Viver, aprender, mudar: o conhecimento de si como aprendizado mutante
Este estudo objetiva refletir a respeito da vinculação entre vida, aprendizageme mudança, enquanto processo complexo de produção de si mesmopelo sujeito humano na interação com o outro. Trata-se de uma investigação decaráter teórico cujo ponto de partida é a concepção de sistemas vivos, discutidapor...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/12941 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este estudo objetiva refletir a respeito da vinculação entre vida, aprendizageme mudança, enquanto processo complexo de produção de si mesmopelo sujeito humano na interação com o outro. Trata-se de uma investigação decaráter teórico cujo ponto de partida é a concepção de sistemas vivos, discutidapor autores como Capra (2005), Prigogine (2011), Morin (2005), Maturana e Varela (2001). Apresenta uma discussão sobre o ser humano situando-o na qualidade de sistema vivo, demonstrando como nossa história é marcada por um devir estrutural no qual estamos constantemente mudando. A incerteza nos remete ao absurdo, mas também nos relembra e religa ao nosso sentido de humanidade. Acolhendo a incerteza, talvez seja possível compreender os condicionamentos e as possibilidades que nos fazem, que sefazem em nós, e que fazem de nós seres que podem experimentar uma sensação de liberdade à medida que avançam em seu processo de autoconhecimento. |
---|