ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesqui...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Izabel Souza do, Morais, Thaís Cordeiro Souza de, Ramalho, Yane de Andrade
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1297
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-12972012-01-31T18:43:38Z ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Nascimento, Izabel Souza do Morais, Thaís Cordeiro Souza de Ramalho, Yane de Andrade RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesquisa sobre os conceitos de conhecimentos prévios e zona de desenvolvimento proximal, respectivamente, elaborados por David Ausubel e Lev Vygotsky, foi realizada e logo acrescentamos pesquisas sobre sequências didáticas. Elaboramos, assim, uma série de planos de aula que focalizavam as quatro habilidades do ensino de línguas estrangeiras a uma metodologia linguístico-cognitiva, tais sequências didáticas foram vivenciadas numa escola da cidade do Natal. É um projeto de extensáo que privilegia a estrutura cognitiva do aprendiz e faz dessa estrutura o mote para o ensino. Várias pesquisas bibliográficas foram realizadas, sendo inserido o conceito de sequências didáticas. Deste, focalizamos as pesquisas no plano de aula, e em seguida, promovemos a simbiose dos conceitos de conhecimentos prévios e de zona de desenvolvimento proximal, buscando efetivar o plano de aula de uma maneira que estes dois conceitos fossem plenamente contemplados. Chegamos a um esquema que reverencia a aprendizagem comunicativa e o sociointeracionismo. Os testes com o plano de aula forjado foi submetido aos alunos de uma turma de espanhol instrumental, e logo foi efetivada uma entrevista com esses alunos. Com o resultado satisfatório, foi selecionada uma escola estadual de ensino médio, na Zona Norte da cidade do Natal e o plano foi aplicado experimentalmente.Palavras-chave: Cogniçáo. Metodologia. Línguas estrangeiras. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Nascimento, Izabel Souza do
Morais, Thaís Cordeiro Souza de
Ramalho, Yane de Andrade
spellingShingle Nascimento, Izabel Souza do
Morais, Thaís Cordeiro Souza de
Ramalho, Yane de Andrade
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
author_facet Nascimento, Izabel Souza do
Morais, Thaís Cordeiro Souza de
Ramalho, Yane de Andrade
author_sort Nascimento, Izabel Souza do
title ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_short ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira
description RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesquisa sobre os conceitos de conhecimentos prévios e zona de desenvolvimento proximal, respectivamente, elaborados por David Ausubel e Lev Vygotsky, foi realizada e logo acrescentamos pesquisas sobre sequências didáticas. Elaboramos, assim, uma série de planos de aula que focalizavam as quatro habilidades do ensino de línguas estrangeiras a uma metodologia linguístico-cognitiva, tais sequências didáticas foram vivenciadas numa escola da cidade do Natal. É um projeto de extensáo que privilegia a estrutura cognitiva do aprendiz e faz dessa estrutura o mote para o ensino. Várias pesquisas bibliográficas foram realizadas, sendo inserido o conceito de sequências didáticas. Deste, focalizamos as pesquisas no plano de aula, e em seguida, promovemos a simbiose dos conceitos de conhecimentos prévios e de zona de desenvolvimento proximal, buscando efetivar o plano de aula de uma maneira que estes dois conceitos fossem plenamente contemplados. Chegamos a um esquema que reverencia a aprendizagem comunicativa e o sociointeracionismo. Os testes com o plano de aula forjado foi submetido aos alunos de uma turma de espanhol instrumental, e logo foi efetivada uma entrevista com esses alunos. Com o resultado satisfatório, foi selecionada uma escola estadual de ensino médio, na Zona Norte da cidade do Natal e o plano foi aplicado experimentalmente.Palavras-chave: Cogniçáo. Metodologia. Línguas estrangeiras.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297
work_keys_str_mv AT nascimentoizabelsouzado aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira
AT moraisthaiscordeirosouzade aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira
AT ramalhoyanedeandrade aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira
_version_ 1766681905977098240