A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas

Este estudo tem como objetivo identificaros diferentes significados produzidos sobreEducação Tutorial a partir da experiência dedocentes do Programa de Educação Tutorial(PET). Foram entrevistados todos os tutores daregião metropolitana...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Thiago Loreto Garcia da, Andrades, Bruna D’andréa de, Scarparo, Helena Beatriz Kochenboerger, Pizzinato, Adolfo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4016
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40162019-06-27T17:01:53Z A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas Silva, Thiago Loreto Garcia da Andrades, Bruna D’andréa de Scarparo, Helena Beatriz Kochenboerger Pizzinato, Adolfo Educação tutorial. Programa PET. Práticas. Ensino. Este estudo tem como objetivo identificaros diferentes significados produzidos sobreEducação Tutorial a partir da experiência dedocentes do Programa de Educação Tutorial(PET). Foram entrevistados todos os tutores daregião metropolitana de Porto Alegre, elegendouma análise qualitativa dos dados.Conhecendo a maneira com que cada umtrabalha com seu grupo, seus pontos emcomum e suas diferenças, se abre o debatesobre o que é ser tutor e, assim, se gera apossibilidade de agregar diferentes práticasde ensino no ambiente educacional, contribuindopara a melhoria das condições deensino. As práticas de Educação Tutorialse consolidam a partir de uma necessidadebrasileira de um ensino superior dequalidade. Segundo os participantes da pesquisa,se rompe com o modelo tradicional ecientificista, abrindo um espaço produtor dediálogos e articulação de diferentes saberes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016 Revista Educação em Questão; v. 39 n. 25 (2010): set./dez. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016/3283
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Thiago Loreto Garcia da
Andrades, Bruna D’andréa de
Scarparo, Helena Beatriz Kochenboerger
Pizzinato, Adolfo
spellingShingle Silva, Thiago Loreto Garcia da
Andrades, Bruna D’andréa de
Scarparo, Helena Beatriz Kochenboerger
Pizzinato, Adolfo
A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
author_facet Silva, Thiago Loreto Garcia da
Andrades, Bruna D’andréa de
Scarparo, Helena Beatriz Kochenboerger
Pizzinato, Adolfo
author_sort Silva, Thiago Loreto Garcia da
title A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
title_short A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
title_full A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
title_fullStr A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
title_full_unstemmed A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
title_sort educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas
description Este estudo tem como objetivo identificaros diferentes significados produzidos sobreEducação Tutorial a partir da experiência dedocentes do Programa de Educação Tutorial(PET). Foram entrevistados todos os tutores daregião metropolitana de Porto Alegre, elegendouma análise qualitativa dos dados.Conhecendo a maneira com que cada umtrabalha com seu grupo, seus pontos emcomum e suas diferenças, se abre o debatesobre o que é ser tutor e, assim, se gera apossibilidade de agregar diferentes práticasde ensino no ambiente educacional, contribuindopara a melhoria das condições deensino. As práticas de Educação Tutorialse consolidam a partir de uma necessidadebrasileira de um ensino superior dequalidade. Segundo os participantes da pesquisa,se rompe com o modelo tradicional ecientificista, abrindo um espaço produtor dediálogos e articulação de diferentes saberes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016
work_keys_str_mv AT silvathiagoloretogarciada aeducacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT andradesbrunadandreade aeducacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT scarparohelenabeatrizkochenboerger aeducacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT pizzinatoadolfo aeducacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT silvathiagoloretogarciada educacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT andradesbrunadandreade educacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT scarparohelenabeatrizkochenboerger educacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
AT pizzinatoadolfo educacaotutorialreflexaodedocentessobresuaspraticas
_version_ 1766682609345101824