A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química

In this work it is presented a research developed in the initial training of teachers of the chemistry graduation course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The intervention was realized in two classes in the context of a discipline in the curricular structure with nineteen un...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freire, Melquesedeque da Silva
Outros Autores: Silva, Márcia Gorette Lima da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16061
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16061
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic formação inicial
estratégia de resolução de problemas
ensino de química
Initial teacher training
strategy Problem solving
teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle formação inicial
estratégia de resolução de problemas
ensino de química
Initial teacher training
strategy Problem solving
teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Freire, Melquesedeque da Silva
A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
description In this work it is presented a research developed in the initial training of teachers of the chemistry graduation course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The intervention was realized in two classes in the context of a discipline in the curricular structure with nineteen undergraduate students of chemistry. The study utilizes characteristics of the qualitative approach and uses observation, questionnaires, interviews and examination papers. The experiment involved a sequence of activities fundamented on the Problem Solving (PS) teaching strategy to approach chemical concepts. The proposal was planned and organized according to the theoretical presupposition of the work developed by the authors of the Science Education in PS, of teaching experience and from the initial hypotheses of the research. The goal was that the future teachers could experience the strategy and advance to the new meanings. The themes addressed in the activities were the difference between exercises and problems, exercises turning into problems, the steps of problem solving and some implications of the teaching strategy for the work of the teacher. The results showed evidence that through a process of collective reflection, and from the difficulties experienced in the strategy practice, the undergraduates are introduced to new perspectives of reflection and action of teaching practice, and understanding some benefits of innovative proposals for the teaching of chemistry. It also showed that, although this theme is approached, in some moments of the graduation, the future teachers don‟t know when or how to realize activities in this perspective. From the aspects that rose in research we highlighted the difficulties in the problem solving steps, the use of the strategy in school and the knowledge and skills of the teacher for planning activities in Problem Solving
author2 Silva, Márcia Gorette Lima da
author_facet Silva, Márcia Gorette Lima da
Freire, Melquesedeque da Silva
format masterThesis
author Freire, Melquesedeque da Silva
author_sort Freire, Melquesedeque da Silva
title A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
title_short A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
title_full A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
title_fullStr A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
title_full_unstemmed A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
title_sort estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16061
work_keys_str_mv AT freiremelquesedequedasilva aestrategiadidaticaderesolucaodeproblemasnaformacaodeprofessoresdequimica
AT freiremelquesedequedasilva estrategiadidaticaderesolucaodeproblemasnaformacaodeprofessoresdequimica
_version_ 1773959798140698624
spelling ri-123456789-160612017-11-02T14:06:14Z A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química Freire, Melquesedeque da Silva Silva, Márcia Gorette Lima da http://lattes.cnpq.br/0358064729580858 http://lattes.cnpq.br/6965522706601294 Martins, Andre Ferrer Pinto http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 Campos, Angela Fernandes http://lattes.cnpq.br/9400764965904535 formação inicial estratégia de resolução de problemas ensino de química Initial teacher training strategy Problem solving teaching chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In this work it is presented a research developed in the initial training of teachers of the chemistry graduation course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The intervention was realized in two classes in the context of a discipline in the curricular structure with nineteen undergraduate students of chemistry. The study utilizes characteristics of the qualitative approach and uses observation, questionnaires, interviews and examination papers. The experiment involved a sequence of activities fundamented on the Problem Solving (PS) teaching strategy to approach chemical concepts. The proposal was planned and organized according to the theoretical presupposition of the work developed by the authors of the Science Education in PS, of teaching experience and from the initial hypotheses of the research. The goal was that the future teachers could experience the strategy and advance to the new meanings. The themes addressed in the activities were the difference between exercises and problems, exercises turning into problems, the steps of problem solving and some implications of the teaching strategy for the work of the teacher. The results showed evidence that through a process of collective reflection, and from the difficulties experienced in the strategy practice, the undergraduates are introduced to new perspectives of reflection and action of teaching practice, and understanding some benefits of innovative proposals for the teaching of chemistry. It also showed that, although this theme is approached, in some moments of the graduation, the future teachers don‟t know when or how to realize activities in this perspective. From the aspects that rose in research we highlighted the difficulties in the problem solving steps, the use of the strategy in school and the knowledge and skills of the teacher for planning activities in Problem Solving Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Neste trabalho é apresentada uma experiência desenvolvida durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A intervenção se deu em duas turmas no contexto de uma disciplina da estrutura curricular com dezenove licenciandos de química. A pesquisa traz elementos da abordagem qualitativa e fez uso da observação, de questionários, entrevistas e prova pedagógica. A experiência envolveu uma sequência de atividades fundamentadas na estratégia de ensino por Resolução de Problemas (RP) para abordar conceitos químicos. A proposta foi planejada e organizada de acordo com os pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos por autores da Didática das Ciências em RP, da experiência docente e de hipóteses iniciais da investigação. O objetivo era que os futuros professores pudessem vivenciar a estratégia e avançar para os novos significados. Os temas abordados nas atividades foram as diferenças entre os exercícios e problemas, a transformação de exercícios em problemas, as etapas de resolução de problemas e algumas implicações da estratégia de ensino para o trabalho docente. Os resultados evidenciaram que, através de um processo de reflexão coletiva, e a partir das dificuldades encontradas na prática da estratégia, os licenciandos são introduzidos em novas perspectivas de reflexão e ação da prática de ensino e de compreensão de alguns benefícios de propostas inovadoras para o ensino de química. Revela também que apesar do tema RP ser abordado, em alguns momentos durante o curso de graduação, os futuros professores sinalizaram que não sabem como e quando realizar atividades nessa perspectiva. Dos aspectos que emergiram na investigação destacamos as dificuldades nas etapas de resolução de problemas, a utilização da estratégia no contexto escolar e os conhecimentos e habilidades do professor para planejar atividades em RP 2014-12-17T15:04:53Z 2010-11-04 2014-12-17T15:04:53Z 2010-07-05 masterThesis FREIRE, Melquesedeque da Silva. A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16061 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática