A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química

This research reveal the influence of a formative experience on the action comprehension process to read critically in the context of chemistry teaching. It has as context the execution of a didactic system elaborated from the characterization of a Scheme of the Complete Activity Basis, which is...

詳細記述

保存先:
書誌詳細
第一著者: Façanha, Alessandro Augusto de Barros
その他の著者: Nunez, Isauro Beltran
フォーマット: doctoralThesis
言語:pt_BR
出版事項: Brasil
主題:
オンライン・アクセス:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28097
タグ: タグ追加
タグなし, このレコードへの初めてのタグを付けませんか!
id ri-123456789-28097
record_format dspace
spelling ri-123456789-280972019-12-08T05:25:41Z A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química Façanha, Alessandro Augusto de Barros Nunez, Isauro Beltran Freitas, Alessandra Cardozo de Ramalho, Betânia Leite Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso Amaral, Edenia Maria Ribeiro do Bormann, Maria Aliete Cavalcante Alves, Maria da Penha Casado Base orientadora Teoria de Galperin Aprendizagem Teoria da atividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research reveal the influence of a formative experience on the action comprehension process to read critically in the context of chemistry teaching. It has as context the execution of a didactic system elaborated from the characterization of a Scheme of the Complete Activity Basis, which is structured around the critical reading as an Activity related to the teaching and learning of Chemistry. It starts from the premise that the activity is the category that structures the psychic development of the subjects in relation to consciousness and regulation of the learning processes, from which, bases the research according to the Theory of Planned Formation of Mental Actions. and Piotr Yakovlevich Galperin's Concepts (1902-1988). Methodologically it is based on the ideias of Lev Vygotski's Formative Experiment (1896-1934) and the field record observation strategy to evaluate the process of restructuring the guiding basis for critically reading chemical content texts in the context of teaching and learning. The results discuss the aspects of the formative experience in the action orientation process and its consequences on the teaching and learning of Chemistry as a function of Activity. Esta pesquisa retrata investigação sobre a influência de uma experiência formativa no processo de compreensão da ação para se ler criticamente no contexto do ensino da Química. Traz como recorte a execução de um sistema didático elaborado a partir da caracterização de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA), o qual se estrutura em torno da leitura crítica como uma Atividade relacionada ao ensino e aprendizagem da Química. Parte da premissa de que a base orientadora da ação é a categoria que estrutura o desenvolvimento psíquico dos sujeitos em relação à consciência e regulação dos processos de aprendizagem, a partir do qual, fundamenta a pesquisa de acordo com a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988). Metodologicamente se baseia nos pressupostos do Experimento Formativo de Lev Vygotski (1896-1934) e na estratégia da observação dos registros de campo para avaliar o processo de reestruturação da base orientadora para se ler criticamente textos de conteúdo químico no contexto do ensino e aprendizagem. Os resultados discutem os aspectos da experiência formativa no processo de orientação da ação e suas consequências sobre o ensino e aprendizagem da Química em função da Atividade. 2019-12-02T19:03:42Z 2019-12-02T19:03:42Z 2019-08-29 doctoralThesis FAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros. A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química. 2019. 245f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28097 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Base orientadora
Teoria de Galperin
Aprendizagem
Teoria da atividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Base orientadora
Teoria de Galperin
Aprendizagem
Teoria da atividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Façanha, Alessandro Augusto de Barros
A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
description This research reveal the influence of a formative experience on the action comprehension process to read critically in the context of chemistry teaching. It has as context the execution of a didactic system elaborated from the characterization of a Scheme of the Complete Activity Basis, which is structured around the critical reading as an Activity related to the teaching and learning of Chemistry. It starts from the premise that the activity is the category that structures the psychic development of the subjects in relation to consciousness and regulation of the learning processes, from which, bases the research according to the Theory of Planned Formation of Mental Actions. and Piotr Yakovlevich Galperin's Concepts (1902-1988). Methodologically it is based on the ideias of Lev Vygotski's Formative Experiment (1896-1934) and the field record observation strategy to evaluate the process of restructuring the guiding basis for critically reading chemical content texts in the context of teaching and learning. The results discuss the aspects of the formative experience in the action orientation process and its consequences on the teaching and learning of Chemistry as a function of Activity.
author2 Nunez, Isauro Beltran
author_facet Nunez, Isauro Beltran
Façanha, Alessandro Augusto de Barros
format doctoralThesis
author Façanha, Alessandro Augusto de Barros
author_sort Façanha, Alessandro Augusto de Barros
title A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
title_short A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
title_full A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
title_fullStr A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
title_full_unstemmed A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
title_sort orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28097
work_keys_str_mv AT facanhaalessandroaugustodebarros aorientacaodaacaoparaleituracriticaapartirdeumaexperienciaformativaumacontribuicaoparaoensinodequimica
AT facanhaalessandroaugustodebarros orientacaodaacaoparaleituracriticaapartirdeumaexperienciaformativaumacontribuicaoparaoensinodequimica
_version_ 1773967052340461568