Aprendizagem da “burdening history”: desafios para a educação histórica

Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa que analisou narrativas de jovens sobre a história do Brasil e do Mundo e que  apontou alguns indicativos sobre a importância dos conceitos substantivos da História e suas relações com  os processos cognitivos de  formação da consciênc...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8094
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Descrição
Resumo:Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa que analisou narrativas de jovens sobre a história do Brasil e do Mundo e que  apontou alguns indicativos sobre a importância dos conceitos substantivos da História e suas relações com  os processos cognitivos de  formação da consciência histórica de jovens alunos. Verificou-se, nestas narrativas,  a predominância de determinados “cânones” como marcos e marcadores de mudanças históricas  em relação à história do país e da história mundial, os quais sugeriram a ausência e/ou exclusão de conteúdos que pudessem expandir, quantitativa e qualitativamente,  as experiências dos jovens em relação à sua orientação no fluxo do tempo. Entre estas, destacam-se,  por exemplo, a ausência de experiências relacionadas a episódios controversos da história do Brasil,  da história de pessoas comuns e da própria história dos jovens, dificultando uma aprendizagem histórica significativa e, portanto, a formação de uma consciência histórica mais complexa. O conceito de “burdening history” de Bodo von Borries (2011) foi utilizado como principal referencial teórico, bem como os princípios da aprendizagem histórica e da didática humanista de Jörn Rüsen (2012;2015).