A compreensão de vocabulários específico pelos alunos: um ponto de partida para a formação de professores

Nesse trabalho, buscou-se compreender o processoensino-aprendizagem de conceitos em áreas específicasdo conhecimento, ou como alunos compreendem ovocabulário técnico utilizado nessas áreas, onde o significadodifere da utilizaç&ati...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Días, Ana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9297
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nesse trabalho, buscou-se compreender o processoensino-aprendizagem de conceitos em áreas específicasdo conhecimento, ou como alunos compreendem ovocabulário técnico utilizado nessas áreas, onde o significadodifere da utilização cotidiana. Em duas escolasde Fortaleza, uma da rede pública estadual e outrada rede particular, selecionou-se uma turma de 4ª sériedo Ensino Fundamental e foram observadas e analisadasaulas de História do Brasil e de Ciências. Para avaliara compreensão do vocabulário específico, por partede alunos e professoras, aplicou-se pré-testes epós-testes, contendo palavras ou expressões retiradasde material didático das áreas em questão. Esses instrumentospossibilitaram comparar a situação anteriore a posterior às aulas em que os conteúdos foram trabalhados.As atividades relativas a esses conteúdos tambémconstituíram objeto de análise. Foram realizadas,ainda, entrevistas com alunos e com professoras. As respostasdadas por alunos e professoras, nos pré-testes epós-testes, foram agrupadas em sete diferentes (mas nãohierárquicos) níveis, segundo critérios de aproximaçãoou distanciamento da significação específica da área.Os resultados revelaram uma cadeia de mal-entendidosquanto a esse vocabulário técnico específico, seja entreprofessoras ou alunos. Esses resultados foram o pontode partida para nova etapa da pesquisa, desta feita relativaà formação docente: a partir da análise das respostasde cada aluno, das informações coletadas na históriade vida profissional das professoras e dasdiscussões conjuntas, as docentes desencadearam açõesque revelaram a possibilidade de se conseguir umaaprendizagem significativa por parte dos alunos.