Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade
This article aims to report a study that investigated the acceptability level and the effects of linguistic training of clitic pronouns through the maze task as a pedagogical tool to improve the implicit knowledge of L1 structures in highly educated individuals. Recent evidence suggests that languag...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29977 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-299772023-04-25T18:23:54Z Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade Samuel Fonseca de Oliveira, Cândido Weissheimer, Janaina This article aims to report a study that investigated the acceptability level and the effects of linguistic training of clitic pronouns through the maze task as a pedagogical tool to improve the implicit knowledge of L1 structures in highly educated individuals. Recent evidence suggests that language training can modify linguistic knowledge (WELLS ET AL., 2009; FINE et al., 2013; FRAUNDORF; JAGER, 2016). We analyzed the behavior of Brazilian speakers of Portuguese as a first language in relation to the acceptability of clitic pronouns (enclisis and proclisis) and verified the effects of an online training with the maze task, comparing the results of a pre-test and a post-test, in which we measure acceptability judgments. Regarding the acceptability of pronouns, the results suggest that the two structures with clitic pronouns generated similar behaviors among participants with higher education, pointing to an effect of schooling on the refinement of pronominal placement. Regarding the effects of training with the maze task, the intervention implemented was not sufficient to generate an effect on the perception of the acceptability of pronominal structures. Este artigo visa reportar um estudo que investigou o nível de aceitabilidade e os efeitos do treinamento linguístico de pronomes clíticos por meio da tarefa do labirinto como uma ferramenta pedagógica para aprimorar o conhecimento implícito de estruturas da língua nativa de indivíduos de alta escolaridade. Evidências recentes sugerem que o treinamento linguístico baseado em alta exposição a estruturas de menor frequência pode modificar o conhecimento e o comportamento em relação a elas. Analisamos o comportamento de brasileiros falantes de português como primeira língua em relação à aceitabilidade de pronomes clíticos (ênclise e próclise) e verificamos os efeitos de um treinamento remoto com a tarefa do labirinto, comparando os resultados de um pré-teste e de um pós-teste, nos quais medimos julgamentos de aceitabilidade. Em relação à aceitabilidade dos pronomes, os resultados sugerem que as duas estruturas com os pronomes clíticos geraram comportamentos similares entre os participantes de alta escolaridade, apontando para um efeito da escolaridade sobre o refinamento no processamento da colocação pronominal. Sobre os efeitos do treinamento com a tarefa labirinto, a intervenção implementada não foi suficiente para gerar um efeito na percepção sobre a aceitabilidade das estruturas pronominais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977 Revista do GELNE; v. 25 n. 1 (2023); e29977 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977/16872 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Samuel Fonseca de Oliveira, Cândido Weissheimer, Janaina |
spellingShingle |
Samuel Fonseca de Oliveira, Cândido Weissheimer, Janaina Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
author_facet |
Samuel Fonseca de Oliveira, Cândido Weissheimer, Janaina |
author_sort |
Samuel Fonseca de Oliveira, Cândido |
title |
Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
title_short |
Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
title_full |
Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
title_fullStr |
Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
title_full_unstemmed |
Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
title_sort |
aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na l1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade |
description |
This article aims to report a study that investigated the acceptability level and the effects of linguistic training of clitic pronouns through the maze task as a pedagogical tool to improve the implicit knowledge of L1 structures in highly educated individuals. Recent evidence suggests that language training can modify linguistic knowledge (WELLS ET AL., 2009; FINE et al., 2013; FRAUNDORF; JAGER, 2016). We analyzed the behavior of Brazilian speakers of Portuguese as a first language in relation to the acceptability of clitic pronouns (enclisis and proclisis) and verified the effects of an online training with the maze task, comparing the results of a pre-test and a post-test, in which we measure acceptability judgments. Regarding the acceptability of pronouns, the results suggest that the two structures with clitic pronouns generated similar behaviors among participants with higher education, pointing to an effect of schooling on the refinement of pronominal placement. Regarding the effects of training with the maze task, the intervention implemented was not sufficient to generate an effect on the perception of the acceptability of pronominal structures. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977 |
work_keys_str_mv |
AT samuelfonsecadeoliveiracandido aceitabilidadedepronomescliticosetreinamentolinguisticonal1comatarefalabirintoemindividuosdealtaescolaridade AT weissheimerjanaina aceitabilidadedepronomescliticosetreinamentolinguisticonal1comatarefalabirintoemindividuosdealtaescolaridade |
_version_ |
1766683439970385920 |