A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português

Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professoresdo 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),desenvolvidos no âmbito do ProgramaNacional de Ensino do Português (PNEP),que constituiu uma disserta&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Sílvia Maria Alvadia, Pereira, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professoresdo 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),desenvolvidos no âmbito do ProgramaNacional de Ensino do Português (PNEP),que constituiu uma dissertação de mestradoem Ciências da Educação. Pretendeu-seestudar a formação no PNEP e de que modoesta se traduz na alteração/melhoria daspráticas educativas e, de forma mais específica,compreender as implicações que aactividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimentoe na melhoria da prática docente.Foi desenvolvido um estudo exploratório decaracterísticas de investigação qualitativaem Ciências da Educação. Os resultados doestudo apontam para o reconhecimento daimportância da formação contínua centradanas escolas como factor do desenvolvimentodo trabalho reflexivo e colaborativo, quepoderá conduzir à mudança educacional.