MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

  Four operations configure the organization, construction and integration of knowledge, such as: linkage, separation, analysis and synthesis. Brazilian formal education has turned its attention to the separation and analysis of knowledge, resulting in a reductionist education, in which stu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Azevedo, Cyntia, Emmanuel Araújo Severo, Thiago, Thalita de Oliveira Martins, Janielle, Souza Silva, Lorena, Juliete de Paiva Silva, Karla
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19138
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19138
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-191382021-11-04T00:56:27Z MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR Azevedo, Cyntia Emmanuel Araújo Severo, Thiago Thalita de Oliveira Martins, Janielle Souza Silva, Lorena Juliete de Paiva Silva, Karla   Four operations configure the organization, construction and integration of knowledge, such as: linkage, separation, analysis and synthesis. Brazilian formal education has turned its attention to the separation and analysis of knowledge, resulting in a reductionist education, in which students are not stimulated to formulate their ideas, think about knowledge and therefore are not taught to create. In this way, play and interdisciplinary activities are seen as valid pedagogical purposes in the teaching-learning process. In this sense, the objective of this work is to analyze the use of didactic models in the construction of knowledge about the evolution of the species and other related topics (ecological niche, habitat, adaptive radiation) in a didactic sequence proposed by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship , UFRN Interdisciplinary subproject, with 7th grade students from elementary school II and the 4th period of the Education of Young and Adults of the State School Professor Antônio Fagundes - Natal-RN. Cuatro operaciones configuran la organización, construcción e integración del conocimiento, a saber: vinculación, separación, análisis y síntesis. La educación formal brasileña ha centrado su atención en la separación y en análisis del conocimiento, proceso que resulta en una educación reduccionista, en la que no se alienta a los estudiantes a formular sus propias ideas, a pensar en el conocimiento y, por lo tanto, no se les enseña a crear. En ese sentido, las actividades lúdicas e interdisciplinarias se consideran propósitos pedagógicos válidos en el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este sentido, el objetivo de este trabajo es analizar el uso de modelos didácticos en la construcción del conocimiento sobre la evolución de las especies y otros temas relacionados (nicho ecológico, habitat, radiación adaptativa) en una secuencia didáctica propuesta por el Programa Institucional de Iniciativa de Enseñanza, Subproyecto interdisciplinario de la UFRN, con estudiantes del séptimo grado de la escuela primaria II y el cuarto período de educación de jóvenes y adultos en la Escola Estadual Professor Antônio Fagundes - Natal-RN Quatro operações configuram a organização, construção e integração do conhecimento, sendo essas: ligação, separação, análise e síntese. O ensino formal brasileiro tem voltado sua atenção para separação e análise do conhecimento, resultando em uma educação reducionista, na qual os alunos não são estimulados a formular suas ideias, a pensar o conhecimento e, por conseguinte não são ensinados a criar. Dessa forma, as atividades lúdicas e interdisciplinares são vistas como fins pedagógicos válidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de modelos didáticos na construção do conhecimento sobre a evolução das espécies e outros temas relacionados (nicho ecológico, habitat, radiação adaptativa) em uma sequência didática proposta pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Interdisciplinar UFRN, com alunos do 7º ano do ensino fundamental II e do 4º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes – Natal-RN. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19138 Revista Extensão & Sociedade; v. 11 n. 1 (2020): Revista Extensão & Sociedade Vol. XI, 2020.1 2178-6054 2595-0150 10.21680/2178-6054.2020v11n1 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19138/14944 Copyright (c) 2020 Revista Extensão & Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Azevedo, Cyntia
Emmanuel Araújo Severo, Thiago
Thalita de Oliveira Martins, Janielle
Souza Silva, Lorena
Juliete de Paiva Silva, Karla
spellingShingle Azevedo, Cyntia
Emmanuel Araújo Severo, Thiago
Thalita de Oliveira Martins, Janielle
Souza Silva, Lorena
Juliete de Paiva Silva, Karla
MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
author_facet Azevedo, Cyntia
Emmanuel Araújo Severo, Thiago
Thalita de Oliveira Martins, Janielle
Souza Silva, Lorena
Juliete de Paiva Silva, Karla
author_sort Azevedo, Cyntia
title MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
title_short MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
title_full MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
title_sort modelos didáticos na construção do conhecimento sobre evolução das espécies: intervenção do pibid como proposta de ensino interdisciplinar
description   Four operations configure the organization, construction and integration of knowledge, such as: linkage, separation, analysis and synthesis. Brazilian formal education has turned its attention to the separation and analysis of knowledge, resulting in a reductionist education, in which students are not stimulated to formulate their ideas, think about knowledge and therefore are not taught to create. In this way, play and interdisciplinary activities are seen as valid pedagogical purposes in the teaching-learning process. In this sense, the objective of this work is to analyze the use of didactic models in the construction of knowledge about the evolution of the species and other related topics (ecological niche, habitat, adaptive radiation) in a didactic sequence proposed by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship , UFRN Interdisciplinary subproject, with 7th grade students from elementary school II and the 4th period of the Education of Young and Adults of the State School Professor Antônio Fagundes - Natal-RN.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19138
work_keys_str_mv AT azevedocyntia modelosdidaticosnaconstrucaodoconhecimentosobreevolucaodasespeciesintervencaodopibidcomopropostadeensinointerdisciplinar
AT emmanuelaraujoseverothiago modelosdidaticosnaconstrucaodoconhecimentosobreevolucaodasespeciesintervencaodopibidcomopropostadeensinointerdisciplinar
AT thalitadeoliveiramartinsjanielle modelosdidaticosnaconstrucaodoconhecimentosobreevolucaodasespeciesintervencaodopibidcomopropostadeensinointerdisciplinar
AT souzasilvalorena modelosdidaticosnaconstrucaodoconhecimentosobreevolucaodasespeciesintervencaodopibidcomopropostadeensinointerdisciplinar
AT julietedepaivasilvakarla modelosdidaticosnaconstrucaodoconhecimentosobreevolucaodasespeciesintervencaodopibidcomopropostadeensinointerdisciplinar
_version_ 1766681964765511680