Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí

This study aims to analyze the splits of the institution of the hour-activity in the work of the high school teacher at Piauí state, in the context of the educational policies implemented in Brazil in the last two decades. For this, a literature review was carried out, with the help of a documentary...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: e Silva Sousa, Adriana, Henrique Moura, Dante
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19125
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19125
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-191252021-03-29T17:18:55Z Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí e Silva Sousa, Adriana Henrique Moura, Dante Jornada de trabalho. Ensino médio. Docência. Hora-atividade. This study aims to analyze the splits of the institution of the hour-activity in the work of the high school teacher at Piauí state, in the context of the educational policies implemented in Brazil in the last two decades. For this, a literature review was carried out, with the help of a documentary research, about the working hours of teachers of basic education in the country and the educational policies that regulate the hour-activity. Then, we analyze the data from semi-structured interviews conducted with: two managers of the Regional Education Management of the Piauí State Secretariat of Education, 20 high school teachers and one member of the Piauí Public Basic Education Workers Union. The results show that the progress in working hours is confronted with the still inadequate working conditions in schools, the interference in the pedagogical organization of the teacher's working time and the low salaries.   Este estudio objetiva analizar los desdobles de la institución de la hora-actividad en el trabajo del profesor de la enseñanza media en la red estatal de Piauí, en el contexto de las políticas educacionales desarrolladas en Brasil en las dos últimas décadas. Para ello, se ha realizado una revisión de literatura, con auxilio de una investigación documental, sobre la jornada de trabajo de los profesores de la educación básica en el país y las políticas educacionales que reglan la hora actividad. En seguida, se analizarán los datos de las entrevistas semiestructuradas hechas con: dos gerentes de las Gerencias Regionales de Educación de la Secretaría del Estado de la Educación de Piauí, 20 profesores de enseñanza mediana y un integrante del Sindicato de los Trabajadores en Educación Básica Pública de Piauí. Los resultados señalan que el avanzo en la realización de la hora actividad se contrastan con las condiciones de trabajo aún inadecuadas en las escuelas, con la mala gestión en la organización pedagógica de tempo de trabajo del profesor y con los bajos sueldos.   Este estudo tem como objetivo analisar os desdobramentos da instituição da hora-atividade no trabalho do professor do ensino médio da rede estadual do Piauí, dentro do contexto das políticas educacionais implementadas no Brasil nas duas últimas décadas. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, com auxílio de uma pesquisa documental, sobre a jornada de trabalho dos professores da educação básica no país e as políticas educacionais que regulamentam a hora-atividade. Em seguida, analisam-se os dados de entrevistas semiestruturadas realizadas com: dois gerentes das Gerências Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, 20 professores de ensino médio e um integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí. Os resultados mostram que o avanço no cumprimento da hora-atividade se confronta com as condições de trabalho ainda inadequadas nas escolas, com a ingerência na organização pedagógica do tempo de trabalho do professor e com os baixos salários.   Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19125 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2019v58n55 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19125/12486
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author e Silva Sousa, Adriana
Henrique Moura, Dante
spellingShingle e Silva Sousa, Adriana
Henrique Moura, Dante
Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
author_facet e Silva Sousa, Adriana
Henrique Moura, Dante
author_sort e Silva Sousa, Adriana
title Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
title_short Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
title_full Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
title_fullStr Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
title_full_unstemmed Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí
title_sort jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do piauí
description This study aims to analyze the splits of the institution of the hour-activity in the work of the high school teacher at Piauí state, in the context of the educational policies implemented in Brazil in the last two decades. For this, a literature review was carried out, with the help of a documentary research, about the working hours of teachers of basic education in the country and the educational policies that regulate the hour-activity. Then, we analyze the data from semi-structured interviews conducted with: two managers of the Regional Education Management of the Piauí State Secretariat of Education, 20 high school teachers and one member of the Piauí Public Basic Education Workers Union. The results show that the progress in working hours is confronted with the still inadequate working conditions in schools, the interference in the pedagogical organization of the teacher's working time and the low salaries.  
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19125
work_keys_str_mv AT esilvasousaadriana jornadadetrabalhoedocenciaumaanalisedahoraatividadenaredeestadualdopiaui
AT henriquemouradante jornadadetrabalhoedocenciaumaanalisedahoraatividadenaredeestadualdopiaui
_version_ 1766682771525206016