Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil

O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Farias, Mayara Ferreira de, Sonaglio, Kerlei Eniele
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19135
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil