Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada

This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigative field, we chose the Per...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
Outros Autores: Carvalho, Valéria Lázaro de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20352
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Diálogo
Alteridade
Formação em música
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Diálogo
Alteridade
Formação em música
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
description This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigative field, we chose the Pernambuco Conservatory of Music, located in Recife / PE. The methodological approach used was qualitative, and the case study chosen as type of research. As data capture tool used the application of a questionnaire, and subsequently also made up the use of interviews. We bring as a theoretical framework, the thought of Dialogue philosophy presented by the philosopher Martin Buber, where dialogue is seen as essential for maintaining a relationship based on ethical sense of otherness. Another basis on which rests our theoretical framework is the perspective of otherness according to the thought of Emanuel Lévinnas, where the place of the other in the relationship is recognized and valued the building thus ensuring a satisfactory relationship. Also reflect on the historical significance of the area of conservatories for music education of the individual, addressing the indications given by Pereira (2013) on Habitus Conservatorial, which is in his critique a repetitive teaching model that reproduces in classrooms today's practices designed by music teachers in the past. In this way we seek to find in the midst of this Habitus Conservatorial the place for the emergence of otherness and dialogue among the subjects investigated. Data obtained in this research indicate that the dialogue between teachers and students is an excellent alternative to roads that rumen to a better educational experience about music education in the context of a conservatory of music. And they point out that the ethics of otherness is a core value for the formation of the individual.
author2 Carvalho, Valéria Lázaro de
author_facet Carvalho, Valéria Lázaro de
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
format masterThesis
author Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
author_sort Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
title Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_short Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_full Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_fullStr Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_full_unstemmed Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_sort ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352
work_keys_str_mv AT nascimentojuniorernandescandeiado ensinodemusicaealteridadediscutindoarelacaoentreprofessoresealunosemumaescolaespecializada
_version_ 1773957682585141248
spelling ri-123456789-203522023-01-12T19:34:48Z Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do Carvalho, Valéria Lázaro de http://lattes.cnpq.br/0251507319393929 http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 Mendes, Jean Joubert Freitas http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 Almeida, Cristiane Maria Galdino de http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 Diálogo Alteridade Formação em música CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigative field, we chose the Pernambuco Conservatory of Music, located in Recife / PE. The methodological approach used was qualitative, and the case study chosen as type of research. As data capture tool used the application of a questionnaire, and subsequently also made up the use of interviews. We bring as a theoretical framework, the thought of Dialogue philosophy presented by the philosopher Martin Buber, where dialogue is seen as essential for maintaining a relationship based on ethical sense of otherness. Another basis on which rests our theoretical framework is the perspective of otherness according to the thought of Emanuel Lévinnas, where the place of the other in the relationship is recognized and valued the building thus ensuring a satisfactory relationship. Also reflect on the historical significance of the area of conservatories for music education of the individual, addressing the indications given by Pereira (2013) on Habitus Conservatorial, which is in his critique a repetitive teaching model that reproduces in classrooms today's practices designed by music teachers in the past. In this way we seek to find in the midst of this Habitus Conservatorial the place for the emergence of otherness and dialogue among the subjects investigated. Data obtained in this research indicate that the dialogue between teachers and students is an excellent alternative to roads that rumen to a better educational experience about music education in the context of a conservatory of music. And they point out that the ethics of otherness is a core value for the formation of the individual. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo. 2016-04-29T23:01:08Z 2016-04-29T23:01:08Z 2015-05-28 masterThesis NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA