Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si

This thesis describes and analyzes the trajectory of education of an educator-teacher group to become tutor of memorials (final work of the course Normal Superior in Instituto de Educação superior President Kennedy IFESP-Natal-RN). The writing of memorials (self-biographical writing) propitiate...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5439142101250373
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14532
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14532
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Formação de professores
Memorial de formação
Trajetória de formação profissional
Escrita autobiográfica
Saberes docentes
Teacher education
Memorial of education
Trajectory of education
Self-biographical writing
Educating experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação de professores
Memorial de formação
Trajetória de formação profissional
Escrita autobiográfica
Saberes docentes
Teacher education
Memorial of education
Trajectory of education
Self-biographical writing
Educating experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro
Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
description This thesis describes and analyzes the trajectory of education of an educator-teacher group to become tutor of memorials (final work of the course Normal Superior in Instituto de Educação superior President Kennedy IFESP-Natal-RN). The writing of memorials (self-biographical writing) propitiates to the pupil that writes a reflection on his/her student and professional life, and to whom guides an evolution in his/her professional education. From the methodological point of view, we adopt an etnomethodological perspective of qualitative approach which describes the reality of real citizens inserted in a real situation of education. It is constituted of participants of the research of 32 educator-teachers, deriving of three different areas of academic formation. The instruments of data collection consist of eight life histories, 32 contextualization applications of the participants of the research, interviews with two consultants of the project, as well as some documents. The results of the analyses put in evidence that the education of the educator-teacher goes for two parallel ways: the first deals with the experiences, interactions and elements of daily practice; the second with the academy experiences where the educator-teacher searches the post-graduation courses. The integration of these two ways defines the educator-teacher identity with foundation in knowings that constitute in the exercise of guidance of memorials. The teachers knowings are considered insufficient by the majority and others knowings are mobilized to the knowing to be educator-teacher, memorial tutor. The thesis concludes that the trajectory of the educator-teacher constitutes an educator experience, in the direction of that implies an articulation among the learnings, abilities and knowings, to support the pupil in self-discovery, and that these multiple experiences favor the education of these teachers
author2 http://lattes.cnpq.br/5439142101250373
author_facet http://lattes.cnpq.br/5439142101250373
Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro
format doctoralThesis
author Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro
author_sort Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro
title Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
title_short Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
title_full Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
title_fullStr Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
title_full_unstemmed Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
title_sort tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14532
work_keys_str_mv AT carrilhomariadefatimapinheiro tornarseprofessorformadorpelaexperienciaformadoravivenciaseescritasdesi
_version_ 1773966339918004224
spelling ri-123456789-145322019-07-07T05:15:29Z Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si Carrilho, Maria de Fátima Pinheiro http://lattes.cnpq.br/5439142101250373 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6 Vasconcelos, Sandra Maia Farias http://lattes.cnpq.br/5092300534207989 Machado, Laêda Bezerra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Y4 Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Andrade, érika dos Reis Gusmão de http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 Formação de professores Memorial de formação Trajetória de formação profissional Escrita autobiográfica Saberes docentes Teacher education Memorial of education Trajectory of education Self-biographical writing Educating experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This thesis describes and analyzes the trajectory of education of an educator-teacher group to become tutor of memorials (final work of the course Normal Superior in Instituto de Educação superior President Kennedy IFESP-Natal-RN). The writing of memorials (self-biographical writing) propitiates to the pupil that writes a reflection on his/her student and professional life, and to whom guides an evolution in his/her professional education. From the methodological point of view, we adopt an etnomethodological perspective of qualitative approach which describes the reality of real citizens inserted in a real situation of education. It is constituted of participants of the research of 32 educator-teachers, deriving of three different areas of academic formation. The instruments of data collection consist of eight life histories, 32 contextualization applications of the participants of the research, interviews with two consultants of the project, as well as some documents. The results of the analyses put in evidence that the education of the educator-teacher goes for two parallel ways: the first deals with the experiences, interactions and elements of daily practice; the second with the academy experiences where the educator-teacher searches the post-graduation courses. The integration of these two ways defines the educator-teacher identity with foundation in knowings that constitute in the exercise of guidance of memorials. The teachers knowings are considered insufficient by the majority and others knowings are mobilized to the knowing to be educator-teacher, memorial tutor. The thesis concludes that the trajectory of the educator-teacher constitutes an educator experience, in the direction of that implies an articulation among the learnings, abilities and knowings, to support the pupil in self-discovery, and that these multiple experiences favor the education of these teachers A tese toma como objeto de estudo a trajetória de formação um grupo de professores formadores, que contam como se tornaram orientadores de memoriais de formação (trabalho final do Curso Normal Superior - IFESP/RN). Do ponto de vista teórico-metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva etnometodológica. O objetivo central é descrever como os participantes concebem o caminho percorrido e a sua situação de formação. Participaram da pesquisa 32 professores formadores, correspondendo a 78% do quadro docente da instituição. As fontes da pesquisa compreendem oito histórias de vida, 32 fichas de contextualização dos participantes, documentos oficiais, entrevistas com consultoras do projeto de implantação do IFESP. A análise das falas dos participantes revela que para a maioria dos formadores a função de orientador dos memoriais exige além do aprofundmento dos saberes docentes adquiridos, outros saberes inclusive sensibilidade e intuição. Os resultados põem em evidência que a formação do professor formador percorre, simultaneamente, dois caminhos: o primeiro é o da experiência vivenciada com seus orientandos e colegas na prática cotidiana, a qual vai se aprimorando ao longo dos anos; o segundo é caminho de retorno à universidade, onde o professor formador dará continuidade aos seus estudos pós-graduados. Assim, admitem que o saber ser orientador se faz no cruzamento dessas duas ordens de saberes no exercício da orientação dos memoriais, com repercussões positivas para a constituição de sua nova identidade como professor formador. Concluimos que em sua trajetória, os professores formadores articulam o campo da experiência prática e o campo teórico-metodológico, mas essa articulação implica um novo vínculo com a sua própria humanidade, o que lhes permite dar um novo sentido às aprendizagens, habilidades para apoiar o aluno na descoberta de si mesmo e, nesse processo, descobrirem, o que constitui a sua identidade de professores formadores e orientadores 2014-12-17T14:36:43Z 2007-08-10 2014-12-17T14:36:43Z 2007-03-16 doctoralThesis CARRILHO, Maria de Fátima Pinheiro. Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escritas de si. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14532 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação