A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português

Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professoresdo 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),desenvolvidos no âmbito do ProgramaNacional de Ensino do Português (PNEP),que constituiu uma disserta&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Sílvia Maria Alvadia, Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4013
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40132019-06-27T17:01:54Z A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português Alves, Sílvia Maria Alvadia Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Formação contínua. Reflexão. Identidade profissional. Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professoresdo 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),desenvolvidos no âmbito do ProgramaNacional de Ensino do Português (PNEP),que constituiu uma dissertação de mestradoem Ciências da Educação. Pretendeu-seestudar a formação no PNEP e de que modoesta se traduz na alteração/melhoria daspráticas educativas e, de forma mais específica,compreender as implicações que aactividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimentoe na melhoria da prática docente.Foi desenvolvido um estudo exploratório decaracterísticas de investigação qualitativaem Ciências da Educação. Os resultados doestudo apontam para o reconhecimento daimportância da formação contínua centradanas escolas como factor do desenvolvimentodo trabalho reflexivo e colaborativo, quepoderá conduzir à mudança educacional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013 Revista Educação em Questão; v. 39 n. 25 (2010): set./dez. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013/3280
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Alves, Sílvia Maria Alvadia
Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
spellingShingle Alves, Sílvia Maria Alvadia
Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
author_facet Alves, Sílvia Maria Alvadia
Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
author_sort Alves, Sílvia Maria Alvadia
title A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
title_short A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
title_full A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
title_fullStr A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
title_full_unstemmed A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
title_sort reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do programa nacional de ensino do português
description Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professoresdo 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),desenvolvidos no âmbito do ProgramaNacional de Ensino do Português (PNEP),que constituiu uma dissertação de mestradoem Ciências da Educação. Pretendeu-seestudar a formação no PNEP e de que modoesta se traduz na alteração/melhoria daspráticas educativas e, de forma mais específica,compreender as implicações que aactividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimentoe na melhoria da prática docente.Foi desenvolvido um estudo exploratório decaracterísticas de investigação qualitativaem Ciências da Educação. Os resultados doestudo apontam para o reconhecimento daimportância da formação contínua centradanas escolas como factor do desenvolvimentodo trabalho reflexivo e colaborativo, quepoderá conduzir à mudança educacional.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
work_keys_str_mv AT alvessilviamariaalvadia areflexaocolaborativacomodispositivodemudancaformacaocontinuadeprofessoresnocontextodoprogramanacionaldeensinodoportugues
AT pereiramariadefatimacarneiroribeiro areflexaocolaborativacomodispositivodemudancaformacaocontinuadeprofessoresnocontextodoprogramanacionaldeensinodoportugues
AT alvessilviamariaalvadia reflexaocolaborativacomodispositivodemudancaformacaocontinuadeprofessoresnocontextodoprogramanacionaldeensinodoportugues
AT pereiramariadefatimacarneiroribeiro reflexaocolaborativacomodispositivodemudancaformacaocontinuadeprofessoresnocontextodoprogramanacionaldeensinodoportugues
_version_ 1766682608753704960