Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gêne...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4062 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40622019-06-27T17:01:50Z Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores Brito, Maria Cláudia Deliberato, Débora Carrara, Kester Síndrome de Asperger. Comunicação. Educação Especial. O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062 Revista Educação em Questão; v. 42 n. 28 (2012): jan./abr. 2012 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062/3329 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Brito, Maria Cláudia Deliberato, Débora Carrara, Kester |
spellingShingle |
Brito, Maria Cláudia Deliberato, Débora Carrara, Kester Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
author_facet |
Brito, Maria Cláudia Deliberato, Débora Carrara, Kester |
author_sort |
Brito, Maria Cláudia |
title |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_short |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_full |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_fullStr |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_full_unstemmed |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_sort |
relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de asperger e estratégias de professores |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062 |
work_keys_str_mv |
AT britomariaclaudia relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores AT deliberatodebora relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores AT carrarakester relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores |
_version_ |
1766682618285260800 |