Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental

Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitat...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de
Outros Autores: Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26348
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Gênero artigo de opinião
Interferências linguísticas
Oralidade
Escrituralidade
Sequência didática
Tradições Discursivas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Gênero artigo de opinião
Interferências linguísticas
Oralidade
Escrituralidade
Sequência didática
Tradições Discursivas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de
Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
description Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitative nature, in a 9th grade class from a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our research consisted in the identification of linguistic interferences as a symptom of Discursive Traditions in the students' writing process, according to the postulates of Kabatek (2006). It is understood by linguistic interference the deviation of the norms of a language from the appearance of elements of another, be it in the phonetic, morphological, syntactic or lexical field, according to Kabatek (1997). Based on this concept, our study aimed to investigate the presence of interference between varieties, and their influence on the displacement of textual productions in the oral or writing continuum, based on Koch and Oesterreicher (1990). initial productions and finals. For this, we are based on Textual Linguistics, according to Coseriu (2007), from the distinction between the three levels of speaking: the universal, the historical and the individual. Through the execution of a didactic sequence, a systematic model proposed by Dolz and Schneuwly (2004), the students produced the textual genre opinion article, on which we theoretically support the contributions of Brakling (2000). The choice by gender is justified by its relevance to the expression of a critical and reflective understanding of relevant themes in society through the cultivated variety. At the end of the intervention and the analysis of the results, we see the displacement of the productions in the continuum of texts, through the substitution by the students of interferences that characterize orality, by the use of structures focused on the communicative distance, as required by the context in question.
author2 Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
author_facet Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de
format masterThesis
author Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de
author_sort Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de
title Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
title_short Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
title_full Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
title_sort interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348
work_keys_str_mv AT aguiarfernandafaustinodasilvaribeirode interferenciaslinguisticasnocontinuodeoralidadeeescrituralidadeumapropostadeproducaodoartigodeopiniaono9oanodoensinofundamental
_version_ 1773966857872605184
spelling ri-123456789-263482019-01-30T16:04:53Z Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de Costa, Alessandra Castilho Ferreira da Barros, Kazue Saito Monteiro de Rodrigues, Maria das Graças Soares Gênero artigo de opinião Interferências linguísticas Oralidade Escrituralidade Sequência didática Tradições Discursivas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitative nature, in a 9th grade class from a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our research consisted in the identification of linguistic interferences as a symptom of Discursive Traditions in the students' writing process, according to the postulates of Kabatek (2006). It is understood by linguistic interference the deviation of the norms of a language from the appearance of elements of another, be it in the phonetic, morphological, syntactic or lexical field, according to Kabatek (1997). Based on this concept, our study aimed to investigate the presence of interference between varieties, and their influence on the displacement of textual productions in the oral or writing continuum, based on Koch and Oesterreicher (1990). initial productions and finals. For this, we are based on Textual Linguistics, according to Coseriu (2007), from the distinction between the three levels of speaking: the universal, the historical and the individual. Through the execution of a didactic sequence, a systematic model proposed by Dolz and Schneuwly (2004), the students produced the textual genre opinion article, on which we theoretically support the contributions of Brakling (2000). The choice by gender is justified by its relevance to the expression of a critical and reflective understanding of relevant themes in society through the cultivated variety. At the end of the intervention and the analysis of the results, we see the displacement of the productions in the continuum of texts, through the substitution by the students of interferences that characterize orality, by the use of structures focused on the communicative distance, as required by the context in question. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Considerando que as situações de ensino devem levar os alunos a refletirem sobre a linguagem para assim compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos seus propósitos, conforme nos mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais, é que surge o presente trabalho, resultado de uma intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Natal, no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa consistiu na identificação das interferências linguísticas enquanto sintoma de Tradições Discursivas no processo de escrita dos alunos, de acordo com os postulados de Kabatek (2006). Entende-se por interferência linguística o desvio das normas de uma língua a partir do aparecimento de elementos de uma outra, seja no campo fonético, morfológico, sintático ou lexical, segundo Kabatek (1997). A partir desse conceito, nosso estudo propôs-se investigar a presença das interferências entre variedades e suas influências no deslocamento das produções textuais no contínuo de oralidade e de escrituralidade, com base em Koch e Oesterreicher (1990), por meio da comparação entre as produções iniciais e as finais. Para tanto, fundamentamonos na Linguística Textual, segundo Coseriu (2007), a partir da distinção entre os três níveis do falar: o universal, o histórico e o individual. Através da execução de uma sequência didática, modelo sistemático proposto por Dolz e Schneuwly (2004), os alunos produziram o gênero textual artigo de opinião, sobre o qual nos apoiamos teoricamente nas contribuições de Brakling (2000). Justifica-se a escolha pelo gênero por sua pertinência para a expressão de um entendimento crítico e reflexivo de temas relevantes na sociedade, através de variedades cultas. Ao final da intervenção e da análise dos resultados, constatamos o deslocamento das produções no contínuo de textos, através da substituição, pelos alunos, de interferências que caracterizam a oralidade, pelo emprego de estruturas voltadas à distância comunicativa, conforme exigência do contexto em questão. 2018-12-13T00:12:08Z 2018-12-13T00:12:08Z 2018-07-30 masterThesis AGUIAR, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de. Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. 2018. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS