Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola
En este trabajo nos ocupamos de la convergencia de la fotografía, el vídeo y la música, intermediado por una estación de radio en la escuela, instalada en la escuela Municipal de Djalma Maranhão, Natal, Rio Grande do Norte, en una clase de 5º año de jóvenes y adultos en el año escolar 2007. Se anali...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18320 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-18320 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-183202019-06-30T05:21:11Z Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola Pereira Filho, Sebastião Faustino http://lattes.cnpq.br/2910785578507657 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5 Silva, Luiz Custódio da http://lattes.cnpq.br/4218432912255127 Palmeira, Maria José de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3917948215397527 Ferreira, Adir Luiz http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8 Almeida, ângela Maria de Meios de comunicação Rádio Educação de jovens e adultos Medios de comunicación Radio Jóvenes y adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO En este trabajo nos ocupamos de la convergencia de la fotografía, el vídeo y la música, intermediado por una estación de radio en la escuela, instalada en la escuela Municipal de Djalma Maranhão, Natal, Rio Grande do Norte, en una clase de 5º año de jóvenes y adultos en el año escolar 2007. Se analizan las intervenciones causados los que participan en la vida escolar, a partir de las actividades realizadas por ellos, en la producción de programas de radio. Los procedimientos metodológicos sobre la base de la etnometodologia (COULON, 1995a, 1995b), en la investigación cualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1999, DENZIN y LINCOLN, 2006), participante como observador (MAY, 2004) y la investigación-acción (THIOLLENT, 1992). La comprensión de Paulo Freire en la comunicación e la educación es nuestro principal referente teórico. Los experimentos citados en los medios de comunicación revelaron varias posibilidades de mejora en la enseñanza y el aprendizaje, como el aumento de la autoestima de los estudiantes, social y de inclusión educativa de personas con discapacidad, disminución de la timidez y facilitar la comunicación entre los sujetos, lo que permite el diálogo entre ellos, intervino en sus relaciones sociales, más allá de los límites de la escuela. La investigación confirma, entonces, que la comunicación y la educación son parte de la misma naturaleza Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Neste trabalho, tratamos da convergência da fotografia, do vídeo e da música, intermediados por uma rádio escolar, instalada na Escola Municipal Djalma Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano da Educação de Jovens e Adultos, no ano letivo de 2007. Analisamos as intervenções provocadas no cotidiano escolar dos envolvidos, a partir das atividades desenvolvidas por eles, no processo de produção dos programas radiofônicos. Os procedimentos metodológicos adotados baseiam-se na etnometodologia (COULON, 1995a, 1995b), na pesquisa qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1999; DENZIN e LINCOLN, 2006), participante como observador (MAY, 2004) e na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1992). A concepção de Paulo Freire sobre comunicação e educação é nossa principal referência teórica. As experiências com os meios citados nos revelaram diversas possibilidades de melhoria no ensino-aprendizagem, como a elevação da auto-estima dos educandos, a inclusão sócio-educacional de pessoas portadoras de necessidades especiais, diminuição da timidez e da facilitação da comunicação entre os sujeitos, permitir o diálogo entre eles, intervindo nas suas relações sociais, ultrapassando os limites da escola. A pesquisa confirma, então, que comunicação e educação fazem parte da mesma natureza 2015-02-24T18:18:39Z 2015-02-13 2015-02-24T18:18:39Z 2011-09-02 doctoralThesis PEREIRA FILHO, Sebastião Faustino. Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola. 2011. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18320 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Meios de comunicação Rádio Educação de jovens e adultos Medios de comunicación Radio Jóvenes y adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Meios de comunicação Rádio Educação de jovens e adultos Medios de comunicación Radio Jóvenes y adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pereira Filho, Sebastião Faustino Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
description |
En este trabajo nos ocupamos de la convergencia de la fotografía, el vídeo y la música, intermediado por una estación de radio en la escuela, instalada en la escuela Municipal de Djalma Maranhão, Natal, Rio Grande do Norte, en una clase de 5º año de jóvenes y adultos en el año escolar 2007. Se analizan las intervenciones causados los que participan en la vida escolar, a partir de las actividades realizadas por ellos, en la producción de programas de radio. Los procedimientos metodológicos sobre la base de la etnometodologia (COULON, 1995a, 1995b), en la investigación cualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1999, DENZIN y LINCOLN, 2006), participante como observador (MAY, 2004) y la investigación-acción (THIOLLENT, 1992). La comprensión de Paulo Freire en la comunicación e la educación es nuestro principal referente teórico. Los experimentos citados en los medios de comunicación revelaron varias posibilidades de mejora en la enseñanza y el aprendizaje, como el aumento de la autoestima de los estudiantes, social y de inclusión educativa de personas con discapacidad, disminución de la timidez y facilitar la comunicación entre los sujetos, lo que permite el diálogo entre ellos, intervino en sus relaciones sociales, más allá de los límites de la escuela. La investigación confirma, entonces, que la comunicación y la educación son parte de la misma naturaleza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2910785578507657 |
author_facet |
http://lattes.cnpq.br/2910785578507657 Pereira Filho, Sebastião Faustino |
format |
doctoralThesis |
author |
Pereira Filho, Sebastião Faustino |
author_sort |
Pereira Filho, Sebastião Faustino |
title |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
title_short |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
title_full |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
title_fullStr |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
title_sort |
por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18320 |
work_keys_str_mv |
AT pereirafilhosebastiaofaustino porumapedagogiadooprimidomidiaticomeiosdecomunicacaoesuasintervencoesnaescola |
_version_ |
1773957678106673152 |