Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas

The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions th...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Francarlos Martins de
Outros Autores: Camelo, Midori Hijioka
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21303
record_format dspace
spelling ri-123456789-213032020-01-05T07:56:04Z Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas Carvalho, Francarlos Martins de Camelo, Midori Hijioka http://lattes.cnpq.br/2006113673891009 http://lattes.cnpq.br/0031580652587154 Castro, Beatriz Aparecida Caprioglio de http://lattes.cnpq.br/1626797351122626 Barroso, Márcia Teixeira http://lattes.cnpq.br/4891201029271910 Erro produtivo Ensino investigativo Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions that a different look at it can bring to both the student and the teacher. In order to achieve that, the present work used the Inquiry-Based Science Education (IBSE) to provide some moments in which the identification and analysis of the error could be possible. The reason for using this teaching approach was the fact it involves several important aspects of the teaching-learning process, which are not usually included in a class in the conventional perspective. These aspects relate mainly to the different types of content and different abilities and skills that the student can develop throughout their school career. Through the construction of a sequence of activities in the inquiry approach, that composed the didactic unit about floating bodies, we were able to identify and analyze the errors the students manifested, promoting moments of reflection and debate that allowed the restructuring of previous ideas. O presente trabalho busca refletir sobre o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de uma sequência de atividades sobre a flutuação dos corpos na perspectiva investigativa. Tal perspectiva de ensino foi utilizada por se considerar que ela envolve diversos aspectos importantes do processo de ensino-aprendizagem que não costumam ser contemplados em uma aula na perspectiva convencional. Tais aspectos estão relacionados principalmente ao desenvolvimento dos diferentes tipos de conteúdo didáticos que são essenciais na formação global do aluno e o erro surge como um elemento fundamental na consecução desses objetivos. É por meio dele que o aluno será capaz de identificar as limitações de suas estruturas cognitivas, permitindo a ele reestruturar suas ideias num constante exercício de reflexão crítica. 2016-08-31T20:32:46Z 2016-08-31T20:32:46Z 2016-04-28 masterThesis CARVALHO, Francarlos Martins de. Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303 por Errou e agora? Abordando o erro no ensino investigativo Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Erro produtivo
Ensino investigativo
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
spellingShingle Erro produtivo
Ensino investigativo
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Carvalho, Francarlos Martins de
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
description The error manifested by students throughout the teaching-learning process is sometimes considered to be a negative thing and, as a result, something that should be avoided. This study aims to reflect on the beneficial dimension of error throughout this process, trying to analyze the contributions that a different look at it can bring to both the student and the teacher. In order to achieve that, the present work used the Inquiry-Based Science Education (IBSE) to provide some moments in which the identification and analysis of the error could be possible. The reason for using this teaching approach was the fact it involves several important aspects of the teaching-learning process, which are not usually included in a class in the conventional perspective. These aspects relate mainly to the different types of content and different abilities and skills that the student can develop throughout their school career. Through the construction of a sequence of activities in the inquiry approach, that composed the didactic unit about floating bodies, we were able to identify and analyze the errors the students manifested, promoting moments of reflection and debate that allowed the restructuring of previous ideas.
author2 Camelo, Midori Hijioka
author_facet Camelo, Midori Hijioka
Carvalho, Francarlos Martins de
format masterThesis
author Carvalho, Francarlos Martins de
author_sort Carvalho, Francarlos Martins de
title Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
title_short Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
title_full Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
title_fullStr Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
title_full_unstemmed Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
title_sort um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21303
work_keys_str_mv AT carvalhofrancarlosmartinsde umestudosobreoerronoprocessodeensinoaprendizagemdehidrostaticaapartirdeumasequenciadeatividadesinvestigativas
_version_ 1773963837163175936