Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE

The research analyzes the importance of the practice heritage education based on walking. The study discusses how walking in historical areas of Fortaleza´s centre provides the recognition of roughness of the historical tissue. The research followed some courses organized by professors and profes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Goes, Gérsica Vasconcelos
Outros Autores: Nascimento, José Clewton do
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29659
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação patrimonial
Caminhabilidade
Roteiros culturais de Fortaleza
Percepção do patrimônio cultural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Educação patrimonial
Caminhabilidade
Roteiros culturais de Fortaleza
Percepção do patrimônio cultural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Goes, Gérsica Vasconcelos
Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
description The research analyzes the importance of the practice heritage education based on walking. The study discusses how walking in historical areas of Fortaleza´s centre provides the recognition of roughness of the historical tissue. The research followed some courses organized by professors and professionals linked to History, Tourism, Architecture and Urbanism. The hypothesis of the present study is that, despite the physical conditions and the neglect of the patrimonial property of Fortaleza, it is possible to practice patrimonial education activities that contribute to the legibility of the cultural heritage. The theoretical-methodological framework is the theme of linking urban form and city apprehension discussed by authors such as Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) and Camillo Sitte (1992). Another aspect discussed in the thesis is walking as an instrument for the recognition of the city, authors such as Paola Jacques (2012a) and Francesco Careri (2013b) clarify these issues. The discussions about cultural tourism and the proposition of meaningful itineraries for the participants were based on the writings of Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas and Ricardo Paiva (2016). The study is based on bibliographic, documentary and field research to understand the heritage perception of the central area of the city. As for the results, it was observed that the followed tours were essentially informative character, corroborating little to the creation of narratives with the place. Thus, the research aims to propose a route methodology (course and procedures), so that it is possible to establish a narrative character, which weaves links between participants with the city's history, providing a panorama of apprehension of the “resistant” historical fabric in the central area.
author2 Nascimento, José Clewton do
author_facet Nascimento, José Clewton do
Goes, Gérsica Vasconcelos
format doctoralThesis
author Goes, Gérsica Vasconcelos
author_sort Goes, Gérsica Vasconcelos
title Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_short Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_full Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_fullStr Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_sort percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de fortaleza-ce
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659
work_keys_str_mv AT goesgersicavasconcelos percursosurbanosaeducacaopatrimonialapartirdocaminharnocentrodacidadedefortalezace
_version_ 1773959309448708096
spelling ri-123456789-296592020-07-19T07:46:06Z Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE Goes, Gérsica Vasconcelos Nascimento, José Clewton do Neves, Berenice Abreu de Castro Jucá Neto, Clóvis Ramiro Cavalcanti, Emanuel Ramos Dantas, George Alexandre Ferreira Araújo, Natália Miranda Vieira de Educação patrimonial Caminhabilidade Roteiros culturais de Fortaleza Percepção do patrimônio cultural CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO The research analyzes the importance of the practice heritage education based on walking. The study discusses how walking in historical areas of Fortaleza´s centre provides the recognition of roughness of the historical tissue. The research followed some courses organized by professors and professionals linked to History, Tourism, Architecture and Urbanism. The hypothesis of the present study is that, despite the physical conditions and the neglect of the patrimonial property of Fortaleza, it is possible to practice patrimonial education activities that contribute to the legibility of the cultural heritage. The theoretical-methodological framework is the theme of linking urban form and city apprehension discussed by authors such as Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) and Camillo Sitte (1992). Another aspect discussed in the thesis is walking as an instrument for the recognition of the city, authors such as Paola Jacques (2012a) and Francesco Careri (2013b) clarify these issues. The discussions about cultural tourism and the proposition of meaningful itineraries for the participants were based on the writings of Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas and Ricardo Paiva (2016). The study is based on bibliographic, documentary and field research to understand the heritage perception of the central area of the city. As for the results, it was observed that the followed tours were essentially informative character, corroborating little to the creation of narratives with the place. Thus, the research aims to propose a route methodology (course and procedures), so that it is possible to establish a narrative character, which weaves links between participants with the city's history, providing a panorama of apprehension of the “resistant” historical fabric in the central area. O trabalho analisa a importância da prática da educação patrimonial a partir do caminhar. No estudo discute-se como o andar a pé em áreas históricas do Centro de Fortaleza proporciona o reconhecimento de rugosidades do tecido histórico. A pesquisa acompanhou alguns percursos organizados por professores e profissionais vinculados à História, Turismo, Arquitetura e Urbanismo. A hipótese do presente estudo é que, apesar das condições físicas e do descaso com os bens patrimoniais fortalezenses, é possível exercer atividades de educação patrimonial que contribuem para a legibilidade do patrimônio cultural. Tem-se como referencial teórico-metodológico a temática da vinculação forma urbana e apreensão da cidade discutida por autores como Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) e Camillo Sitte (1992). Outro aspecto discutido na tese é o caminhar como instrumento para o reconhecimento da cidade - autores como Paola Jacques (2012a) e Francesco Careri (2013b) elucidam essas questões. As discussões quanto ao turismo cultural e a proposição de roteiros significativos para os participantes foram fundamentadas nos escritos de Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas e Ricardo Paiva (2016). O estudo está embasado em pesquisas bibliográficas, documental e de campo para o entendimento da percepção patrimonial da área central da cidade. Quanto aos resultados, observou-se que os roteiros acompanhados tinham um caráter essencialmente informativo, corroborando pouco para a criação de narrativas com o lugar. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia de percurso (roteiro e procedimentos), para que seja possível o estabelecimento de um roteiro narrativo, que tece vínculos entre os participantes com a história da cidade, concedendo um panorama de apreensão do tecido histórico “resistente” na área central. 2020-07-16T19:03:50Z 2020-07-16T19:03:50Z 2020-04-17 doctoralThesis GOES, Gérsica Vasconcelos. Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE. 2020. 366f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO