Entre o prescrito, o vivido e o narrado: a problemática da Formação Docente do Curso de Ciências Sociais na Universidade Regional do Cariri (URCA)
Este artigo tem como temática central a análise da problemática do currículo prescrito e do currículo vivido na formação docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri, c...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-41762014-05-06T13:48:45Z Entre o prescrito, o vivido e o narrado: a problemática da Formação Docente do Curso de Ciências Sociais na Universidade Regional do Cariri (URCA) Silva, Adriana Maria Simião da Este artigo tem como temática central a análise da problemática do currículo prescrito e do currículo vivido na formação docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri, com o objetivo de analisar essa formação, a partir do percurso histórico de sua implantação e estudo de sua estrutura curricular para a modalidade da licenciatura, destacando a proposta do estágio supervisionado como eixo de sua sustentação. Além disso, buscou-se discutir a relação ensino e pesquisa enquanto diretriz norteadora das atividades teórica e prática do curso, a partir das experiências e saberes docentes dos licenciados, construídos durante os momentos formativos empreendidos no decorrer do estágio supervisionado, enquanto elemento delineador da identidade profissional, e balizadores da ação docente desenvolvida por eles após conclusão do curso, ao assumirem o magistério como professores de Sociologia no ensino médio. Considero necessário e urgente delinear novas concepções de ensino, aprendizagem e formação, pois, como sabemos nesses espaços de vivências e experiências, muitas vezes a dinâmica do vivido e da construção de saberes da prática é deixada à parte em prol do cumprimento de programas e conteúdos pré-estabelecidos em currículos prescritos, vazios de um entendimento complexo, integrativo e holístico. UFRN 2013-09-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4176 Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 268-283 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4176/3410 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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Este artigo tem como temática central a análise da problemática do currículo prescrito e do currículo vivido na formação docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri, com o objetivo de analisar essa formação, a partir do percurso histórico de sua implantação e estudo de sua estrutura curricular para a modalidade da licenciatura, destacando a proposta do estágio supervisionado como eixo de sua sustentação. Além disso, buscou-se discutir a relação ensino e pesquisa enquanto diretriz norteadora das atividades teórica e prática do curso, a partir das experiências e saberes docentes dos licenciados, construídos durante os momentos formativos empreendidos no decorrer do estágio supervisionado, enquanto elemento delineador da identidade profissional, e balizadores da ação docente desenvolvida por eles após conclusão do curso, ao assumirem o magistério como professores de Sociologia no ensino médio. Considero necessário e urgente delinear novas concepções de ensino, aprendizagem e formação, pois, como sabemos nesses espaços de vivências e experiências, muitas vezes a dinâmica do vivido e da construção de saberes da prática é deixada à parte em prol do cumprimento de programas e conteúdos pré-estabelecidos em currículos prescritos, vazios de um entendimento complexo, integrativo e holístico. |
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