Viver, aprender, mudar: o conhecimento de si como aprendizado mutante

Este estudo objetiva refletir a respeito da vinculação entre vida, aprendizageme mudança, enquanto processo complexo de produção de si mesmopelo sujeito humano na interação com o outro. Trata-se de uma investigação decaráter teórico cujo ponto de partida é a concepção de sistemas vivos, discutidapor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Adeilton Dias, Toscano, Geovânia da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/12941
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo objetiva refletir a respeito da vinculação entre vida, aprendizageme mudança, enquanto processo complexo de produção de si mesmopelo sujeito humano na interação com o outro. Trata-se de uma investigação decaráter teórico cujo ponto de partida é a concepção de sistemas vivos, discutidapor autores como Capra (2005), Prigogine (2011), Morin (2005), Maturana e Varela (2001). Apresenta uma discussão sobre o ser humano situando-o na qualidade de sistema vivo, demonstrando como nossa história é marcada por um devir estrutural no qual estamos constantemente mudando. A incerteza nos remete ao absurdo, mas também nos relembra e religa ao nosso sentido de humanidade. Acolhendo a incerteza, talvez seja possível compreender os condicionamentos e as possibilidades que nos fazem, que sefazem em nós, e que fazem de nós seres que podem experimentar uma sensação de liberdade à medida que avançam em seu processo de autoconhecimento.