Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions th...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-21303 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-213032020-01-05T07:56:04Z Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas Carvalho, Francarlos Martins de Camelo, Midori Hijioka http://lattes.cnpq.br/2006113673891009 http://lattes.cnpq.br/0031580652587154 Castro, Beatriz Aparecida Caprioglio de http://lattes.cnpq.br/1626797351122626 Barroso, Márcia Teixeira http://lattes.cnpq.br/4891201029271910 Erro produtivo Ensino investigativo Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions that a different look at it can bring to both the student and the teacher. In order to achieve that, the present work used the Inquiry-Based Science Education (IBSE) to provide some moments in which the identification and analysis of the error could be possible. The reason for using this teaching approach was the fact it involves several important aspects of the teaching-learning process, which are not usually included in a class in the conventional perspective. These aspects relate mainly to the different types of content and different abilities and skills that the student can develop throughout their school career. Through the construction of a sequence of activities in the inquiry approach, that composed the didactic unit about floating bodies, we were able to identify and analyze the errors the students manifested, promoting moments of reflection and debate that allowed the restructuring of previous ideas. O presente trabalho busca refletir sobre o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de uma sequência de atividades sobre a flutuação dos corpos na perspectiva investigativa. Tal perspectiva de ensino foi utilizada por se considerar que ela envolve diversos aspectos importantes do processo de ensino-aprendizagem que não costumam ser contemplados em uma aula na perspectiva convencional. Tais aspectos estão relacionados principalmente ao desenvolvimento dos diferentes tipos de conteúdo didáticos que são essenciais na formação global do aluno e o erro surge como um elemento fundamental na consecução desses objetivos. É por meio dele que o aluno será capaz de identificar as limitações de suas estruturas cognitivas, permitindo a ele reestruturar suas ideias num constante exercício de reflexão crítica. 2016-08-31T20:32:46Z 2016-08-31T20:32:46Z 2016-04-28 masterThesis CARVALHO, Francarlos Martins de. Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303 por Errou e agora? Abordando o erro no ensino investigativo Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Erro produtivo Ensino investigativo Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
Erro produtivo Ensino investigativo Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Carvalho, Francarlos Martins de Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
description |
The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions that a different look at it can bring to both the student and the teacher. In order to achieve that, the present work used the Inquiry-Based Science Education (IBSE) to provide some moments in which the identification and analysis of the error could be possible. The reason for using this teaching approach was the fact it involves several important aspects of the teaching-learning process, which are not usually included in a class in the conventional perspective. These aspects relate mainly to the different types of content and different abilities and skills that the student can develop throughout their school career. Through the construction of a sequence of activities in the inquiry approach, that composed the didactic unit about floating bodies, we were able to identify and analyze the errors the students manifested, promoting moments of reflection and debate that allowed the restructuring of previous ideas. |
author2 |
Camelo, Midori Hijioka |
author_facet |
Camelo, Midori Hijioka Carvalho, Francarlos Martins de |
format |
masterThesis |
author |
Carvalho, Francarlos Martins de |
author_sort |
Carvalho, Francarlos Martins de |
title |
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
title_short |
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
title_full |
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
title_fullStr |
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
title_sort |
um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303 |
work_keys_str_mv |
AT carvalhofrancarlosmartinsde umestudosobreoerronoprocessodeensinoaprendizagemdehidrostaticaapartirdeumasequenciadeatividadesinvestigativas |
_version_ |
1773963837163175936 |