Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa

The aim of this study is to investigate the linguistics realizations which instantiate genres of the text response family in texts named as “criticism”, these texts are present in Portuguese language textbooks of primary and secondary education. In this regard, theoretical assumptions about genre of...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bader Khun, Mhdi Ibrahim, Fuzer, Cristiane
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16117
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-161172019-10-25T14:29:04Z Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa Bader Khun, Mhdi Ibrahim Fuzer, Cristiane The aim of this study is to investigate the linguistics realizations which instantiate genres of the text response family in texts named as “criticism”, these texts are present in Portuguese language textbooks of primary and secondary education. In this regard, theoretical assumptions about genre of the family of text response (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008), the transitivity system (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) and the attitude subsystem of the Appraisal system (MARTIN; WHITE, 2005) are mobilized, with these theories it is possible to identify the gender stages, as well as, its socio-communicative purpose. The results demonstrate that the analyzed texts instantiate, in the systemic function perspective, the genres review and thematic interpretation. Este estudo objetiva investigar realizações linguísticas que instanciam gêneros da família das reações a textos em textos nomeados como “crítica”, presentes em livros didáticos de língua portuguesa dos ensinos fundamental e médio. Para isso, são mobilizados pressupostos teóricos acerca dos gêneros da família das reações a textos (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008), do sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), do subsistema atitude do sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), que permitem identificar as etapas de gênero, bem como seu propósito sociocomunicativo específico. Os resultados evidenciaram que os textos analisados instanciam, na perspectiva sistêmico-funcional, os gêneros resenha e interpretação temática. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-07-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 3-17 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117/11871 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Fuzer, Cristiane
spellingShingle Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Fuzer, Cristiane
Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
author_facet Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Fuzer, Cristiane
author_sort Bader Khun, Mhdi Ibrahim
title Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_short Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_full Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_fullStr Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa
title_sort reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de língua portuguesa
description The aim of this study is to investigate the linguistics realizations which instantiate genres of the text response family in texts named as “criticism”, these texts are present in Portuguese language textbooks of primary and secondary education. In this regard, theoretical assumptions about genre of the family of text response (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008), the transitivity system (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) and the attitude subsystem of the Appraisal system (MARTIN; WHITE, 2005) are mobilized, with these theories it is possible to identify the gender stages, as well as, its socio-communicative purpose. The results demonstrate that the analyzed texts instantiate, in the systemic function perspective, the genres review and thematic interpretation.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117
work_keys_str_mv AT baderkhunmhdiibrahim reagindoatextosinstanciacoesdegenerotextualemlivrosdidaticosdelinguaportuguesa
AT fuzercristiane reagindoatextosinstanciacoesdegenerotextualemlivrosdidaticosdelinguaportuguesa
_version_ 1766683406686486528