Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório

This paper discusses the challenges of including children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education and the contributions of the non-mandatory internship to the instrumentalization of teachers in training, evidenced from the experience report in the context of education in a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lopes, Naligia, Silva, Atawany
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/20761
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20761
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-207612022-05-04T19:21:22Z Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório Lopes, Naligia Silva, Atawany Estágio, Educação Infantil, Inclusão, TEA Internship, Childhood Education, Inclusion, ASD This paper discusses the challenges of including children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education and the contributions of the non-mandatory internship to the instrumentalization of teachers in training, evidenced from the experience report in the context of education in a public school daycare center in the city of Assú / RN. The authors report lived situations and challenges faced, relating them to formative aspects, weaving reflections based on the official documents and the perspectives of Mergl and Azoni (2015), Cunha (2013), Pimenta e Lima (2006) and Machado (2019), presenting the space of the daycare as the host of inclusive practices in education, highlighting the need for specialized training of teachers to guarantee the rights of the child in terms of quality inclusive education, as well as the training aspects derived from the internship. O presente trabalho discute os desafios da inclusão de crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação infantil e as contribuições do estágio não-obrigatório para a instrumentalização dos professores em formação, evidenciadas a partir do relato de experiência no âmbito da educação em uma creche escolar pública da cidade de Assú/RN. As autoras relatam situações vividas e desafios enfrentados relacionando-os com aspectos formativos,  tecendo reflexões com base nos documentos oficiais e nas perspectivas  de Mergl e Azoni (2015), Cunha (2013), Pimenta e Lima (2006) e Machado (2019), apresentando o espaço da creche infantil como a anfitriã das práticas inclusivas na educação, evidenciando  a necessidade de formação especializadas dos professores para que sejam garantidos os direitos da criança quanto a educação inclusiva de qualidade, assim como os aspectos formativos derivados do estágio. UFRN 2022-03-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/20761 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 1 (2022) 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/20761/15490 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lopes, Naligia
Silva, Atawany
spellingShingle Lopes, Naligia
Silva, Atawany
Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
author_facet Lopes, Naligia
Silva, Atawany
author_sort Lopes, Naligia
title Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
title_short Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
title_full Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
title_fullStr Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
title_full_unstemmed Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
title_sort infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
description This paper discusses the challenges of including children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education and the contributions of the non-mandatory internship to the instrumentalization of teachers in training, evidenced from the experience report in the context of education in a public school daycare center in the city of Assú / RN. The authors report lived situations and challenges faced, relating them to formative aspects, weaving reflections based on the official documents and the perspectives of Mergl and Azoni (2015), Cunha (2013), Pimenta e Lima (2006) and Machado (2019), presenting the space of the daycare as the host of inclusive practices in education, highlighting the need for specialized training of teachers to guarantee the rights of the child in terms of quality inclusive education, as well as the training aspects derived from the internship.
publisher UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/20761
work_keys_str_mv AT lopesnaligia infanciaeodesafiodainclusaoescolaraexperienciadeumestagionaoobrigatorio
AT silvaatawany infanciaeodesafiodainclusaoescolaraexperienciadeumestagionaoobrigatorio
_version_ 1766683739839004672