Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil

O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Farias, Mayara Ferreira de, Sonaglio, Kerlei Eniele
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19135
record_format dspace
spelling ri-123456789-191352017-11-01T05:59:20Z Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil Farias, Mayara Ferreira de Sonaglio, Kerlei Eniele Interdisciplinaridade no Turismo Multidisciplinaridade no Turismo Transdisciplinaridade no Turismo O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil 2015-08-13T18:04:49Z 2015-08-13T18:04:49Z 2013 article FARIAS, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró/RN, vol. 2, n. 2, p. 12-36, jul./dez. 2013. Disponível em:<http://periodicos.uern.br/index.php/turismo/article/viewFile/848/457>. Acesso em: 18 maio 2015. 2316-1493 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Interdisciplinaridade no Turismo
Multidisciplinaridade no Turismo
Transdisciplinaridade no Turismo
spellingShingle Interdisciplinaridade no Turismo
Multidisciplinaridade no Turismo
Transdisciplinaridade no Turismo
Farias, Mayara Ferreira de
Sonaglio, Kerlei Eniele
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
description O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil
format article
author Farias, Mayara Ferreira de
Sonaglio, Kerlei Eniele
author_facet Farias, Mayara Ferreira de
Sonaglio, Kerlei Eniele
author_sort Farias, Mayara Ferreira de
title Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
title_short Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
title_full Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
title_fullStr Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
title_full_unstemmed Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
title_sort inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do brasil
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135
work_keys_str_mv AT fariasmayaraferreirade intermultietransdisciplinaridadenoturismoquestoessobreoprocessodeensinoaprendizagemnoscursosdeturismodobrasil
AT sonagliokerleieniele intermultietransdisciplinaridadenoturismoquestoessobreoprocessodeensinoaprendizagemnoscursosdeturismodobrasil
_version_ 1773957815563452416