Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdi...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-19135 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-191352017-11-01T05:59:20Z Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil Farias, Mayara Ferreira de Sonaglio, Kerlei Eniele Interdisciplinaridade no Turismo Multidisciplinaridade no Turismo Transdisciplinaridade no Turismo O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil 2015-08-13T18:04:49Z 2015-08-13T18:04:49Z 2013 article FARIAS, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró/RN, vol. 2, n. 2, p. 12-36, jul./dez. 2013. Disponível em:<http://periodicos.uern.br/index.php/turismo/article/viewFile/848/457>. Acesso em: 18 maio 2015. 2316-1493 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Interdisciplinaridade no Turismo Multidisciplinaridade no Turismo Transdisciplinaridade no Turismo |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade no Turismo Multidisciplinaridade no Turismo Transdisciplinaridade no Turismo Farias, Mayara Ferreira de Sonaglio, Kerlei Eniele Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
description |
O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer
especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos
mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os
estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade,
o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando
como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de
turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica
baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se
que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das
disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso,
ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais
qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico,
da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao
processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil |
format |
article |
author |
Farias, Mayara Ferreira de Sonaglio, Kerlei Eniele |
author_facet |
Farias, Mayara Ferreira de Sonaglio, Kerlei Eniele |
author_sort |
Farias, Mayara Ferreira de |
title |
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
title_short |
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
title_full |
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
title_fullStr |
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
title_full_unstemmed |
Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil |
title_sort |
inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do brasil |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135 |
work_keys_str_mv |
AT fariasmayaraferreirade intermultietransdisciplinaridadenoturismoquestoessobreoprocessodeensinoaprendizagemnoscursosdeturismodobrasil AT sonagliokerleieniele intermultietransdisciplinaridadenoturismoquestoessobreoprocessodeensinoaprendizagemnoscursosdeturismodobrasil |
_version_ |
1773957815563452416 |