Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7955 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-79552019-10-21T20:47:43Z Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha Sampaio, Marisa Narcizo Professoras iniciantes. Complexidade. Programa de apoio. Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955 Revista Educação em Questão; v. 52 n. 38 (2015): maio/ago. 2015; 36-60 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v52n38 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955/5722 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Sampaio, Marisa Narcizo |
spellingShingle |
Sampaio, Marisa Narcizo Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
author_facet |
Sampaio, Marisa Narcizo |
author_sort |
Sampaio, Marisa Narcizo |
title |
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
title_short |
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
title_full |
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
title_fullStr |
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
title_full_unstemmed |
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha |
title_sort |
inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na espanha |
description |
Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955 |
work_keys_str_mv |
AT sampaiomarisanarcizo insercaodeprofessorasiniciantesemescolaspublicasumolharsobreaspraticasnaespanha |
_version_ |
1766682653126295552 |