Autonímia e modalização autonímica no processo de produção em ato na escola
Aborda-se neste trabalho o estatuto teo?rico atribui?do a?s glosas, aqui entendidas como explicac?o?es ou comenta?rios, que surgem enquanto duplas de alunos esta?o combinando e escrevendo uma histo?ria inventada. Estas glosas sa?o por eles emitidas objetivando uma reformulac?a?o, uma retificac?a?o,...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-115622017-09-14T11:41:01Z Autonímia e modalização autonímica no processo de produção em ato na escola Felipeto, Cristina Reformulac?a?o oral autoni?mia modalizac?a?o autoni?mica. Aborda-se neste trabalho o estatuto teo?rico atribui?do a?s glosas, aqui entendidas como explicac?o?es ou comenta?rios, que surgem enquanto duplas de alunos esta?o combinando e escrevendo uma histo?ria inventada. Estas glosas sa?o por eles emitidas objetivando uma reformulac?a?o, uma retificac?a?o, um apagamento do que foi dito ou escrito anteriormente. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados, consistiu em filmar duplas da 1a e 2a se?ries do ensino fundamental desde o momento em que combinam uma histo?ria inventada, ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la, particularidade esta que permite ao pesquisador ter acesso tanto ao que a dupla conversa quanto ao que escreve. A partir dos trabalhos de Authier-Revuz, encontramos a possibilidade de interpretar a modalizac?a?o autoni?mica como um fato de li?ngua e na?o como um comportamento comunicacional. Neste sentido, no retorno do sujeito sobre seu dizer visando reformula?-lo, encontram-se a li?ngua – enquanto sistema, por um lado e enquanto equi?voco, por outro –, o discurso e o sujeito, atrelados a?s na?o-coincide?ncias que ai? perpassam. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11562 Revista do GELNE; v. 7 n. 1/2 (2005); 141-152 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11562/8149 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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Aborda-se neste trabalho o estatuto teo?rico atribui?do a?s glosas, aqui entendidas como explicac?o?es ou comenta?rios, que surgem enquanto duplas de alunos esta?o combinando e escrevendo uma histo?ria inventada. Estas glosas sa?o por eles emitidas objetivando uma reformulac?a?o, uma retificac?a?o, um apagamento do que foi dito ou escrito anteriormente. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados, consistiu em filmar duplas da 1a e 2a se?ries do ensino fundamental desde o momento em que combinam uma histo?ria inventada, ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la, particularidade esta que permite ao pesquisador ter acesso tanto ao que a dupla conversa quanto ao que escreve. A partir dos trabalhos de Authier-Revuz, encontramos a possibilidade de interpretar a modalizac?a?o autoni?mica como um fato de li?ngua e na?o como um comportamento comunicacional. Neste sentido, no retorno do sujeito sobre seu dizer visando reformula?-lo, encontram-se a li?ngua – enquanto sistema, por um lado e enquanto equi?voco, por outro –, o discurso e o sujeito, atrelados a?s na?o-coincide?ncias que ai? perpassam. |
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