A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações

The subject matter of the present work is the Teaching of Philosophy, it analyses the historical intermittences of the philosophical matters in Brazilian High Schools and the implications of the law N.13,415/17 to the future generations from the politicalphilosophical consideration of Hannah Arend...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Roberto Ribeiro da
Outros Autores: Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26840
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26840
record_format dspace
spelling ri-123456789-268402019-05-26T06:20:23Z A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações Silva, Roberto Ribeiro da Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Paiva, Marlucia Menezes de Freire, Antonio Júlio Garcia Soares Júnior, Azemar dos Santos Nascimento, José Mateus do Educação Reforma educacional Ensino da Filosofia Hannah Arendt CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The subject matter of the present work is the Teaching of Philosophy, it analyses the historical intermittences of the philosophical matters in Brazilian High Schools and the implications of the law N.13,415/17 to the future generations from the politicalphilosophical consideration of Hannah Arendt applied to education. It is methodologically anchored in the bibliographical analysis of Arendt’s main pieces, which bring to light concepts such as: natality, the common world, plurality, citizenship, alterity and it settles a connection with many thinkers of the educational field for the discussion of the fundamental elements to the thinking over education before the present educational reform by withdrawing philosophy as a compulsory subject. In the perspective of the Arendt’s thinking it intends to broaden the discussion about philosophy at schools, without its aid to the future generations, of the ‘newborn’ which come to the world through the birth. As a result, we conclude that the present educational reform re-edit the history of intermittence in philosophy teaching in Brazilian education, undermining the formation of the literate youths. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq O presente trabalho tem por tema o Ensino da Filosofia, analisa as intermitências históricas dos conteúdos filosóficos no ensino médio brasileiro e as implicações da lei nº 13.415/17 às futuras gerações a partir da reflexão político-filosófica de Hannah Arendt aplicada a educação. Alicerçado metodologicamente na análise bibliográfica das obras principais de Arendt que traz à tona conceitos como: natalidade, mundo comum, pluralidade, cidadania, alteridade, estabelece-se um encontro com vários pensadores do campo educacional para a discursão de elementos fundamentais à reflexão sobre a educação frente a atual reforma educacional ao retirar a obrigatoriedade da Filosofia como disciplina. Na perspectiva do pensamento arendtiano intenta ampliar a discursão acerca da Filosofia na escola, sem seu auxilio a educação das gerações futuras, dos ‘novos’ que chegam ao mundo pela natalidade. Como resultado concluímos que a atual reforma educacional reedita a história de intermitência no Ensino da Filosofia na educação brasileira, comprometendo a formação cidadã dos jovens escolarizados. 2019-04-04T23:07:10Z 2019-04-04T23:07:10Z 2019-02-07 masterThesis SILVA, Roberto Ribeiro da. A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26840 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação
Reforma educacional
Ensino da Filosofia
Hannah Arendt
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Reforma educacional
Ensino da Filosofia
Hannah Arendt
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Roberto Ribeiro da
A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
description The subject matter of the present work is the Teaching of Philosophy, it analyses the historical intermittences of the philosophical matters in Brazilian High Schools and the implications of the law N.13,415/17 to the future generations from the politicalphilosophical consideration of Hannah Arendt applied to education. It is methodologically anchored in the bibliographical analysis of Arendt’s main pieces, which bring to light concepts such as: natality, the common world, plurality, citizenship, alterity and it settles a connection with many thinkers of the educational field for the discussion of the fundamental elements to the thinking over education before the present educational reform by withdrawing philosophy as a compulsory subject. In the perspective of the Arendt’s thinking it intends to broaden the discussion about philosophy at schools, without its aid to the future generations, of the ‘newborn’ which come to the world through the birth. As a result, we conclude that the present educational reform re-edit the history of intermittence in philosophy teaching in Brazilian education, undermining the formation of the literate youths.
author2 Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
author_facet Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Silva, Roberto Ribeiro da
format masterThesis
author Silva, Roberto Ribeiro da
author_sort Silva, Roberto Ribeiro da
title A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
title_short A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
title_full A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
title_fullStr A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
title_full_unstemmed A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações
title_sort filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da lei nº 13.415/17 às futuras gerações
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26840
work_keys_str_mv AT silvarobertoribeiroda afilosofianegadanoensinomediobrasileiroasimplicacoesdaleino1341517asfuturasgeracoes
AT silvarobertoribeiroda filosofianegadanoensinomediobrasileiroasimplicacoesdaleino1341517asfuturasgeracoes
_version_ 1773960540459106304