quantile Regression, considering as the variables of personal, socioeconomic and educational characteristics of the candidates from the Brazilian Vestibular exam 2010 of UFRN. The results show the relevance of the system of additional scoring as an incentive for inclusive access to universities, and points out new evidences around the variables that affect positively and negatively such access Antes da aprovação da Lei no 12.711/2012, que institui constitucionalmente a reserva de vagas nas universidades federais, modelos de inclusão foram amplamente discutidos e aplicados em diferentes instituições públicas de ensino superior. A pesquisa aqui exposta analisa e discute o Argumento de Inclusão (AI) - política de ação afirmativa que fornece pontuação adicional aos alunos provenientes de escolas públicas - existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre os anos de 2006-12. A partir de uma ampla base de dados, foi usada a técnica dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e uma Regressão Quantílica considerando como controles as variáveis das características pessoais, socioeconômicas e escolares dos candidatos ao Vestibular 2010 da UFRN. Os resultados mostram a relevância do sistema de pontuação adicional como incentivo para o acesso inclusivo ao ensino superior, e apontam novas evidências acerca de variáveis que afetam positiva e negativamente este acesso 2020-12-08T12:48:57Z 2020-12-08T12:48:57Z 2015 article GRINER, Almog; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra; SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra. A política afirmativa: o caso da universidade federal do rio grande do norte. Revista de Administração Pública, [S.L.], v. 49, n. 5, p. 1291-1317, out. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122015000501291&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 nov. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612123593. 1982-3134 0034-7612 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30901 10.1590/0034-7612123593 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Fundação Getulio Vargas |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ações afirmativas Acesso à universidade Argumento de Inclusão (AI) Políticas públicas Determinantes de desempenho |
spellingShingle |
Ações afirmativas Acesso à universidade Argumento de Inclusão (AI) Políticas públicas Determinantes de desempenho Griner, Almog Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Raquel Menezes Bezerra A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
description |
Before the approval of the Law n. 12.711/2012, which constitutionally institutes affirmative action in the access to federal universities in Brazil, different models of inclusion were discussed and applied in public institutions of Higher Education. This study analyzes and discusses the Argument of Inclusion (AI) - the affirmative action policy that provides additional scoring for applicants from public schools - that took place in the Rio Grande do Norte Federal University (UFRN) between the years of 2006-12. From an extensive database, the Ordinary Least Squares (OLS) technique was used as well as a Quantile Regression, considering as the variables of personal, socioeconomic and educational characteristics of the candidates from the Brazilian Vestibular exam 2010 of UFRN. The results show the relevance of the system of additional scoring as an incentive for inclusive access to universities, and points out new evidences around the variables that affect positively and negatively such access |
format |
article |
author |
Griner, Almog Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Raquel Menezes Bezerra |
author_facet |
Griner, Almog Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Raquel Menezes Bezerra |
author_sort |
Griner, Almog |
title |
A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_short |
A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
política afirmativa "argumento de inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da universidade federal do rio grande do norte |
publisher |
Fundação Getulio Vargas |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30901 |
work_keys_str_mv |
AT grineralmog apoliticaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaiolucianomenezesbezerra apoliticaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaioraquelmenezesbezerra apoliticaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte AT grineralmog theaffirmativeactionpolicyargumentofinclusionasaformofaccesstothepublicuniversitythecaseofriograndedonortefederaluniversity AT sampaiolucianomenezesbezerra theaffirmativeactionpolicyargumentofinclusionasaformofaccesstothepublicuniversitythecaseofriograndedonortefederaluniversity AT sampaioraquelmenezesbezerra theaffirmativeactionpolicyargumentofinclusionasaformofaccesstothepublicuniversitythecaseofriograndedonortefederaluniversity AT grineralmog lapoliticaafirmativaargumentodeinclusioncomounaformadeaccesoalauniversidadpublicaelcasodelauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaiolucianomenezesbezerra lapoliticaafirmativaargumentodeinclusioncomounaformadeaccesoalauniversidadpublicaelcasodelauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaioraquelmenezesbezerra lapoliticaafirmativaargumentodeinclusioncomounaformadeaccesoalauniversidadpublicaelcasodelauniversidadefederaldoriograndedonorte AT grineralmog politicaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaiolucianomenezesbezerra politicaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte AT sampaioraquelmenezesbezerra politicaafirmativaargumentodeinclusaocomoformadeacessoauniversidadepublicaocasodauniversidadefederaldoriograndedonorte |
_version_ |
1773962615442112512 |