A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios

This article aims to critically review the regulatory frameworks that guided the institutionalization of distance education (DE) course offerings in higher education institutions in Brazil, taking as a reference 50 (fifty) documents which were analyzed for the research titled Expansion of High...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Segenreich, Stella Cecilia Duarte, Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Formato: article
Idioma:por
por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20993
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20993
record_format dspace
spelling ri-123456789-209932022-03-30T13:41:40Z A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios The insertion of distance education in higher education in Brazil: guidelines and regulatory frameworks Segenreich, Stella Cecilia Duarte Castro, Alda Maria Duarte Araújo Ensino Superior Higher Education Educação a distância Distance Education Marcos regulatórios Regulatory Frameworks This article aims to critically review the regulatory frameworks that guided the institutionalization of distance education (DE) course offerings in higher education institutions in Brazil, taking as a reference 50 (fifty) documents which were analyzed for the research titled Expansion of Higher Education pos-LDB 96. The need for systematization of DE, legitimated by this Act (LDB-96), proved to be part of the guidelines of international agencies as a strategy for expansion of higher education and that the first initiatives of the Brazilian government were associated with the use of technology in education. A contextualized analysis of regulatory frameworks showed, initially, the quantitative and massified explosion of DE, without the state having proper instruments for its effective regulation. From 2005, new regulatory acts and the creation of the Open University of Brazil seek to maintain this expansion without losing quality. O artigo objetiva fazer uma reflexão crítica sobre os marcos regulatórios que nortearam a institucionalização da Educação Superior a Distância no Brasil (EAD), tomando como referência 50 (cinquenta) documentos analisados para a pesquisa Expansão do ensino superior pós – LDB/96. Verificou-se que a necessidade de sistematização da EAD, legitimada por essa lei, encontrava-se nas diretrizes dos organismos internacionais como estratégia de expansão da educação superior, e que as primeiras iniciativas do governo brasileiro estavam associadas à utilização das tecnologias na educação. A análise contextualizada dos marcos regulatórios, evidenciou, inicialmente, a explosão quantitativa e massificada da EAD, sem que o Estado estivesse instrumentalizado para sua regulação efetiva. A partir de 2005, novos atos regulatórios e a criação da Universidade Aberta do Brasil procuram manter essa expansão sem perder de vista a qualidade. 2016-07-20T18:12:46Z 2016-07-20T18:12:46Z 2012 article SEGENREICH, Stella Cecillia Duarte; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios. Revista Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28, p. 89-118, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4054. Acesso em: 04 mai. 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20993 por por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
por
topic Ensino Superior
Higher Education
Educação a distância
Distance Education
Marcos regulatórios
Regulatory Frameworks
spellingShingle Ensino Superior
Higher Education
Educação a distância
Distance Education
Marcos regulatórios
Regulatory Frameworks
Segenreich, Stella Cecilia Duarte
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
description This article aims to critically review the regulatory frameworks that guided the institutionalization of distance education (DE) course offerings in higher education institutions in Brazil, taking as a reference 50 (fifty) documents which were analyzed for the research titled Expansion of Higher Education pos-LDB 96. The need for systematization of DE, legitimated by this Act (LDB-96), proved to be part of the guidelines of international agencies as a strategy for expansion of higher education and that the first initiatives of the Brazilian government were associated with the use of technology in education. A contextualized analysis of regulatory frameworks showed, initially, the quantitative and massified explosion of DE, without the state having proper instruments for its effective regulation. From 2005, new regulatory acts and the creation of the Open University of Brazil seek to maintain this expansion without losing quality.
format article
author Segenreich, Stella Cecilia Duarte
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
author_facet Segenreich, Stella Cecilia Duarte
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
author_sort Segenreich, Stella Cecilia Duarte
title A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
title_short A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
title_full A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
title_fullStr A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
title_full_unstemmed A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
title_sort inserção da educação a distância no ensino superior do brasil: diretrizes e marcos regulatórios
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20993
work_keys_str_mv AT segenreichstellaceciliaduarte ainsercaodaeducacaoadistancianoensinosuperiordobrasildiretrizesemarcosregulatorios
AT castroaldamariaduartearaujo ainsercaodaeducacaoadistancianoensinosuperiordobrasildiretrizesemarcosregulatorios
AT segenreichstellaceciliaduarte theinsertionofdistanceeducationinhighereducationinbrazilguidelinesandregulatoryframeworks
AT castroaldamariaduartearaujo theinsertionofdistanceeducationinhighereducationinbrazilguidelinesandregulatoryframeworks
AT segenreichstellaceciliaduarte insercaodaeducacaoadistancianoensinosuperiordobrasildiretrizesemarcosregulatorios
AT castroaldamariaduartearaujo insercaodaeducacaoadistancianoensinosuperiordobrasildiretrizesemarcosregulatorios
_version_ 1773964082171346944