Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores

O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gêne...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Brito, Maria Cláudia, Deliberato, Débora, Carrara, Kester
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4062
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40622019-06-27T17:01:50Z Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores Brito, Maria Cláudia Deliberato, Débora Carrara, Kester Síndrome de Asperger. Comunicação. Educação Especial. O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062 Revista Educação em Questão; v. 42 n. 28 (2012): jan./abr. 2012 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062/3329
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Brito, Maria Cláudia
Deliberato, Débora
Carrara, Kester
spellingShingle Brito, Maria Cláudia
Deliberato, Débora
Carrara, Kester
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
author_facet Brito, Maria Cláudia
Deliberato, Débora
Carrara, Kester
author_sort Brito, Maria Cláudia
title Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
title_short Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
title_full Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
title_fullStr Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
title_full_unstemmed Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
title_sort relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de asperger e estratégias de professores
description O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062
work_keys_str_mv AT britomariaclaudia relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores
AT deliberatodebora relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores
AT carrarakester relacoesentreoperfilcomunicativodecriancascomsindromedeaspergereestrategiasdeprofessores
_version_ 1766682618285260800