Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitat...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-26348 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Gênero artigo de opinião Interferências linguísticas Oralidade Escrituralidade Sequência didática Tradições Discursivas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Gênero artigo de opinião Interferências linguísticas Oralidade Escrituralidade Sequência didática Tradições Discursivas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
description |
Considering that teaching situations should lead students to reflect on language
in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its
purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present
work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitative nature, in a 9th
grade class from a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our
research consisted in the identification of linguistic interferences as a symptom
of Discursive Traditions in the students' writing process, according to the
postulates of Kabatek (2006). It is understood by linguistic interference the
deviation of the norms of a language from the appearance of elements of
another, be it in the phonetic, morphological, syntactic or lexical field, according
to Kabatek (1997). Based on this concept, our study aimed to investigate the
presence of interference between varieties, and their influence on the
displacement of textual productions in the oral or writing continuum, based on
Koch and Oesterreicher (1990). initial productions and finals. For this, we are
based on Textual Linguistics, according to Coseriu (2007), from the distinction
between the three levels of speaking: the universal, the historical and the
individual. Through the execution of a didactic sequence, a systematic model
proposed by Dolz and Schneuwly (2004), the students produced the textual
genre opinion article, on which we theoretically support the contributions of
Brakling (2000). The choice by gender is justified by its relevance to the
expression of a critical and reflective understanding of relevant themes in
society through the cultivated variety. At the end of the intervention and the
analysis of the results, we see the displacement of the productions in the
continuum of texts, through the substitution by the students of interferences that
characterize orality, by the use of structures focused on the communicative
distance, as required by the context in question. |
author2 |
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da |
author_facet |
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de |
format |
masterThesis |
author |
Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de |
author_sort |
Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de |
title |
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_short |
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348 |
work_keys_str_mv |
AT aguiarfernandafaustinodasilvaribeirode interferenciaslinguisticasnocontinuodeoralidadeeescrituralidadeumapropostadeproducaodoartigodeopiniaono9oanodoensinofundamental |
_version_ |
1773966857872605184 |
spelling |
ri-123456789-263482019-01-30T16:04:53Z Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de Costa, Alessandra Castilho Ferreira da Barros, Kazue Saito Monteiro de Rodrigues, Maria das Graças Soares Gênero artigo de opinião Interferências linguísticas Oralidade Escrituralidade Sequência didática Tradições Discursivas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitative nature, in a 9th grade class from a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our research consisted in the identification of linguistic interferences as a symptom of Discursive Traditions in the students' writing process, according to the postulates of Kabatek (2006). It is understood by linguistic interference the deviation of the norms of a language from the appearance of elements of another, be it in the phonetic, morphological, syntactic or lexical field, according to Kabatek (1997). Based on this concept, our study aimed to investigate the presence of interference between varieties, and their influence on the displacement of textual productions in the oral or writing continuum, based on Koch and Oesterreicher (1990). initial productions and finals. For this, we are based on Textual Linguistics, according to Coseriu (2007), from the distinction between the three levels of speaking: the universal, the historical and the individual. Through the execution of a didactic sequence, a systematic model proposed by Dolz and Schneuwly (2004), the students produced the textual genre opinion article, on which we theoretically support the contributions of Brakling (2000). The choice by gender is justified by its relevance to the expression of a critical and reflective understanding of relevant themes in society through the cultivated variety. At the end of the intervention and the analysis of the results, we see the displacement of the productions in the continuum of texts, through the substitution by the students of interferences that characterize orality, by the use of structures focused on the communicative distance, as required by the context in question. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Considerando que as situações de ensino devem levar os alunos a refletirem sobre a linguagem para assim compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos seus propósitos, conforme nos mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais, é que surge o presente trabalho, resultado de uma intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Natal, no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa consistiu na identificação das interferências linguísticas enquanto sintoma de Tradições Discursivas no processo de escrita dos alunos, de acordo com os postulados de Kabatek (2006). Entende-se por interferência linguística o desvio das normas de uma língua a partir do aparecimento de elementos de uma outra, seja no campo fonético, morfológico, sintático ou lexical, segundo Kabatek (1997). A partir desse conceito, nosso estudo propôs-se investigar a presença das interferências entre variedades e suas influências no deslocamento das produções textuais no contínuo de oralidade e de escrituralidade, com base em Koch e Oesterreicher (1990), por meio da comparação entre as produções iniciais e as finais. Para tanto, fundamentamonos na Linguística Textual, segundo Coseriu (2007), a partir da distinção entre os três níveis do falar: o universal, o histórico e o individual. Através da execução de uma sequência didática, modelo sistemático proposto por Dolz e Schneuwly (2004), os alunos produziram o gênero textual artigo de opinião, sobre o qual nos apoiamos teoricamente nas contribuições de Brakling (2000). Justifica-se a escolha pelo gênero por sua pertinência para a expressão de um entendimento crítico e reflexivo de temas relevantes na sociedade, através de variedades cultas. Ao final da intervenção e da análise dos resultados, constatamos o deslocamento das produções no contínuo de textos, através da substituição, pelos alunos, de interferências que caracterizam a oralidade, pelo emprego de estruturas voltadas à distância comunicativa, conforme exigência do contexto em questão. 2018-12-13T00:12:08Z 2018-12-13T00:12:08Z 2018-07-30 masterThesis AGUIAR, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de. Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. 2018. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS |