ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesqui...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1297 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12972012-01-31T18:43:38Z ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Nascimento, Izabel Souza do Morais, Thaís Cordeiro Souza de Ramalho, Yane de Andrade RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesquisa sobre os conceitos de conhecimentos prévios e zona de desenvolvimento proximal, respectivamente, elaborados por David Ausubel e Lev Vygotsky, foi realizada e logo acrescentamos pesquisas sobre sequências didáticas. Elaboramos, assim, uma série de planos de aula que focalizavam as quatro habilidades do ensino de línguas estrangeiras a uma metodologia linguístico-cognitiva, tais sequências didáticas foram vivenciadas numa escola da cidade do Natal. É um projeto de extensáo que privilegia a estrutura cognitiva do aprendiz e faz dessa estrutura o mote para o ensino. Várias pesquisas bibliográficas foram realizadas, sendo inserido o conceito de sequências didáticas. Deste, focalizamos as pesquisas no plano de aula, e em seguida, promovemos a simbiose dos conceitos de conhecimentos prévios e de zona de desenvolvimento proximal, buscando efetivar o plano de aula de uma maneira que estes dois conceitos fossem plenamente contemplados. Chegamos a um esquema que reverencia a aprendizagem comunicativa e o sociointeracionismo. Os testes com o plano de aula forjado foi submetido aos alunos de uma turma de espanhol instrumental, e logo foi efetivada uma entrevista com esses alunos. Com o resultado satisfatório, foi selecionada uma escola estadual de ensino médio, na Zona Norte da cidade do Natal e o plano foi aplicado experimentalmente.Palavras-chave: Cogniçáo. Metodologia. Línguas estrangeiras. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Nascimento, Izabel Souza do Morais, Thaís Cordeiro Souza de Ramalho, Yane de Andrade |
spellingShingle |
Nascimento, Izabel Souza do Morais, Thaís Cordeiro Souza de Ramalho, Yane de Andrade ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author_facet |
Nascimento, Izabel Souza do Morais, Thaís Cordeiro Souza de Ramalho, Yane de Andrade |
author_sort |
Nascimento, Izabel Souza do |
title |
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_short |
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira |
description |
RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesquisa sobre os conceitos de conhecimentos prévios e zona de desenvolvimento proximal, respectivamente, elaborados por David Ausubel e Lev Vygotsky, foi realizada e logo acrescentamos pesquisas sobre sequências didáticas. Elaboramos, assim, uma série de planos de aula que focalizavam as quatro habilidades do ensino de línguas estrangeiras a uma metodologia linguístico-cognitiva, tais sequências didáticas foram vivenciadas numa escola da cidade do Natal. É um projeto de extensáo que privilegia a estrutura cognitiva do aprendiz e faz dessa estrutura o mote para o ensino. Várias pesquisas bibliográficas foram realizadas, sendo inserido o conceito de sequências didáticas. Deste, focalizamos as pesquisas no plano de aula, e em seguida, promovemos a simbiose dos conceitos de conhecimentos prévios e de zona de desenvolvimento proximal, buscando efetivar o plano de aula de uma maneira que estes dois conceitos fossem plenamente contemplados. Chegamos a um esquema que reverencia a aprendizagem comunicativa e o sociointeracionismo. Os testes com o plano de aula forjado foi submetido aos alunos de uma turma de espanhol instrumental, e logo foi efetivada uma entrevista com esses alunos. Com o resultado satisfatório, foi selecionada uma escola estadual de ensino médio, na Zona Norte da cidade do Natal e o plano foi aplicado experimentalmente.Palavras-chave: Cogniçáo. Metodologia. Línguas estrangeiras. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentoizabelsouzado aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira AT moraisthaiscordeirosouzade aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira AT ramalhoyanedeandrade aspectoslinguisticocognitivoscomoeixoprocessualparaoensinodelinguaestrangeira |
_version_ |
1766681905977098240 |