A compreensão de vocabulários específico pelos alunos: um ponto de partida para a formação de professores
Nesse trabalho, buscou-se compreender o processoensino-aprendizagem de conceitos em áreas específicasdo conhecimento, ou como alunos compreendem ovocabulário técnico utilizado nessas áreas, onde o significadodifere da utilizaç&ati...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-92972017-09-14T12:56:54Z A compreensão de vocabulários específico pelos alunos: um ponto de partida para a formação de professores Días, Ana Compreensão de vocabulários alunos formação de professores Nesse trabalho, buscou-se compreender o processoensino-aprendizagem de conceitos em áreas específicasdo conhecimento, ou como alunos compreendem ovocabulário técnico utilizado nessas áreas, onde o significadodifere da utilização cotidiana. Em duas escolasde Fortaleza, uma da rede pública estadual e outrada rede particular, selecionou-se uma turma de 4ª sériedo Ensino Fundamental e foram observadas e analisadasaulas de História do Brasil e de Ciências. Para avaliara compreensão do vocabulário específico, por partede alunos e professoras, aplicou-se pré-testes epós-testes, contendo palavras ou expressões retiradasde material didático das áreas em questão. Esses instrumentospossibilitaram comparar a situação anteriore a posterior às aulas em que os conteúdos foram trabalhados.As atividades relativas a esses conteúdos tambémconstituíram objeto de análise. Foram realizadas,ainda, entrevistas com alunos e com professoras. As respostasdadas por alunos e professoras, nos pré-testes epós-testes, foram agrupadas em sete diferentes (mas nãohierárquicos) níveis, segundo critérios de aproximaçãoou distanciamento da significação específica da área.Os resultados revelaram uma cadeia de mal-entendidosquanto a esse vocabulário técnico específico, seja entreprofessoras ou alunos. Esses resultados foram o pontode partida para nova etapa da pesquisa, desta feita relativaà formação docente: a partir da análise das respostasde cada aluno, das informações coletadas na históriade vida profissional das professoras e dasdiscussões conjuntas, as docentes desencadearam açõesque revelaram a possibilidade de se conseguir umaaprendizagem significativa por parte dos alunos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9297 Revista do GELNE; v. 2 n. 1/2 (2000); 1-5 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9297/6651 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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