A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

Abstract: The research aimed to problematize the historical course of the concept of emancipation from the seventeenth century to the twentieth century with authors as: Immanuel Kant; Theodor Adorno; Max Horkheimer and some representatives of the movements of emergency and inmersion of educational a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mora Casasola, Maria Fernanda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33957
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-33957
record_format ojs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Mora Casasola, Maria Fernanda
spellingShingle Mora Casasola, Maria Fernanda
A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
author_facet Mora Casasola, Maria Fernanda
author_sort Mora Casasola, Maria Fernanda
title A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
title_short A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
title_full A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
title_fullStr A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
title_sort emancipação: breve percurso histórico-filosófico do conceito e a sua relação com a educação
description Abstract: The research aimed to problematize the historical course of the concept of emancipation from the seventeenth century to the twentieth century with authors as: Immanuel Kant; Theodor Adorno; Max Horkheimer and some representatives of the movements of emergency and inmersion of educational and pedagogical projects of Latinoamerica: Paulo Freire, Dermeval Saviani, Enrique Dussel and Marco Raúl Jiménez. Some of the implications that this concept has had in the different changes of the social models present in these times are highlighted. This is a bibliographic research of a qualitative nature. When addressing the concept of emancipation, with ideas such as the emergence of consciousness and autonomy, the principle arises that education can be a means for man to become man. In addressing the concept of emancipation, this study indicates its importance for the consolidation of a democratic and inclusive education project, which makes ruptures with conservative paradigms anchored in the neoliberal ideology that, in the last decade, has spread, especially in the field of educational policies.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33957
work_keys_str_mv AT moracasasolamariafernanda aemancipacaobrevepercursohistoricofilosoficodoconceitoeasuarelacaocomaeducacao
AT moracasasolamariafernanda emancipacaobrevepercursohistoricofilosoficodoconceitoeasuarelacaocomaeducacao
_version_ 1785623680480444416
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-339572023-12-05T18:44:52Z A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Mora Casasola, Maria Fernanda emancipação, filosofia; história; educação Emancipation; Philosophy; History; Education. Abstract: The research aimed to problematize the historical course of the concept of emancipation from the seventeenth century to the twentieth century with authors as: Immanuel Kant; Theodor Adorno; Max Horkheimer and some representatives of the movements of emergency and inmersion of educational and pedagogical projects of Latinoamerica: Paulo Freire, Dermeval Saviani, Enrique Dussel and Marco Raúl Jiménez. Some of the implications that this concept has had in the different changes of the social models present in these times are highlighted. This is a bibliographic research of a qualitative nature. When addressing the concept of emancipation, with ideas such as the emergence of consciousness and autonomy, the principle arises that education can be a means for man to become man. In addressing the concept of emancipation, this study indicates its importance for the consolidation of a democratic and inclusive education project, which makes ruptures with conservative paradigms anchored in the neoliberal ideology that, in the last decade, has spread, especially in the field of educational policies. La investigación tuvo como objetivo problematizar el recorrido histórico-filosófico del concepto de emancipación desde el siglo diecisiete hasta el siglo veinte, a partir de los siguientes autores seleccionados: Immanuel Kant, Theodor Adorno, Max Horkheimer y algunos representantes de los movimientos de surgimiento e inmersión de proyectos educativos y pedagógicos de Latinoamérica: Paulo Freire, Dermeval Saviani, Enrique Dussel y Marco Raúl Jiménez. Se destacan algunas implicaciones de ese concepto en los diferentes cambios de los modelos sociales presentes en estas épocas. Se trata de una investigación bibliográfica, de naturaleza cualitativa. Al abordar el concepto de emancipación, con ideas tales como: la emergencia de la consciencia y la autonomía, surge el principio de que la educación puede ser un medio para que el hombre se torne hombre. Por lo tanto  este estudio indica la importancia de la consolidación de un proyecto de educación democrática e inclusiva, que haga rupturas con paradigmas conservadores instalados en la ideología liberal que, en la última década, se ha expandido, especialmente en el campo de las políticas educativas. A pesquisa objetivou problematizar o percurso histórico-filosófico do conceito emancipação desde o século XVII até o século XX, a partir dos seguintes autores selecionados: Immanuel Kant, Theodor Adorno, Max Horkheimer e alguns representantes dos movimentos de emergência e inmersão  de projetos educativos e pedagógicos de Latinoamerica: Paulo Freire, Dermeval Saviani, Enrique Dussel e Marco Raúl Jiménez. Destacam-se algumas implicações desse conceito nas diferentes mudanças dos modelos sociais presentes nestas épocas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Ao abordar o conceito de emancipação, com ideias tais como: a emergência da consciência e a autonomia, surge o princípio de que a educação pode ser um meio para que o homem se torne homem. Portanto esse estudo indica a importância da consolidação de um projeto de educação democrática e inclusiva, que faça rupturas com paradigmas conservadores ancorados no ideário neoliberal que, na última década, tem se espraiado, especialmente no campo das políticas educacionais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-11-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33957 Knowledge: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 23 No. 3 (2023): Dossier Philosophy of Education and Modernity; FI01 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 23 Núm. 3 (2023): Dossier Filosofía de la Educación y Modernidad; FI01 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 3 (2023): Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade; FI01 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n3 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33957/17802 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0