Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores

Result of studies conducted in the context of early childhood education reveal limitations in academic and functional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Among factors that justify these data is precarious teacher preparation. Gaps of this nature justify teachers' fe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Maria da Guia
Outros Autores: Nunes, Débora Regina de Paula
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28254
record_format dspace
spelling ri-123456789-282542020-01-19T07:50:18Z Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores Souza, Maria da Guia Nunes, Débora Regina de Paula Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo Fonseca, Gessica Fabiely Nunes, Leila Regina D'Oliveira de Paula Martins, Lucia de Araújo Ramos Autismo Educação Infantil Práticas pedagógicas Consultoria colaborativa Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Result of studies conducted in the context of early childhood education reveal limitations in academic and functional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Among factors that justify these data is precarious teacher preparation. Gaps of this nature justify teachers' feelings of unpreparedness to meet the demands of these students. The objective of the present study was to evaluate the effectiveness of a collaborative educational intervention proposal in the schooling of a child with ASD, regularly enrolled in a kindergarten class of a public school in the city of Tenente Laurentino Cruz/RN. In addition to the teacher and the student, a caregiver and a Special Education consultant participated in the research. A single-subject quasi experimental research design was used to evaluate the effects of the training program on the teacher's mediating behavior. Additionally, the effects of teacher mediation on student academic and functional performance were then evaluated. Increase in teacher mediation and qualitative changes in student performance were registered after the implementation of the program. The educational success or failure of children with ASD is conditioned to planning/organizing teaching strategies, adapting resources in the schools, as well as promoting teacher continuous education. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores. 2020-01-15T21:54:04Z 2020-01-15T21:54:04Z 2019-08-22 masterThesis SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Autismo
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Consultoria colaborativa
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Autismo
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Consultoria colaborativa
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Souza, Maria da Guia
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
description Result of studies conducted in the context of early childhood education reveal limitations in academic and functional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Among factors that justify these data is precarious teacher preparation. Gaps of this nature justify teachers' feelings of unpreparedness to meet the demands of these students. The objective of the present study was to evaluate the effectiveness of a collaborative educational intervention proposal in the schooling of a child with ASD, regularly enrolled in a kindergarten class of a public school in the city of Tenente Laurentino Cruz/RN. In addition to the teacher and the student, a caregiver and a Special Education consultant participated in the research. A single-subject quasi experimental research design was used to evaluate the effects of the training program on the teacher's mediating behavior. Additionally, the effects of teacher mediation on student academic and functional performance were then evaluated. Increase in teacher mediation and qualitative changes in student performance were registered after the implementation of the program. The educational success or failure of children with ASD is conditioned to planning/organizing teaching strategies, adapting resources in the schools, as well as promoting teacher continuous education.
author2 Nunes, Débora Regina de Paula
author_facet Nunes, Débora Regina de Paula
Souza, Maria da Guia
format masterThesis
author Souza, Maria da Guia
author_sort Souza, Maria da Guia
title Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_short Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_full Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_fullStr Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_full_unstemmed Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_sort autismo e inclusão na educação infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254
work_keys_str_mv AT souzamariadaguia autismoeinclusaonaeducacaoinfantilefeitosdeumprogramadeintervencaocolaborativanaspraticaspedagogicasdosprofessores
_version_ 1773959601278943232