Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha

Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7955
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-79552019-10-21T20:47:43Z Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha Sampaio, Marisa Narcizo Professoras iniciantes. Complexidade. Programa de apoio. Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955 Revista Educação em Questão; v. 52 n. 38 (2015): maio/ago. 2015; 36-60 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v52n38 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955/5722
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Sampaio, Marisa Narcizo
spellingShingle Sampaio, Marisa Narcizo
Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
author_facet Sampaio, Marisa Narcizo
author_sort Sampaio, Marisa Narcizo
title Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
title_short Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
title_full Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
title_fullStr Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
title_full_unstemmed Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha
title_sort inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na espanha
description Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7955
work_keys_str_mv AT sampaiomarisanarcizo insercaodeprofessorasiniciantesemescolaspublicasumolharsobreaspraticasnaespanha
_version_ 1766682653126295552